4 de março de 2007

HILÁRIO COSTA: PERSEGUIDO POR BEM-FAZER


Aos Meus Conterrâneos
Conterrâneos, meus amigos!
Eu venho solicitar
A vossa contribuição
P'ra Cantina Escolar!

Porque dar para as crianças
Não há gesto mais gentil!
- São avesinhas chilreando
Nas madrugadas de Abril!

Gostava que os pobresinhos
Tivessem agasalho e pão,
Para aceitar com agrado
Todo o Bem da Instrução!


Pois num gesto Humanitário,
Grande lição de Civismo,
Mostremos, altivamente,
O nosso puro Bairrismo!

E as crianças, sorridentes
E ufanas, saberão
Agradecer nosso gesto
com amor e gratidão!

- Dai, bustuenses amigos!
Porque o dar não traz pobreza.
E sempre cabe a comer
Um a mais à nossa mesa!
*
E em pról da nossa Terra,
Eu a todos aqui peço:
- Para seguirmos a par
Com a marcha do Progresso!
1953

Hilário Costa destinava a s receita da venda desta edição`ao seviço das Cantinas Escolares de Bustos, conforme atesta o Autor:
Os «Versos dum emigrante»serão publicados, pagos por mim, e o produto da sua venda reverterá a favor das Cantinas Escolares de Bustos."
Mas a perseguição política do regime de Salazar assim não quis que tal acontecesse …

Ouçamos Hilário Costa.

Era grande o amor pela minha terra que nunca falhou: mas três dias antes da festa se realizar para a venda dos livros, (como me foi dito para os Estados Unidos, onde me encontrava), os caciques cá da terra, que nada fizeram por ele, comunicaram ao Director Escolar que eu era comunista (!!!) * e ele imediatamente deu ordens que não autorizava que essa festa se realizasse nas Escolas, nem que os professores e alunos estivessem presentes.E, assim terminou o que podia ter siso o início duma obra humanitária para as criancinhas pobres da nossa terra.- Dei ordens da América, para que os livros fossem distribuídos pelos alunos das Escolas.
(…)
*Não sou nem nunca fui comunista.
In Hilário Costa, Bustos – Memórias de um bustoense, 1984, pgs. 70.

Sem comentários:

Enviar um comentário