24 de junho de 2007

A administração da Comenda de Ansemil também residiu em Bustos-Wikipédia

No meio de uma pesquisa deparei-me com um texto na Wikipédia, sobre uma "Breve História de Santa Catarina". O documento apresenta uma breve história sobre a forma como se instala em Sorães ( Santa Catarina) , a Ordem do Hospital, que mais tarde se viria a chamar de Malta, o cavaleiro que a administrava, estava dependente do comendador de Ansemil.

(...)"Sorães ou Santa Catarina teria sido doada por D. Teresa, mãe de D Afonso Henriques à Ordem do Hospital mais tarde chama de Malta. O cavaleiro que a administrativa estava dependente do comendador de Ansemil . Afonso Henriques doou a terra ao Mosteiro de Santa Cruz, em 1166 mas mais tarde, este aparece de novo na posse dos Hospitalários"(...)

Por outro lado, tem particular importância o facto de da administração, nem sempre residir em Sorães, mas também na Mesa ( Mesas) e no Busto (Bustos). Aparece aqui neste texto produzido para a Wikipédia, uma informação muito importante, a administração residiu no Busto, ou seja em Bustos. Uma parte de Bustos estava integrada, no concelho de Sorães, tal como se pode verificar pelas Memórias Paroquiais da Mamarrosa de 1758, como Bustos sendo termo de Sorães, naturalmente

(...)"A administração nem sempre residia em Sorães, mas também na Mesa (Mesas) e no Busto (Bustos). Quando o foral lhe é concedido por D. Manuel em 15 de Agosto de 1518 a administração estava na Mesa. A partir de pelo menos 1689 a sede do concelho esteve sempre em Sorães. Sorães apesar de vila e sede de concelho, não era freguesia: Bustos pertencia à de Mamarrosa; Rio Tinto e Tabuaço à de Soza , Mesa e a própria vila à do Covão do Lobo. O concelho foi extinto em 1842."(...)


Texto retirado da Wikipédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário