13 de agosto de 2007

69ª Volta a Portugal em Bicicleta: Bustuense ganha 9ª etapa

[foto extraída, com a devida vénia, do site http://salgueirodocampo.planetaclix.pt/]

Haverá quem duvide que a Volta a Portugal em Bicicleta constitui o espectáculo desportivo mais mediático de Portugal? Duvido que alguém se atreva a duvidar desta minha não dúvida.
Em verdade vos digo que esta mítica prova desportiva - qual ave fabulosa que, depois de queimada, renascia sempre das próprias cinzas - também renasce todos os anos das cinzas do desporto portuga e sempre, mas sempre, por esta altura das romarias e arraiais do Portugal profundo.
Carregada pela tradição das suas 69
edições, a nossa Volta continua a provocar uma verdadeira romaria popular em seu arredor.
Haverá espectáculo que se lhe iguale no universo místico português? Estou em crer que não, se considerarmos o conjunto de autênticas romarias - apetece dizer “missas campais” distribuídas ao longo das estradas - que a Volta congrega durante 1 prólogo e 10 etapas, distribuídas entre o passado dia 4 e o já próximo dia 15.
Mas vamos ao que importa: é já amanhã, dia 14 de Agosto, que terá lugar a 9ª etapa da 69ª Volta a Portugal em Bicicleta. Perguntarão: e daí, ó meu, onde é que a notícia que nem é notícia interfere com a nossa felicidade?
Solícito, respondo-vos: a 9ª e penúltima etapa tem o seu começo no berço do nosso concelho.

Sim, ali mesmo onde a antiga vila de Oliveira do Bairro se fez cidade, copiando o método de Jesus Cristo para transformar a água em vinho durante uma festa de casamento. Um milagre, esta elevação a cidade! [a]

A este propósito, sou a lembra-vos: a Assembleia Municipal que consumou tal milagre decorreu em Bustos, estava o ex-Presidente da Câmara a preparar as malas para ir gozar o merecido


repouso do guerreiro
["Operação Quitexe", no Rio Lukengue, Angola, Nov.73]
 

Regressando de volta à estrada da Volta do nosso fugaz contentamento:
A etapa começa em Oliveira do Bairro e termina na Torre, decorridos 154,2km de pedaladas de moer os ossos e os músculos de tanto cicloturista distribuído pelas 18 equipas.
Bem a propósito:
Começa a ser altura de Bustos pensar em homenagear Amílcar da Silva Correia, o Amílcar Correia da Azurveira e da África, Grande Homem em tudo na vida, mas também Homem do Ciclismo e participante duma Volta a Portugal em Bicicleta. [b]
Gaita! Estamos à espera de quê? Que se vá embora aos poucochinhos? Ou que embarque de vez, levado nas asas da fénix renascida para essa África lá de cima, a dos embondeiros regados por Deus?

Amanhã, antes do meio dia, vou estar bem perto do local de partida de mais uma etapa das voltas que a vida dá; ali, à portinha do bonito edifício dos Paços do Concelho.
Para torcer pelo nosso Amílcar Correia!
Tenho a certeza de que vai ser ele o Grande Vencedor da 9ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta!
Amílcar Correia na 19ª Volta a Portugal, em 1956, com mais 2 colegas, a representar Angola.





[a] - «Assim, em Caná da Galileia, Jesus realizou o primeiro dos seus sinais miraculosos, com o qual manifestou a sua glória, e os discípulos creram nele» [Jo, 2, 11].
[b] - Recordo os dias vividos com o Amílcar em 1997/98, a propósito duma acção de despejo dum arrendatário dele no Barreiro.
Souberam-me a mel umas quantas paragens nos parques merendeiros da AE1, que isso dos restaurantes é para nos arrombar a saúde, dizia ele e com razão.
Lembro-me, como se fosse hoje, dum excelente frango estufado, acompanhado do precioso néctar, distribuído por pequenas garrafas, tudo sob a maior das organizações, método, eficiência e, sobretudo, da excelente qualidade de toda a matéria-prima, escolhida a dedo no aido, que ali não entrava bicho ou planta estranha às usanças da casa.
 
Bem haja, Amílcar e
Até Sempre!
**
OSCARDEBUSTOS

1 comentário: