8 de novembro de 2007

07-11-2007 Faleceu o Padre Teixeira das Neves

[Faleceu o Padre Teixeira aqui
Faleceu o Padre Manuel Rodrigues Teixeira das Neves, vítima de doença prolongada.
Este sacerdote que foi durante algum tempo pároco de Fermentelos e de Vagos, dentre outras Paróquias, nasceu a 31-08-1926 e foi ordenado sacerdote a 28-09-1952 tendo estado muitos anos em Benguela, Angola.
O seu funeral realiza-se Quinta-Feira, às 16 horas, na Igreja da misericórdia, em Aveiro.]

in Padre Júlio Grangeia, http://www.padrejulio.net/
*
O DA (Diário de Aveiro) informava em destaque o falecimento do Padre Teixeira.
Paroquiou Bustos em período de grande mobilização social e de acesa confrontação partidária entre o PSD e o CDS, retirando poder reivindicativo à Freguesia de Bustos.
O nome do Padre Manuel Teixeira está inscrito na História da ABC, foi um dos componentes da Comissão que consolidou a compra do Palacete. Uma iniciativa do Dr. Jorge Micaelo (1) .

Enquanto presidente da Comissão Fabriqueira defendeu rijamente o património da Igreja local, impondo os limites do terreno da Igreja, aquando da marcação do alinhamento da «Avenida» São Lourenço, gerando grossa polémica entre o PSD (núcleo de Bustos) e o Jornal da Bairrada. [Mais tarde, durante a última intervenção urbanística, o poder local beneficiaria de uma fatia de terreno para estacionamento, com prejuízo de cortar a frente da Igreja].

A construção da Casa Paroquial no topo sul da Igreja está a bloquear, como um leviano acto de censura, o distinto mural criado e aplicado - gratuitamente - pelo artista X Costa, marca pontos negativos na passagem do P.e Teixeira pela paróquia de São Lourenço de Bustos. [mas esta falha não pode ser assacada apenas a um. Várias entidades «tiveram culpas no cartório». Recordo o grande e esquecido benemérito Artur Greno, reconhecer a falha e de ter comentado que 'aquilo' [casa paroquial] era para ser demolido.

O Padre Teixeira também está na galeria eclética de Bustos.
(1) [A História da ABC já foi objecto de várias intervenções de Belino Costa nos blogues de Bustos, para além de Arsénio Mota e Hilário Costa em livro e em outros meios de comunicação social].
sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário