23 de setembro de 2007

BICICLETA, DE FORA

"Uma bicicleta na cidade é subversiva, é infantil, é indecente. Não cabe nos passeios, salta nos buracos, dança na largueza ululante das ruas, é proibida nos parques e nas auto-estradas: só metida no quintal do avô, fora de portas, ou no quarto, a coitada foge à ira, um empecilho crónico, uma doença".
http://www.prof2000.pt/users/secjeste/ciclismo/Pg000410.htm
........................................................................................... Arsénio Mota
*

A ‘Semana Europeia da Mobilidade’ fechou portas. O balanço ficará para o próximo dia europeu sem carros.

Sobressaem algumas medidas em Oliveira do Bairro’2007 tendentes a melhorar a circulação viária e a baixar a produção de Dióxido de Carbónico [o lançamento da rede municipal de transportes colectivos – TOB; a criação de pista bi-ciclável a marginar o rios Cértima e Levira].

A campanha ‘melhores ruas para todos’, com pista destinada a ciclistas e peões, deverá ter o seu expoente na futura Alameda que passa pelo terreno da antiga cadeia.

Bustos, com as ruas ‘18 de Fevereiro’, ‘do Sobreiro’ e ‘Jacinto dos Louros’ requalificadas, continua a enfermar da pecha de suportar um apreciável fluxo de trânsito a circular pelo seu centro, e não se vislumbra que tão cedo ele seja retirado de lá.

Ultimamente tem havido algumas referências apelativas à circulação da bicicleta. O contingente de alunos que frequentam o colégio e a população em geral poderão engrossar o pelotão dos utilizadores deste veículo. Mas para que tal suceda é necessário criar condições de segurança para criar confiança no ciclista... e, não pretendendo ultrapassar a competência dos técnicos, alvitro três medidas (entte outras) a tomar:



1) retirar do centro o trânsito pesado que passa por Bustos;
2) circular o trânsito motorizado na Rua Jacinto dos Louros, apenas num sentido;
3) criar uma pista para circulação de bicicleta nesta Rua.


(nota: Está anunciado pelo senhor presidente da Junta de Freguesia que iria soliciatar a 'requalificação' da Avenida (?) São Lourenço. Vinha mesmo a calhar ser implantada uma pista (segura) para a circulação da bicicleta.



Entendo que a campanha de utilização da bicicleta pressupõe a participação dos vários patamares do poder. [se não for uma campanha articulada entre o poder central e os poderes locais, a «bicicletização» redundará numa arma de arremesso à semelhança do acontecido com a não-resolução do problema do cemitério de Bustos].
.
Future-se o que se quiser, em Bustos poderá haver mais circulação de bicicletas e menos de carros.

sérgio micaelo ferreira

1 comentário:

  1. Estou de acordo com o Sérgio, deveria ser implantada uma pista para circulação de bicicletas.
    Há quem pense que a bicicleta é aquela coisa estranha do passado. Porém em países um pouco mais desenvolvidos que Portugal com um clima mais agressivo a bicicleta é mais procurada, refiro-me ao caso da Holanda e Bélgica.
    Vários são os benefícios que a utilização da bicicleta nos trás, passemos a analisá-los:

    -Diminuição dos gases poluentes para a atmosfera.

    -Diminuição do desgaste das viaturas.

    -Redução de gastos com o combustível, que não para de aumentar.

    -Diminuição de trânsito no Centro de Bustos.

    -Diminuição da dificuldade de estacionar num centro que não tem muito aparcamento disponível.

    -Benefícios para a saúde, andar de bicicleta é saudavel.

    -A bicicleta é acessível, sabia que por 45 euros pode adquirir uma bicicleta?

    Eu tenho bastante orgulho de admitir que em Bustos me faço deslocar frequentemente de bicileta,afinal de contas eu e todos nós só temos a ganhar com isso os benefícios são evidentes.

    ResponderEliminar