7 de junho de 2007

Feira Medieval cativa Bustos

Começou no palco da velha feira de Bustos a recriação duma feira medieval. E se o dia foi dedicado à miudagem das escolas, a noite foi dos mais crescidos.
Nada faltou, desde as tendinhas de comeres e beberes a imitarem os usos e vestires medievais, à ceia ou ao cortejo de frades e penitentes com missa e tudo.

Gostei especialmente das cenas dos bobos da corte e das rábulas e farsas.

Sentada à mesa, a nobreza concelhia lá se sujeitou à sátira dos actores do nosso VIVARTE, cujo sítio pode ser visitado aqui ao lado, a partir das “ligações”.

A feira medieval é uma festa de rua e o povo e as associações do concelho não se fizeram rogados, tal era o mar de gente a encher a barriga pelas mesas rústicas e a assistir às bem recriadas cenas teatrais.
A malta de Bustos fez furor com o pão tendido e cozido na hora.

A festa continua hoje.
É entrar, meus senhores, é entrar,
que há torneios, combates de espada, tiros de besta e arremessos de catapulta!

VIVA A FEIRA MEDIEVAL!
*
oscardebustos

6 comentários:

  1. Anónimo18:01

    - Cronica: Feira Medieval um sucesso

    " Para alegria da nossa Vereadora da Cultura (por mais que disfarce, nota-se bem a costela bustuense…) "

    Claro que se nota! Não pude deixar de lacrimejar quando apesar do disfarce reparei em tal. Linda, é tão linda a costela que nunca é demais louva-la.

    - Crónica: Feira medieval cativa Bustos

    " Gostei especialmente das cenas dos bobos da corte e das rábulas e farsas. "

    Foi tanta a variedade que houve gostos para todos e poderiamos afirmar que alguns até se fizeram a todos os gostos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:28

    Se o oscar acredita eu também acredito que a Laura Pires ainda vai fazer alguma coisa por Bustos. Até porque o Mota já ajudou a UDB e parece que não tem costela nenhuma em Bustos.

    ResponderEliminar
  3. Pouco depois do início do actual mandato o vereador António Mota fez questão de me realçar que era uma questão de honra dar à UDB o que era da UDB (a César o que é de César).
    A rapidez com que a actual CM avançou com o apoio financeiro para o sintético foi pois uma questão de honra.
    Cada executivo tem as suas "idiossincrasias", ou sensibilidades.
    E também em cada um deles há sempre um ou vários lobies a funcionar.
    A política é assim mesmo, cabendo-nos a nós usar as forças que temos em defesa das causas que achamos melhores.
    Não se trata de bota abaixo nem de bota acima.
    Trata-se de intervir, reagir e agir com sentido crítico.
    Há quem goste, como há quem não alinhe. É o pulsar da vida. Ainda bem.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:59

    grupo de jovens de bustos

    navegando pelas paginas que membros da nossa terra possuem pela internet viemos encontrar varios a falar da feira medieval como o caso desta pagina, mas o que nos traz a comentar estas paginas e prestar um agradecimento as pessoas que reconheceram que os jovens tinhao a melhor barraca da feira e pelo reconhecimento que os jovens ainda estao vivos e gostam de participar em coisas como estas, mas por vezes n nos e possivel, pois n temos apoios praticamente a todo o nivel mencionando o mais grave a falta de dinheiro que e preciso para que possamos fazer alguma coisa pela nossa terra e por nos proprios que encanto andamos a trabalhar e estamos em convivo nao estamos a fazer asneiras e estamos ocupados.
    Mais uma vez queremos agradecer as pessoas que nos elugiam e dizer que estamos presentes, mas muitas vezes cortam-nos as pernas.
    ao Drº oscar proprietario deste espaço um obrigadu muito especial do grupo de jovens.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:15

    Caro Oscar,
    a mim parece-me que os lobbies do Mota andam a trabalhar melhor.
    Basta ver a Carta Educativa para verificarmos que Bustos é singularmente discriminado (única freguesia sem escola nova) enquanto Oiã é altamente beneficiado (escolas novas e duas estruturas de apoio novas piscina e pavilhão).
    A rapariga está-se a borrifar para nós, essa é a verdade. Ela gosta tanto de Bustos como o Pinto da Costa da Carolina Salgado.

    A rapariga é fraquinha e gere a vereação como se tratasse de uma comissão de festas. Quanto à feira, foi um bom momento de convívio mas a vereadora estragou definitivamente o cariz medieval que a mesma deveria ter. Parecia mais uma feira normal com alguns retoques históricos que feira medieval. Pena, mas ela também não tem mão nem percebe a real valia de uma feira medieval.
    Valeu o convívio e a camaradagem que o povo de Bustos demonstrou.

    A verdade seja dita, a Laura Pires está-se a marimbar para Bustos e transformou a vereação de cultura e educação do Concelho numa comissão de festas.

    Porém, espero que o Oscar continue a promover a Laura Pires em Bustos e já agora aproveite para promover Bustos à Laura Pires. Para já não vemos nada que ela faça por Bustos.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:35

    ao Dr. Oscar duas frases:

    _ o povo de Bustos não está morto, nunca esteve! Pena são os lobbies.... defacto tirando um filho feito em mulher alheia e um arrastamento de obra de entrada ( fachada de extrema importância para o Sr. PCMOB ) nada mais se fez.
    - solicitava ao Sr. Dr. que numa Assembleia Municipal uma vez e segundo o que me disseram, faz parte desse dito Orgão autárquico relembrar que é necessário mais.

    Na próxima que já me disseram que seria no próximo dia 29 lá estarei para o ouvir!

    ResponderEliminar