10 de agosto de 2007

CANTARES POPULARES DIVIDIDOS

Cantares Populares Divididos
Bustos

Os Cantares Populares de Bustos encontram-se divididos entre a realização de actuações e o acelerar dos preparativos para a realização do Cantábus – Festival Bienal de Música Tradicional, a realizar no próximo dia 12 de Agosto, pelas 15:15 horas.

No dia 5 de Agosto os Cantares Populares deslocaram-se a Torre de D.Chama, uma bonita vila de Trás-os-Montes, a maior freguesia do concelho de Mirandela, distrito de Bragança, a fim de animar a realização da III Semana Cultural da Torre.

Nesta vila, caracterizada pelas suas curiosas lendas, a Festa do Careto e o seu extraordinário património arquitectónico, a semana Cultural iniciou-se com uma cerimónia de apresentação de um Roteiro Turístico para a Torre e o lançamento do livro “O Verão é do Divino Senhor” do antropólogo Telmo Carvalho. Foi precisamente para esta cerimónia, que decorreu na Galeria da Praça Central da Vila, que os Cantares Populares foram convidados para fazer a apresentação do seu trabalho.


Numa exibição semi-acústica, dadas as excelentes condições da sala de espectáculo, os Cantares Populares, muito honrados com este convite, mostraram o melhor dos seus 24 anos de actividade. A melhor recompensa acabou por se concretizar nos comentários finais da assistência e no interesse da Câmara Municipal de Mirandela em convidar os grupo para os festejos da Cidade.

A associação Orfeão de Bustos, e os Cantares Populares em particular, irão registar esta actuação com grande carinho e satisfação tanto pela forma fantástica como decorreu a mesma quer pela forma calorosa com que o grupo foi recebido na Vila da Torre.

A associação Orfeão de Bustos agradece à associação ABC de Bustos, que viabilizou a realização deste serviço cedendo uma carrinha para a deslocação dos músicos, e a todos os amigos que acompanharam o grupo nesta deslocação para lhe prestar o seu apoio.

Por outro lado a associação concentra os seus esforços na organização do Cantábus, a festa da música tradicional onde, à semelhança de 2005, se pretende fazer uma homenagem ao traje tradicional local e à música tradicional portuguesa. As vozes, os bombos, as gaitas de foles, os cavaquinhos, as braguesas, os acordeons, os violinos, e tantos outros recursos, fazem os últimos ensaios para as apresentações de dia 12.

A Vila de Bustos irá certamente estar mais uma vez à altura deste evento que irá honrar a freguesia e o Concelho, onde a Comissão de Festas de S. Lourenço e população local irá ter um papel determinante na honrosa recepção dos grupos convidados:


SempraBombar;

Ventos da Ria;
Gaiteiros do Popularis;
Cantares do Vouga
Cantares do Moinho.

Os Cantares Populares de Bustos, como grupo anfitrião, farão o encerramento do festival.

Os Cantares Populares irão também marcar presença, no próximo dia 14, na animação agendada para a Partida de Oliveira do Bairro, relativa à 69ª Volta a Portugal em Bicicleta.

Regina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário