4 de agosto de 2007

Albariño e Lazer

A foto tem momentos e demonstra o que escrevi antes: o viño (Ribeiro ou Albariño) e o turismo galego vivem de mãos dadas.

O vinho da denominação “Ribeiro” não mora por estes lados; tem casa mais a sueste, na região de Orense.
E eu estou no coração da denominação Albariño; nada de confusões.
Fiquem cientes de que o Albariño nasceu nas Rias Baixas, tendo as primeiras cepas sido trazidas da Germânia.
São 3 as regiões do Albariño: mais a norte fica a de Cambados; ao centro (onde estou neste momento) é o Salnés, verdadeiro coração do Albariño; a sul fica a região de Salvaterra de Minho, para onde mais tarde desceram as cepas albariño, até às 2 margens do rio Minho (Tomiño, Salvaterra e Valença do Minho, Monção, Melgaço).
Afinal, é tudo Galicia até ao Douro e daí a designação histórica de Reino Galaico-Duriense. Foi por aqui que o nosso Afonso Henriques espadeirou à bruta, dando e levando pancada de criar bicho, fazendo gala nas maiores sacanices e traições, a que nem a mãe – e muito menos o Papa - foram poupados. O nosso herói tinha mesmo de descambar no pai do Reino de Portugal…e dos portugueses.

E a Galicia aqui tão perto

Para o Sr. António Prieto, com os seus 16.000m2 de vinha albariño e para D. Manuel Troncoso Poceiro, cuja “Bodega Aguiuncho” irei conhecer ao vivo, não pode haver melhor Albariño que o do Salnés.
D. Manuel é um empório local: é o dono do simpático hotel onde estou (Hotel Nuevo Vichona, em La Vichona, actualmente inserida bem dentro do espaço urbano de Sanxenxo) e as suas vinhas plantaram-se teimosamente, aqui mesmo arredor. A sua Bodega Aguiuncho é cuidada pelo filho e fica logo ali do outro lado da estrada, por detrás doutro hotel da família – o Troncoso. Juro que são uns 100m ou pouco mais.
Que espanto!
O que não seria a região demarcada da Bairrada nas mãos deste grandioso Povo Galego!
*
E agora, ó meus, já perceberam o porquê do post de ontem, intitulado “Vitivinicultura: na Galicia é a sério”?
*
Vivam os meus 4 dias de férias!!
*
Ah, lá me ia esquecer de referir: o sinal ADSL da Telefonica é excelente e a “tarjecta Prepago” por 24 horas são só 12 euritos para a Península Y Baleares (10,34€ sin impuestos). Longa vida ao Wi-Fi!!
*
Portem-se bem no trabalhinho e não mijem fora da carroça, recomenda. o
oscardebustos

2 comentários:

  1. Anónimo10:11

    Oh El Cid,
    Mergulhaste os sensores nos albariños da “Rias Baixas – Denominación de Origen” e esqueceste de uma clã – destina reunião algures no oásis, decorada com cabras à antiga, sapateira … e merendada com uma puñeta de bacalhau , onde preparaste a boca com um Canonigo Areal acomodado ao patamar dos 12 degraus e meio, vinho oriundo de um paradisíaco sítio junto a Rebordanes (Tui) “elaborado e embotellado” pelo Grande Julian. Quando formos lá, Terás de pedir perdão de joelhos, Só assim obterás salvo-conduto
    Sem te distraíres das sem-top, dá uma espreitadela pelas gruas levantadas por tudo quanto é sítio. O Egas Moniz não devia ter trocado o filho…
    e siga a rusga
    srg

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:30

    Cerveira 1, Valença 0, Monção….

    Como cerveirense sinto-me orgulhoso por dizerem isto da nossa terra!!!
    Cada vez mais a capital cultural do Alto Minho!

    ResponderEliminar