10 de maio de 2007

EU GOSTO É DO VERÃO?


Quando era miúdo adorava o Verão. Três meses de mergulhos no mar da Costa Nova, três meses de futeboladas no areal molhado, três meses de namoricos com miúdas que chegavam à praia idas de sítios exóticos como Águeda, Bustos, Palhaça, New Bedford...Três meses de banhos de mar de manhã, banhos de ria à tarde, de bolachinha americana, caranguejos pescados à linha com um pedaço de bacalhau ou apanhados à mão, três meses de sandes de Tulicreme de avelã ou chocolate, de encontros debaixo da bola de Nívea e festinhas nos porões com música dos Genesis, Barclay James Harvest e por aí fora (Atenção: as casas de Ílhavo não têm caves - têm porões com cheiro a salmoura que rangem a noite inteira como um navio numa tempestade).


Três meses com o mimo da minha avó, que nos ensinava orações católicas com letras de brincar para enganar os padres. "Salve rainha, salta para a vinha, aí vem o dono com uma vergastinha..."Terminava o Verão mais moreno e consolado do que um sultão das arábias. Foi na Costa que aprendi as coisas essenciais da vida: desapertar um soutien com a mão esquerda em menos de dez segundos, esmurrar um nariz com um golpe seco, enrolar um charro às escuras e contra o vento, marcar um penalti para a esquerda enquanto se olha para a direita, praguejar em alemão, estrelar um ovo, fintar a GNR, enfiar a isca num anzol sem furar um dedo. Essas coisas.Agora, mais velho, mais gordo e mais pálido confesso recear o Verão. O calor, o pó, o ar condicionado e a falta de fôlego para disputar um joguinho na areia molhada tiraram a piada ao Verão. Fiquem a matutar nisto enquanto eu vou num instante ao entupir as artérias a um restaurante de picanha.

RUI BAPTISTA , blog Amor e Ócio

Nota: Não conheço o Rui Baptista mas sou um leitor assíduo do blog Amor e Ócio onde tantas vezes me reencontro com cenários, situações, vivências que me são semelhantes, por isso hoje não resisti a “pescar” e aqui publicar esta pequena crónica sobre a Costa Nova e as miúdas que chegavam de sítios exóticos como Bustos…
(Belino Costa)

1 comentário:

  1. Uns 10 anos antes, em Agosto, o cenário era o mesmo para a jovem e vasta colónia de Bustos.
    A música era mais romântica, italiana sobretudo, mas também francesa e os Beatles não davam muito jeito ao tipo de bailarico que se desejava.
    As miúdas, essas eram de Ílhavo, Aveiro e arredores.
    Santos da casa não fazem milagres...

    ResponderEliminar