28 de abril de 2007

“amuralhados pelo anonimato” … [Ulisses O. Crespo]


Crónicas de Bustos

Alguma gente da nossa gente:

Bem aventurados sejam os anónimos,
porque deles é o reino da dor-de-cotovelo e dos maldizentes.

Parece raro… mas alguns são assim!
Triste e lamentável é a tíbia ousadia daqueles que, amuralhados pelo anonimato, se servem do Notícias de Bustos para disseminar o ressentimento e a inveja.

A magnanimidade demonstrada pelo anónimo bloguista é duplamente memorável. Por um lado e sem o querer, enaltece os homens que em nome próprio deram inúmeros exemplos de fraternidade e respeito pelo próximo. Por outro, demonstra que o mundo só “pula e avança” com gestos que tentam valorizar a moribunda vida cultural de Bustos. Ao contrário do anónimo bloguista, não fiquei quieto nem me escondi sob qualquer anonimato. Dei a cara por uma causa e é com gestos que Bustos avança.

O Ulisses que presidiu à comissão do centenário do ilustre Bustuense (Hilário Costa) não se encrespa com comentários anónimos que tentem menosprezar a sua acção de Homem. O seu caminho não será perfeito, até porque a perfeição apenas existe no imaculado reino de alguns bloguistas mordazes…
*
Ainda que vozes de burro não cheguem ao céu, é uma pena que um(?) infausto bloguista esteja a conspurcar o Notícias de Bustos que, com tanto esmero, alguns Bustuenses se dignaram levantar para levar notícias aos nossos conterrâneos, uns que residem distantes, enquanto que outros vivem e labutam no estrangeiro.


Os Bustuenses não se devem preocupar com este imoralista que se esconde sob o cobarde anonimato. Embora tal não tenha importância, é fácil identificá-lo. Ulisses Crespo vos digo: os porcos deixam sempre disseminados os seus resíduos por onde passam e daí se conhecerá o “animal”.

Aos que acreditam que cada um de nós, quem quer que seja, pode fazer algo de útil por Bustos, deixo um abraço de fé e esperança. Porque unidos, até nas nossas idiossincrasias, saberemos sobrelevar o nosso gentílico.
A glória é dos que dão a cara.

Com palavras se fazem boatos,
Com palavras se faz a difamação
No anonimato, o “palerma” se esconde
Porque não tem coragem de, em seu nome,
“Ser digno” da sua própria opinião
.
*
Ulisses de Oliveira Crespo
(o cronista da vila)

12 comentários:

  1. Anónimo02:10

    Quem é tão digno não desce a esses comentários,tenha vergonha nessa cara se é que tem cara,pessoas como o senhor são parasitas e fico-me por aqui se continuar revelarei a parte porca das suas lutas por bustos...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo04:53

    Sr. Ulisses
    Gostaria de lhe dizer que na realidade dá para verificar que tem um currículo e uma vida bastante bem recheada, e por isso parabéns.
    Gostava no entanto de saber (se fosse possível) a sua opinião sobre como foi possível uma pessoa que aparentemente foi detentora de um “império”, ter chegado á situação financeira actual.
    Não pretendo “mexer” na vida privada ou achincalhar, gostava de entender era a situação para que nós possamos aprender com os erros dos outros, porque provavelmente foram cometidos imensos erros para se chegar a actual situação.
    Também gostava que esta minha questão não servisse para motivar discussões fúteis, mas sim produzissem ensinamentos validos para todos.
    Por isso Sr. Ulisses, se puder…

    ResponderEliminar
  3. Anónimo05:05

    As novas tecnologias são assim … e os Blogues permitem o anonimato.
    É assim neste blogue e nos outros, são os princípios de funcionamento do “sistema” Quem aceita as regras aceita… quem não aceita cai fora!
    Neste mesmo blogue em tempos idos já estivemos privados de poder escrever qualquer coisinha… Foi bloqueado o acesso á introdução de comentários. Só que nesse mesmo momento o noticias de bustos deixou de ser um blogue…
    Enfim, Sr. Ulisses parece-me que o senhor aceita mal a critica, e tem até falta de educação!
    Lamentável
    Eu sou o Anónimo 2, e sabe, quer queiram quer não tenho o direito a isso!!!!!
    Cobarde? Não!
    Anónimo 2!

    ResponderEliminar
  4. De facto, todos têm direito à sua opinião, até... o Ulisses Crespo, que não foi o pai da polémica; apenas deu o flanco, que é o que acontece a quem dá a cara seja pelo que for.
    *
    Sobre os anónimos: têm direito a sê-lo. Mas, pergunto, diriam o mesmo se dessem a cara?
    A liberdade tem destas "idiossincracias".
    Existe o direito ao silêncio, como existe o de falar e emitir juízos de valor, verdadeiros ou falsos.
    Há limites? Pois há, mas vá-se lá saber se a verdade de hoje não será (à luz da história) a mentira de amanhã ou vice-versa.
    Por isso e por muito mais, siga a rusga.
    Ou, como disse uma mãe no decorrer dum bailarico: "alto e pára o baile, que apalparam as mamas à minha filha!!"

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:27

    Anónimo 2

    De facto o anonimato, é um direito que o senhor tem para comentar qualquer artigo, desde que o item anonimato esteja disponível no artigo. Deve-se contudo fazer a reserva, aqueles casos em que a pessoa, coloca a sua opinião e também tem o direito de a não submeter a discussão. Tal não tem acontecido, salvo um ou outro caso.
    A minha opinião pessoal relativamente ao anonimato, não é favorável a sua existencia, pois penso que todos nós devemos dar a cara por aquilo que defendemos. Eu não tenho o mínimo problema em não concordar com alguma coisa, e assumi-lo, com o meu nome, porque o não concordar ou concordar faz parte da pessoa que sou, Alberto Martins. O problema do anonimato,neste género de questões, é que é maioritariamente usado para insultar as pessoas,de uma forma excessivamente desagradável,o que faz com que as pessoas alvo de insultos, não recepcionem muito bem o ANONIMATO. Parece-me que foi o caso do Ulisses que se está a defender, no meio de um autentico campo de batalha sem saber de onde vem as "agressões".

    ResponderEliminar
  6. Anónimo04:07

    Coitado do grande ulisses crespo,um exemplo,quanto ao rendimento minimo garantido ele terá direito a ele como tantos que não o merecem,não vejo porquê tanta discussão,a não ser que os seus defensores lhe queiram fazer um branqueamento de imagem,aliás há uma crónica escrita pelo b c,que se for lida com atencão mostra bem o que pensa um dos administradores do blog sob a pessoa em questão,alem do mais as asneiras ou atitudes do passado fazem partem de nós como seres humanos,quanto ao senhor ulissesconheço bem a sua estória na venezuela,tb lá estava...

    ResponderEliminar
  7. Ó zeus entre os zeus! Ninguém diz que o homem não tem defeitos. Tem e até os assume. Ninguém esconde - sobretudo ele - os erros do passado.
    Insisto: o mal (para uns, que para outros é bem) é que UC quer fazer parte dum Bustos vivo e activo, com ou sem direito a "penacho".
    *
    Quanto ao agora chamado rendimento de reinserção social que ele recebe: ainda ontem, aproveitando os meus 59 anitos entre alguns amigos locais, se falou nisso. UC foi vasculhado e inspeccionado, com visita e tudo à sua própria casa por técnicos.
    É evidente que o recebe por não ter outros meios de subsistência, nem rendimentos próprios. Outros o tentaram e falharam, por lhes terem sido encontrados "sinais de riqueza".
    *
    Já agora e como profissional, posso garantir que se passou dum extremo para o outro a propósito do chamado "apoio judiciário".
    Diga-se o que se disser, muito do facilitismo e do golpismo acabou e só é pena que não haja coragem para ir mais longe.
    Conheço casos em que apetece dizer que o justo está a pagar hoje pelo pecador de ontem.
    *
    E vamos mas é pensar, falar e agir sobre aquilo que interessa e releva.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo01:14

    Que viva Hugo chavez!
    E Fidel!
    E Salazar!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo01:17

    Sorry!!!
    Esqueci-me desse grande animal!
    george bush!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo00:38

    Olhe lá, o que é que o Sr. Ulisses tem a ver com estes "Politicos"?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23:45

    Porque há tipos de politicos que se podem juntar em montinhos, por grupos... Ora essa!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo21:31

    Amigo Ulisses, que há feito voçe a essa gente de Bustos? vejo que tem bastantes detractores, que passa? o amigo Ulisses aqui em Venezuela tinha boa imagem, entao com a sua idade as pessoas (algumas) nao lhe tem respeito? vejo que há alguem que diz que o conheçe bem da Venezuela, pois eu tambem o conheço bem e nao vejo nenhum mal feito por o amigo Ulisses, cual é o problema? será inveja por o busto de Bolivar ou será por a comenda que o amigo Ulisses ostenta, nao todo o mundo emigrante desses lados se dá ao luxo de ser comendador, bom, um abraço para o amigo Ulisses do seu amigo Aristides Rainho.

    ResponderEliminar