12 de agosto de 2007

S. Lourenço e S. Gregório: a mesma luta...

…só os caminhos são diferentes.

Tal como acontece desde 2005 (ver aqui) o nosso S. Lourenço continua a peregrinar por terras de S. Gregório.

E não é que o povo da Barreira continua “motaguerrilheiro”!
Este ano, acompanhei um pouco este pequeno S. Lourenço, a quem narrei a explicação do símbolo da grelha. Curioso: nem ele nem ninguém
parecia conhecer os contornos do suplício do nosso todo querido S. Lourenço.

Quanto ao estigmatizado S. Gregório: quantas vezes as batalhas da fé não foram vencidas por guerrilheiros ou franco-atiradores, esses verdadeiros outsiders dos exércitos oficiais.
Ele haverá melhor exemplo do que S. João Baptista?
Uma novidade: as mulheres do Apostolado do Oratório “Arautos do Evangelho” estrearam o seu estandarte.

E depois de passar ao redor do calmo S. Gregório, ali no cruzeiro da Barreira, foi o regresso ao sítio das duas Igrejas…

...e, por isso mesmo, já de costas voltado para o torreão que foi do Sr. Visconde.

Confirmou-se ontem que o povo do lugar de Bustos não teme tempos de crise e muito menos receia as temerárias incursões do 1º ministro no domínio dos direitos adquiridos pela função pública desde o tempo da outra senhora.
Bustos respondeu como se impunha: em massa, o povo saiu à rua a venerar o seu (e meu, que sou todinho daqui!) Santo de devoção.
Queremos o S. Lourenço todos os dias!
*
oscardebustos

3 comentários:

  1. Anónimo13:14

    Ora aí está um texto meio...tonto!
    O que é que o PM e a função pública teem a ver com o tema é coisa que não enxergo. Que o povo saiu à rua em massa é coisa que não consigo descortinar, nem ao vivo, nem observando o vídeo no Bustos à Lupa...

    ResponderEliminar
  2. Lá tenho de voltar a falar no exagero do repórter X e no excesso de linguagem que sempre acompanha os fazedores de notícias...
    Mas é uma opinião que eu respeito.
    Ou seja respeito (que remédio!) aqueles que se limitam a consumir notícias do género: "morreu o nosso assinante Sr. Fulano de Tal, coitadinho, de doença incurável"; "casou o filho de S.Ex.ª"; "formou-se em engenharia militar na Universidade de Riba Foles e com alta classificação o Sr. Dr. da Mula Russa"; " suicidou-se depois de dar 3 valentes facadas no inocente peito de sua mulher o cão raivoso do Jaquim dos Pirolitos".
    *
    Respeito, mas não vou por aí.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:04

    Vade retrum, seu tonto ex-comungado.
    Seu repórter X esqueceu-se de lembrar os famosos bailes no salão do Aconchego, anúncio muito mais avançado do que submundo ou O Cabeço da Pêgas. O quase santo (de provas dadas) Gregório está bem ali no padrão de descobrimentos da Barreira do benemérito presidente da junta. Pelas imagens houve, pelo menos, três milagres. O Professor Doutor Gregório, como homem do Povo, recusa-se a ir às cavalitas dos escravos. O São Lourenço de Bustos, que foi santo depois de ter passado pelo sacrifício da grelha, aparece ali todo donairo à moda da roma imperial e sem ponta de chamusco. O terceiro é o repórter X só escrever tonterias dignas de ser queimadas na próxima fogueira purificadora da santa inquisição.
    O repórter X deveria ter umas férias nas trirremes e oferecer os costados às vergastadas até jorrar o sangue vermelho, não - encarnado - que lhe vai na alma de ranger da maldita, mas sagrada guerra de áfrica.
    A sua benço-

    ResponderEliminar