18 de julho de 2007

ABC - CONTRIBUTO DA VENEZUELA























O ‘Bustos à Lupa’ lançou uma série de fotos que vem enriquecer o património da memória de Bustos. Uma iniciativa feliz de quem se movimenta em terrenos conhecidos. Os parabéns e um agradecimento antecipado a Alberto Martins por ter facultado algumas peças do acervo da Associação de Beneficência e Cultura de Bustos (ABC) respeitante ao arquivo da “Comissão Instaladora de Venezuela”.
Pelo material agora ‘descoberto’, acrescido do contributo entretanto publicado em outros blogues (nomeadamente, Bustos – do passado e do presente e Notícias de Bustos), mais os trabalhos produzidos por autores de locais, destacando Arsénio Mota e a informação publicada em jornais, além de outras, é chegada a ocasião de se poder reconstruir a história da instituição.

Pela documentação compulsada, ressalta a organização, o empenho e o rigor seguidos pela Comissão Venezuelana (de Bustos) na angariação de fundos destinados a contribuir para "a instalação de todas as Obras Sociais de que a nossa terra carece”.

A credencial emitida pela ‘casa-mãe’ em forma de Declaração datada de 30/5/81 e assinada pela totalidade (ou quase) dos membros da Comissão Instaladora da Associação de Beneficência e Cultura de Bustos – onde está incluída a assinatura de Manuel Simões da Cruz – a certo passo contém: “ autorizamos os nossos conterrâneos Ulisses Oliveira Crespo, João Ferreira Casimiro , Virgílio dos Reis, Álvaro Ribeiro Samagaio, Manuel da Silva e António de Oliveira Crespo a constituírem-se em Comissão Angariadora de Fundos que serão integralmente aplicados nas Obras Sociais”

Mais consta “Dos dinheiros que receberem, deverão obrigatoriamente passar recibo e, enviarem-nos, com as importâncias, os duplicados, ficando em vosso poder o triplicado (tal como nós fazemos aqui)”.

[Da documentação existente em arquivo destaco uma “Acta e Regimento interno, (5.061981) indicando a composição da referida Comissão:
Ulisses de Oliveira Crespo,
João Ferreira Casimiro
Álvaro Ribeiro Samagaio
Virgílio Martins dos Reis
António de O. Crespo
Manuel da Silva
Armando Lima.

(A composição da comissão foi variando ao longo do tempo)


E, mais adiante, na alínea E) do Regulamento lê-se:
"CAIXA – Se determinou que, as quantidades de dinheiro recolectado, ficará sob custódia do Sr. João Ferreira Casimiro, e será manipulada com as condições da Comissão local e as quantidades em dinheiro serão enviadas conforme as condições expostas e acordadas, por determinação da maioria da comissão."

Assinam a Acta: Ulisses de Oliveira Crespo, João Ferreira Casimiro, Álvaro Ribeiro Samagaio, Virgílio Martins dos Reis, Manuel da Silva, António de O. Crespo, que já se
encontrava em Portugal tendo “levado material de trabalho” e Armando Lima.

Um pormenor chamou atenção, cada recibo está assinado por dois membros da comissão, conforme impunha declaração a comissão da casa-mãe e contém a assinatura no canto inferior esquerdo o doador. Uma das obrigações da Associação de Beneficência e Cultura de Bustos (ABC) era a de divulgar a relação dos donativos. Em tempos esteve exposta a lista dos ofertantes. Uma relação de três páginas contendo o número dos recibos, datada de 20 de Julho de 1981 e assinada por Ulisses de Oliveira Crespo, João Ferreira Casimiro (1), Álvaro R. Samagaio, Virgílio M. dos Reis e Manuel da Silva Canão alcança a importância de 1.585.000$00 [7.905,95€].
Notícias de Bustos irá divulgá-la espaçadamente, para que conste.
Esta lista está suportada pelos respectivos recibos.
O recibo está assinado por Ulisses de Oliveira Crespo, Álvaro Samagaio (representantes da Comissão) e pelo doador Manuel Martins da Silva Azenhas, este foi o maior donativo (da 1ª tranche) que consta nesta relação.

(Um aviso prévio. Sucede que se o mesmo doador entregou donativos mais do que uma vez, O excerto da relação agora divulgada apenas contempla a 1ª tranche assinalada na relação de 20.07.1981. Entretanto Notícias de Bustos irá publicar a relação de todos os doadores com os respectivos donativos).

Pela oportunidade, divulga-se também uma ordem de pagamento à “Associação de Beneficência e Cultura de Bustos” emitida pela agência de Caracas do Banco Metropolitano, em 23 de Julho de 1981, sob a ordem de João Casimiro, na importância de US$36.860,47 correspondente a Bs158.500,00.
Segundo nota manuscrita sobre a angariação de fundos,diz o Ulisses Crespo (hoje comendador), realizou 79 visitas; João F. Casimiro, 22; Manuel da Silva, 19; Álvaro Samagaio, 16; Armando Lima, 14; António Crespo, 14; Virgílio dos Reis, 9. Conforme o estabelecido, as visitas eram feitas por dois membros da Comissão.

À data, o Dossier da Venezuela chegado à Comissão da ABC (Bustos) mereceu rasgados elogios.

Escusado será dizer que apesar de divergências circunstanciais, todos pugnaram pelo sucesso da empreitada, graças ao trabalho colectivo da Comissão e teve em Ulisses Crespo o seu dinamizador, segundo foi testemunhado por intervenientes no processo, em desprimor para o trabalho dos outros companheiros.
Felizmente que o Dossier Venezuela parece estar intacto. A merecer ser trabalhado para dar a conhecer o bairrismo do emigrante de Bustos em Terras da Venezuela.
...
Falta decobrir o dossier "Simão Bolívar".
Será possível?
----
(1) Sairia da Comissão, conforme teor do memorando de 24. Janeiro.1982, assinado por seis elementos da Comissão Instaladora da Venezuela, contendo um agradecimento pela “sua participação nesta comissão (da Venezuela) pela companhia que nos fez e da maneira que de uma forma ou outra sempre expôs, com a vontade de servir a nossa comunidade.”
sérgio micaelo ferreira, 18.07.2007

Sem comentários:

Enviar um comentário