26 de novembro de 2007

Agenda 21 Local envolveu comunidade na Junta de Freguesia


Marcada por uma fraca afluência da população, decorreu ontem na Junta de Freguesia, um fórum de participação pública aberto à comunidade, sobre a Agenda 21 Local. Convidando a reflectir o desenvolvimento sustentável a Agenda 21 Local segundo Filomena Martins, representante da Universidade de Aveiro, permite "envolver os agentes de governação e população, com a finalidade de desenvolver o lugar do ponto de vista social, económico e ambiental".
-----------
Apresentada a metodologia de trabalho da Agenda 21 Local, que passou pela recolha de dados e consulta de actores locais e população, foi procedido a um diagnóstico, onde se apresentaram problemas e potencialidades, que se verificavam no Concelho. Com base nestes, que foram apresentados à população, esta foi convidada a intervir, através de uma actividade, expressando quais se adequavam à realidade da freguesia.
-------------
Como principais problemas que afectavam a freguesia a população apontou: a Falta de Equipamentos Culturais e Desportivos e a Falta de Turismo e Espaços de Lazer que obtiveram maior consenso, ao que se seguiram a Indústria Desorganizada e Poluição Industrial, Abandono da Agricultura, Pouca Educação Ambiental, Mau Ordenamento de Território e Muito Tráfego e Mau Estado das Vias. A falta de água potável não foi segundo a população um problema que afectasse a freguesia. Como principais potencialidades foram apontadas pela população: Boa Localização e Bons Acessos e a Agricultura.
__________
Relativamente à Boa Localização e Bons Acessos a população considerou que no futuro era necessário, meios financeiros e mobilização; relativamente à agricultura considerou que um plano de emparcelamento e um plano de exploração/arrendamento com introdução de novas culturas eram a necessidade que se impunha no futuro. Por outro lado, relativamente à Falta de Equipamentos Culturais e Desportivos, considerou serem necessários para o futuro, meios financeiros, aquisição e dinamização do espaço cinema existente para práticas culturais; relativamente à Falta de Turismo e Espaços de Lazer, considerou a população necessários meios financeiros, classificação, conservação e dinamização do património, bem como a sua divulgação.
_______
De um modo geral, a população considerou que para realizar as necessidades que se impõem na freguesia é necessário envolver, o poder local, os cidadãos, as associações locais, bem como o Ministério da Agricultura e os produtores

Sem comentários:

Enviar um comentário