27 de agosto de 2007

Municípios Sem Fronteiras - partes II e III

- Parte II:
Retiro tudo quanto disse aqui a propósito da finalíssima deste ano dos Jogos dos Municípios sem Fronteiras e peço desculpa à Câmara Municipal. Repondo a verdade, sou a dizer-vos que Bustos não tem sido esquecida coisa nenhuma: Desde o ano passado que deixámos de ser o Kosovo ou - como dizia o mesmo outro - o sudoeste asiático do concelho.
Em verdade vos digo que Bustos continua a ser a maior, mais cobiçada e aplaudida freguesia do concelho: esta noite, a Equipa A de Bustos voltou a vencer os Jogos sem Fronteiras de Oliveira do Bairro!
E, tal como deixava adivinhar no meu texto do passado dia 1, para o ano que vem Bustos continuará a representar o nosso município nos Jogos sem Fronteiras regionais.
De tão frustradas com tanto brilho bustuense, as outras freguesias...

...até treparam paredes.

Só visto - como foi - por mais de 2.000 gentios!
Parabéns ao Luís (capitão), Adélio, Catia, Couceiro, Dani, Dinis filho (que o pai é mais virado para as rolinhas e perdizes), Karina, Lena, Milu, Raquel e Xana!
Eles foram os maiores, à frente da equipa B da nossa freguesia-mãe, a querida Mamoa Rasa, que ficou em 2º lugar. Em 3º quedaram-se, ex-aequo, Mamarrosa A e Troviscal A.
Como diz o ditado: os últimos são sempre os primeiros.
Não falta quem lhe chame a revolta dos escravos...
*
- Parte II:
Justificando a importância dos jogos, o Sr. Vereador António Mota anunciou em 1ª mão a XXII FIACOBA, este ano sob o signo da Inovação.
Como é sabido, depois do interregno do ano passado, este ano a feira terá lugar entre os dias 20 e 28. O programa segue abaixo, em primeiríssima mão.
É só escolher:
Espera-se uma inauguração em grande do novo espaço, ali na Zona Industrial de Vila Verde.
Como se espera muita polémica, que eu sou dos que acham que aquilo tem ares de elefante branco.
Mas antes de se atirarem que nem cães esfaimados sobre o actual executivo e de começarem a atirar papaias, conviria fazer trabalho de casa e conhecer os primórdios da história do "galáctico" Pavilhão de Feiras e Exposições, cujos trabalhos prosseguem a ritmo galopante.
E eu que o diga, que passo lá todos os dias.

OSCARDEBUSTOS

23 comentários:

  1. Anónimo16:47

    Com maestria quanta baste, c� estamos de novo a baralhar, repartir e dar e por fim, como � �bvio, a querer ganhar o jogo.
    Os blogueres j� est�o "avisados" para n�o se atirarem ao actual executivo que nem c�es esfaimados sem antes conhecer os prim�rdios da hist�ria do "gal�ctico" Pavilh�o de Feiras e Exposi�es: OK! Mas o que � que a hist�ria do local tem a ver com os eventos que a� se v�o realizar? Por muito tumultuosa que tenha sido (e foi, com provid�ncias cautelares apresentadas e retiradas num �pice, sabe-se l� porqu�!!!)a constru�o do pavilh�o, o que � que isso tem a ver com o novo "servi�o social" (justifica�o "oficial" para tudo quanto a c�mara organize e d� avultados preju�zos, como os TOB) que o actual executivo se preprara para introduzir na sua utiliza�o? J� reparararam no elenco de luxo que consta do programa? J� fizeram contas aos custos prov�veis? Algu�m j� esclareceu a popula�a por que raz�o � que as empresas est�o a ser convidadas a participar praticamente a custo zero? Algu�m j� explicou por que � que a ACIB deu uma m�ozinha para que a FIACOBA passasse a ser bienal, e logo na 1� organiza�o da "era moderna" n�o surge como parceira da c�mara nessa organiza�o? Se fazer festas a pre�os destes � exercer um cargo aut�rquico com rigor, ent�o estamos conversados.
    E depois n�o se diga que quem cria as pol�micas s�o os do contra; as pol�micas s� existem porque h� quem procure disfar�ar os elefantes com as formiguinhas do executivo...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:53

    Com maestria quanta baste, a� estamos de novo a baralhar, repartir e dar e por fim, como � �bvio, a querer ganhar o jogo.
    Os blogueres j� est�o "avisados" para n�o se atirarem ao actual executivo que nem c�es esfaimados sem antes conhecer os prim�rdios da hist�ria do "gal�ctico" Pavilh�o de Feiras e Exposi�es: OK! Mas o que � que a hist�ria do local tem a ver com os eventos que a� se v�o realizar? Por muito tumultuosa que tenha sido (e foi, com provid�ncias cautelares apresentadas e retiradas num �pice, sabe-se l� porqu�!!!)a constru�o do pavilh�o, o que � que isso tem a ver com o novo "servi�o social" (justifica�o "oficial" para tudo quanto a c�mara organize e d� avultados preju�zos, como os TOB) que o actual executivo se preprara para introduzir na sua utiliza�o? J� reparararam no elenco de luxo que consta do programa? J� fizeram contas aos custos provis�veis? Algu�m j� esclareceu a popula�a por que raz�o � que as empresas est�o a ser convidadas a participar praticamente a custo zero? Algu�m j� explicou por que � que a ACIB deu uma m�ozinha para que a FIACOBA passasse a ser bienal, e logo na 1�a organiza�o da "era moderna" n�o surge como parceira da c�mara nessa organiza�o? Se fazer festas a pre�os destes � exercer um cargo aut�rquico com rigor, ent�o estamos conversados.
    E depois n�o se diga que quem cria as pol�micas s�o os do contra; as pol�micas s� existem porque h� quem procure disfar�ar os elefantes com as formiguinhas do executivo...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:11

    Ora a� est� um exemplo de isen�o � maneira... Depois de um leve remoque na c�mara por causa da f�rmula encontrada para o apuramento para a final�ssima deste ano dos Jogos dos Munic�pios sem Fronteiras, eis que agora s�o pedem desculpas... porque Bustos ganhou. E se n�o tivesse ganho, a cr�tica mantinha-se?
    Assim n�o d�... � muita areia para a camioneta de quem quer ver as coisas como devem ser vistas: pela isen�o e pela equidist�ncia...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo03:00

    Hermann Hesse aka Lobo da Estepe


    Bibó…

    …bem, é melhor não irritar os mais sensíveis…

    … até porque há evidências que, por muito que se queira, não se podem disfarçar. Mais vale assumir e "prontos" já ninguém levaria a mal e eu até nem quero mais polémicas, ainda mais quando já todos perceberam (as magnificas contas do TOB demonstram) que a menina vai nua.

    A mudança até foi à sério mas é público que não é para levar à sério e a manta está a ficar cada vez mais curta e os pés já estão de fora. Ainda assim, quero aceitar algumas crónicas como verdadeiras pérolas literárias e promissoras candidatas a património mundial senão ainda corro o risco de ser desancado de nazi para baixo.

    Só arrisco contestar o realce ao carácter galáctico da construção e o desvio da atenção dos gastos no programa da FIACOBA. Não será fazer demagogia? Será que interessa aos cronistas que esse dinheiro possa fazer falta noutro lado? Alguma vez os cronistas escreveram sobre se as escolas e as criancinhas não têm giz ou sequer papel higiénico e que as fotocópias são contadas pelos dedos? O melhor seria colocar questões bem mais complexas mas a vereadora-presidente-da-comissão-de-festas-do-executivo-da-câmara nunca iria perceber e já só se pede que não estrague muito. Que faça festas, até porque a cultura também é muita música e umas festas da cerveja com este calor vem a calhar.

    Continue assim a Laura Pires e o seu séquito real que a malta até agradece. Para o ano tragam o Elton John em vez do José Cid e em vez do Abrunhosa tragam o Stevie Wonder que tem óculos iguais e canta melhor. Para encerrar a feira tragam o Zé Maria do Big Brother que o povo já tem saudades do miúdo.

    PS: Disseram-me que, na equipa de Bustos, nos jogos do município, nem todos eram de Bustos. É verdade? Espero sinceramente que não seja assim.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:29

    Caro H. Hesse, apenas um reparo; a sua sugestão de programação "para o ano" poderá ser válida para "daqui a dois anos" já que, como se sabe, o executivo anunciou que a FIACOBA passou a evento bienal; e se se fizerem bem as contas, veja lá no que dá: OUTUBRO de 2009... eleições autárquicas em OUTUBRO de 2009 ou seja, a FIACOBA seráo palco por excelência para que fazer campanha eleitoral paga com o dinheiro do município... 28 de Outubro de 2007 (data de encerramento da FIACOBA / 2007) é exactamente a data da passagem do 2ºaniversário da tomada de posse do executivo ou seja, quando este fôr feito à plebe o discurso de encerramento do evento, o mesmo não passará de u balanço da actividade do executivo do tipo "há dois anos nada disto existia...; há dois anos prometemos e estamos agora a cumprir...". Bom... depois que não se diga que "esta gente" anda a encher pneus... Anda a encher, isso sim, os olhos de poeira aos mais incautos... Porque aqueles que, como o H. Hesse e outros (os tais que são do contra...), têm os olhos bem abertos, eses é mais difícil de enganar...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:32

    A FIACOBA num sitio daqueles? Autolimitando-se em termos de espaço, limitando a propria zona industrial...
    Vão todos dar banho ao cão em vez de andarem a dormir, quando permitem que se façam estas barbaridades no concelho. Isto ninguém vê?
    Um mamarracho cinzento que concerteza será pouco aproveitado...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:16

    Adivinhem l� quem � o empres�rio de espect�culos que intermediou a contrata�o dos artistas convidados: n�o sabem? Puxem l� um bocadinho pela cabe�a... O que era bonito era que os vereadores da oposi�o pedissem para ver o contrato... Mas n�o acredito que pratiquem essa afronta!!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:29

    Ninguém repondeu à pergunta se na equipa de Bustos eram todos de Bustos ou se fizeram contratações de fora?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14:08

    Não batam mais na coitada da rapariga que os seus promotores já não sabem como a defender. Pelos vistos já se emudeceram e tudo.
    já percebi seus marotos o porquê de ignorarem o Vereador Mota.
    Tenho cá para mim que isso é táctica de aproximação e forma de aniquilação total da rapariga.
    Ouvi dizer que nas próximas eleições o Mário João e o António Mota já têm a lista feita e ela ão está incluida mas sim uma outra senhora da freguesia de Oliveira do Bairro.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:34

    No Diário da República nº144 de 27 de Julho de 2007, foi publicado o Anúncio nº 2611033550 com o seguinte objecto: «Agenciamento de artistas musicais, nomeadamente, Paulo Gonzo, Rui Veloso e Xutos e Pontapés, para espectáculo a realizar na festa anual, designada por «Festa do Leitão», e todo o equipamento de apoio à sua realização: som, luzes, palco, camarins, grades antipânico, alimentação e estada, e outros».
    Palavras para quê? Qualquer semelhança com o agenciamento dos artistas contratados para a FIACOBA, é pura coincidência. E então se tivermos em conta que os autarcas de Oliveira do Bairro quiseram dar a entender que a sua tomada de posse era sinónimo de rigôr e transparência…

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:42

    Então se há um empresário do show-business dentro da autarquia (contratado como prestador de serviços a recibo-verde, embora desempenhando funções de necarregado) por que é que havia de haver concurso para o efeito? É que o homem não pára: enquanto anda de um lado para o outro na viatura da autarquia (a fingir que fiscaliza os trabalhadores da câmara!), vai fechando contratos por todas as aldeias por onde vai passando!!! Mas a isto ninguém põe cobro...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:45

    Sem pretender retirar o mérito à equipa que este ano venceu as Freguesias Sem Fronteiras de Oliveira do Bairro (e que, alegadamente, representava a freguasia de Bustos), não pode ignorar-se a vantagem com que esta mesma equipa partiu para o concurso com as demais freguesias do concelho, uma vez que, uma semana antes tinha estado presente na final intermunicipal realizada em Vila Nova de Paiva, onde ganhou experiência para os jogos realizados em Oliveira do Bairro. Assim sendo, cumpre felicitar a primeira das freguesias que actuou em pé de igualdade com as restantes a por isso, Parabéns Mamarrosa!!!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo19:00

    Essas coisas só têm um nome - Batota. A confirmar-se as contratações de fora da freguesia só poderemos lamentar essa falta de civismo.

    Estranho o silêncio do autor da notícia que sendo Bustuense bem poderia esclarecer estas dúvidas.

    ResponderEliminar
  14. O autor da notícia não é o dono dela. Publicada que foi, pertence a todos.
    A função dos comentadores é fazer parte dela, desde logo porque decidiram deixar o sofá e intervir.
    Óptimo! Excelente!
    Assim sendo:
    Porque é que vocemeceses não noticiam a notícia?
    O espaço do NB também é vosso, mesmo que seja para uns quantos aproveitarem para deixar escapar uns gazes.
    *
    Não tenho tempo para tudo, que 24H do dia é pouco para tanta vida a desafiar-me. Só blogues a consultar são 68 num directório próprio dos "favoritos"(perdão: são só 67, bem feitas as contas...).
    *
    Ou isto é só mandar bocas?
    E provocar, com objectivos mais do que óbvios, o autor da notícia?
    Quando vocês nasceram já eu cá andava há muito...
    Valha a verdade: também continuam verdes de mais para o meu gosto.
    E gostos é coisa que não se discute.
    Porque é feio, pouco ético e revelador de tiques próprios dos ditadores.
    Até pode parecer que sim, mas o mundo não pertence aos caceteiros.
    E já que falei em gazes: o nosso mundo também não é um campo de concentração neo-nazi.
    Por muito que isso agradasse a muito boa gente que se faz passar por "democrata".
    *
    E agora, meus lindos:
    ADEUS
    Eu vou com as aves.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo10:19

    Boa Oscardebustos!
    Parece que percebeste que sao uns tantos que fazem isto mesmo para meter achas na fogueira de gripes mal curadas com tiques de democratas de tenrra idade.
    Enfim malta que tem como diapasão a malidecencia, nao encontrando nada de bom naquilo que lhes aparece feito!
    Enfim e nao consultes tantos blogues que te vicias... Também precisas de trabalhar e descansar!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo12:31

    O anónimo das 10:19 bem vai avisando que o vício tolda o espírito.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo14:25

    ... tenrra... malidecencia... pois...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo15:03

    Está visto que em vez do debate de ideias, quando se refere a vereadora, joga-se ao toca e foge. Há respostas que ficam em branco e a força do argumento é substituida pelo argumento da força. Não será necessário "cacetar" as opiniões que não agradam para fora do debate para se ter razão. Todos sabemos que são equívocos momentâneos e ninguém quer acreditar o contrário. Todos temos o nosso "calcanhar de aquiles" e a astúcia está em não nos deixarmos cegar por ele.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo17:46

    A equipa de Bustos e também a da Mamarrosa, plo menos, tinham pessoas de fora, falo de pessoas sem ligação às terras que representaram. Bustos só tinha 1 pessoa nessas condições e todos os outros da equipa ou nasceram ou vivem ou trabalham em Bustos. Acho uma tristeza vir com dúvidas destas como se tivessemos contratado gente de fora para reforçar a equipa. Nós fomos foi os melhores, sem sombra de dúvida, com 10 pontos de diferença.
    Há pessoas que só sabem dizer mal. E porque é que não arranjavam vocês uma equipa de bustoenses genuínos e puros de sangue, como se faz aos cavalos de corrida?

    ResponderEliminar
  20. Anónimo23:55

    Na realidade não há mesmo dúvidas. Só não percebi o convite para uma equipa da freguesia de Bustos. Porque raio ia fazer eu uma equipa a Bustos. Se tiverem falta de pessoal na freguesia e não conhecerem ninguém coloquem um anuncio no Jornal da Bairrada. Tipo:
    Precisa-se "uma equipa de bustoenses genuínos e puros de sangue, como se faz aos cavalos de corrida"

    ResponderEliminar
  21. Anónimo12:50

    O anónimo das 17:46 admite a batota, critica os honestos e ainda se faz de vitima. Há descaramento para tudo. mas afinal quem é capaz de fazer batota desta forma é capaz de tudo.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo12:52

    ps: mas afinal que crédito damos a anónimos.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo14:03

    é só rir

    ResponderEliminar