7 de setembro de 2007

SIG Municipal dá-se a conhecer

O Sistema de Informação Geográfica do município de Oliveira do Bairro encontra-se inserido no projecto SIGRIA (Sistema de Informação Geográfica do Distrito de Aveiro).
O objectivo dos 11 municípios que fazem parte deste bem útil projecto foi o de pôr à disposição dos cidadãos e das instituições um instrumento moderno de apoio ao conhecimento, planeamento e gestão do nosso espaço físico. Disse "foi", porque desde 2006 que o sistema se encontra aplicado no terreno.

Como é que o projecto se esparramou? Numa explicação simples, disponibilizando através da internet as plantas de ordenamento do nosso espaço territorial, bem como a cartografia registada, as redes de transportes, os equipamentos colectivos, a segurança e protecção civil e a gestão urbanística.
Lembro aqui que há tempos o nosso Alcides Freitas, consultor do governo do Estado da Califórnia para as questões urbanísticas e ambientais, ficou impressionado com tamanha informação disponibilizada. E, ainda por cima, de tão boa qualidade.
Entretanto, já vos falei do SIG de Oliveira do Bairro em texto de 23/7/2005,
aqui.
Actualmente, a CM tem 5 funcionários adstritos ao SIG. Nem todos pertencem ao quadro, como vem sendo hábito na Administração Pública, o que prova à evidência que a chulice do Estado e dos seus organismos tentaculares está para durar. Como está para durar a estratégia de sacrificar os quadros técnicos em favor dos administrativos. Portuguesices de pouca monta...
No que agora importa, os serviços dirigidos pelo muito prestável e empenhado eng.º geógrafo João Pinto vão abrir-se à comunidade. A equipa do SIG é competente e está aberta a sugestões, críticas e dúvidas, que podemos enviar para
sig@cm-olb.pt. A malta do SIG resolveu ir mais longe:
- O próximo dia 25 vai ser o "Dia do SIG". Entre as 9H30 e as 16H30 haverá colóquios com os agentes mais directamente ligados ao ordenamento do concelho: empreiteiros, gabinetes técnicos e topógrafos (de manhã) e protecção civil, bombeiros e polícias (à tarde).
O cidadão comum, esse, pode passar pelos Paços do Concelho entre as 10 e as 12H30. Nem que seja para bisbilhotar.
A cena vai acontecer na sala de exposições, à entrada dos ditos Paços.
É de ir, meus senhores, é de ir, que isto de não sabermos que terrenos estão ou não inseridos nos perímetros urbanos é coisa que deixou de ser segredo dos deuses.
Está tudo site do nosso SIG, ali mesmo.
Só que não é fácil aceder aos dados que procuramos e eu até já prometi uma guia para o efeito. Ainda por cima, o servidor camarário ainda não dispõe da largura de banda desejada (a ideia parece ser quadriplicar a actual), já pedida à toda poderosa PT, o que torna o tempo de acesso lento e os downloads dos mapas demorados, sobretudo durante as horas do chamado expediente.
Mas o sacrifício vale a pena.
E, vá lá, não desesperem...

*

OSCARDEBUSTOS

Sem comentários:

Enviar um comentário