1 de outubro de 2007

ENG.º MANUEL FERREIRA DOS SANTOS PATO - "UM EMPENHADO BAIRRISTA"

Eng. Manuel Ferreira dos Santos Pato (Néu Pato)
23/10/1924 – 1/10/2006

"É por mais evidente que o Eng. Pato foi, desde jovem, e continuou sendo, um empenhado bairrista. Lutou em vários campos de desenvolvimento e engrandecimento da sua Freguesia".
in Eng.º Neftali Sucena, Resenha do processo que tornou possível a construção de certo vulto, a Igreja de Bustos, quando à partida só se contava com a vontade férrea do Padre António Henriques Vidal, intervenção no V Fórum de Bustos, 2007.

*

Ao cair o 1º de Outubro 2007, NB assinala dois episódios do Engº Néu Pato e da estrénua ligação a Bustos.

ENGº PATO … UM EMPENHADO BAIRRISTA (ENG.º NEFTALI SUCENA) Hoje, quem circula pela estrada municipal nº 596 e alcança a fronteira do termo de Bustos no Sobreiro, não nota diferença na contiguidade na ligação entre a freguesia de Bustos e do Troviscal. Mas, nos finais da década de 50, a travessia na ribeira era demasiado estreita. Para forçar e antecipar o alargamento da garganta, a então e esquecida Comissão de Melhoramentos’60 intervém junto da sua autarquia, oferecendo os seus préstimos, o que vai «obrigar» a Junta de Freguesia a convocar uma sessão extraordinária.
Eis um excerto da acta:

“Foi esta convocação feita para deliberar o pedido do Sr. Dr. Jorge Nelson Simões Micaêlo, Engenheiro Manuel Pato e outros, para dar cumprimento ao alargamento numa via pública próximo ao limite entre Troviscal e Bustos, junto ao aqueduto da Feiteira. Visto estes senhores se comprometerem ao pagamento do terreno a expropriar, esta Junta deliberou fazer o alargamento que se efectua quando estiver pago todo o terreno a expropriar”
(da acta da sessão extraordinária da Junta de Freguesia de Bustos, em 18.12.1960)

O teor deste excerto foi apresentado ao Eng.º Néu Pato merecendo o comentário que na verdade o alargamento da estrada foi antecipado e que a Câmara Municipal comprou a faixa de terreno necessária ao alargamento da estrada. A acção da Comissão foi pressionar o poder.


A FORMATURA DO ENG.º NÉU PATO NO JORNAL DA BAIRRADA

Contou o Eng.º Néu Pato que não pretendia que a sua formatura fosse alvo de festejos, mas uma comissão organizadora pregou-lhe a partida e houve festa rija, com arcos e estrada atapetada de ervas aromáticas,.
O correspondente de Bustos, [seria o então P.e Gonçalves?] escreveria para o Jornal da Bairrada:
"DE BUSTOS

NOVO ENGENHEIRO

Concluiu no passado mês de Julho na Universidade do Porto o curso de engenharia
O nosso conterrâneo Sr. Manuel dos Santos Pato. Por esse facto o povo da freguesia caprichou em o receber festivamente, com as ruas engalanadas, ao som da banda de música da Mamarrosa e de foguetes a estralejar no ar.
A recepção teve lugar no dia 2[1] deste mês, cerca das 20H00.
O Homenageado. que foi aguardado no largo da Palhaça por todos os proprietàrios de automóveis da freguesia, organizando-se um longo cortejo, desceu ao longo da Sobreira onde foi vitoriado pelo povo que em grande número o aguardava.
Daí pàrtiu um cortejo, a pé, sempre acompanhado pelo povo e pela música da Mamarrosa até à Barreira, a casa de seus pais, onde se improvisava uma sessão de boas .vindas durante a qual usaram da palavra para enaltecer as qualidades do novo engenheiro e o saudar os Srs. Jorge Micaelo, António Vicente e Vitorino Reis Pedreiras, agradecendo o homenageado, no final, ao povo, a recepção prestada.
Teve lugar depois um copo de água oferecido pelos pais do Sr. Dr. Manuel dos Santos Pato e sua" Ex.ma Esposa a convidados e à comissão organizadora, que serviu de pretexto para novas manifestações de regosijo, enquanto noutras dependências da casa o povo era igualmente servido. [Ao povo foi-lhe oferecido a adega, …[2]]
A festa terminou com um baile realizado no Bustos Sonoro Cine, com entrada franca, durante o qual o Sr. Eng.º Pato poude mais uma vez apreciar quanto o povo de Bustos se associou e regozijou com a sua festa de formatura."
In Jornal da Bairrada, (Dos nossos Correspondestes - De Bustos), 30.08.1952, NB manteve o grafo)
extraído d0 projecto http://www.cm-aveiro.pt/bibria


Recolher episódios da vivência multifacetada do Eng.º Néu Pato e dos seus contemporâneos é fixar momentos áureos das terras de Bustos.

sérgio micaelo ferreira
...

[1] Mês de Agosto, 1952. O evento teve lugar ao domingo, logo seria o dia 3. [nota de srg, conforme referido noutro local]
[2] in Vitorino Reis Pedreiras, Memórias de Outros Tempos, 1995.

Sem comentários:

Enviar um comentário