26 de setembro de 2007

MILTON COSTA ELEITO PRESIDENTE DA FEMS


O Doutor Milton Costa é o novo Presidente da Federação Europeia das Sociedades de Microbiologia (FEMS). O bustuense é o terceiro português a ocupar o cargo de Presidente de uma sociedade científica internacional em áreas das Ciências da Vida; a Prof. Claudina Rodrigues-Pousada do ITQB (Oeiras) foi Presidente da Federation of European Biochemical Societies (FEBS) e o Prof. Manuel Sobrinho Simões do IPATIMUP (Porto) foi Presidente da European Society of Pathology (ESP).

Milton Costa tomou posse do Cargo de Presidente da Federation of European Microbiological Societies (www.fems-microbiology.org) no passado dia 8 de Setembro, durante a Assembleia-Geral que teve lugar na cidade de Dubrovnik, Croácia, função que exercerá por um período de três anos, tal como estipulam os Estatutos da Federação. O reputado cientista já exercia o lugar de Vice-Presidente para o qual fora eleito em 2004.

A FEMS congrega cerca de 30.000 sócios distribuídos por 46 sociedades nacionais ou internacionais de 36 países europeus, incluindo as sociedades nacionais da Turquia e Israel. A FEMS foi formalmente constituída em 1974, tendo por missão fomentar a investigação e o ensino da Microbiologia no espaço Europeu, coordenar actividades internacionais das sociedades membro e representar as sociedades europeias noutras organizações internacionais.

A Federação possui uma sede na cidade holandesa de Delft com oito funcionários e publica cinco revistas científicas em áreas da microbiologia, concede cerca de 450.000 euros anuais em subsídios para a organização de congressos internacionais realizados em países membros da FEMS, bolsas para jovens investigadores que pretendam fazer investigação em laboratórios de cientistas de países diferentes do seu, assim como bolsas de investigação avançadas para jovens doutorados durante períodos que excedem seis meses. Atribui ainda o Prémio Jensen/Norris de investigação para jovens cientistas, o Prémio e Medalha Lwoff (1º Presidente da FEMS e Prémio Nobel) para investigadores de reconhecido mérito científico (de três em três anos), subsídios para deslocação de jovens investigadores a congressos internacionais de microbiologia e organiza o Congresso Europeu de Microbiologia que se realiza cada três anos (mas que se passará a realizar cada dois anos).

10 comentários:

  1. Anónimo23:51

    Milton Costa, Professor Doutor, está de parabéns. O cientista já há vários anos anda por aquelas andanças das sociedades de microbiologia, só que agora tem de cortar no tempo que dedicada aos amigos e "colegas".
    Contudo, aguardamos a vinda a Bustos de cientistas laureados, para curtir uma amenas cavaqueiras longe dos laboratórios.
    sérgio micaelo ferreira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:31

    Abra os olhos! Ele tem vergonha de os cá trazer...

    ResponderEliminar
  3. Se há algo que me agrada no Professor Doutor Milton Costa é que para além de ter um currículo de ouro e uma vida muito atarefada decorrente das suas actividades, é que vai passando por Bustos com alguma regularidade demonstrando que é realmente um filho da terra que volta sempre às suas raízes.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:38

    Ó anónimo, vergonha tens tu, até de escrever o próprio nome

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:33

    Quando era catraio, era bom de ver ele a nadar lá.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:24

    Parabéns Milton!
    Estamos orgulhosas!
    Mais uma “conquista”, aliás área em que és “especialista”.

    Uma amiga de Coimbra

    ResponderEliminar
  7. Anónimo13:41

    Milton é don Juan?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo20:16

    Por favor, nem mexam mais neste tema...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo00:31

    Uiii... Um verdadeiro macho latino!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo12:39

    machão ele e o ulisses crespo

    ResponderEliminar