13 de fevereiro de 2007

DIA DE BUSTOS/2007 NÃO OFICIAL HONRA A MEMÓRIA

...................................................................
DIA DE BUSTOS
PROGRAMA OFICIAL DA JUNTA DE FREGUESIA DE BUSTOS
... Comemorações do dia 18 de Fevereiro, data da Elevação a Freguesia.

Programa:
08.00 h - Salva de 21 tiros

11.00 h - Missa Solenizada pelo Coral do Orfeão de Bustos

12.00 h - Romagem de Saudade ao Cemitério, com deposição de flores aos mortos

12.30 h - Sessão Solene no Salão Nobre, da Junta de Freguesia de Bustos

Será servido um Porto de Honra no final das comemorações nas instalações da Junta de Freguesia.


O Presidente da Junta de Freguesia
­­­­­­­­­­­­­­­________________________
(Manuel da Conceição Pereira)

...........................

Nota:
Este ano a previsível programação da Junta de Freguesia de Bustos para o Dia de Bustos inclui uma novidade: a celebração de missa acompanhada pela solene participação do Grupo Coral. – é também dia de festa aniversariante do Orfeão de Bustos.

Perante o vazio das celebrações oficiais do ‘18 de Fevereiro’ e o sistemático esquecimento das figuras e acontecimentos que ajudaram a construir a história de Bustos que o presidente da junta de freguesia de Bustos nos tem «brindado» ao longo dos seus reinados, chegou o momento de dizer: “Basta!”

Assim, uma comissão ‘ad hoc’ irá ao cemitério de Ílhavo prestar homenagem a Jacinto Simões do Louros, o grande obreiro e líder de deumgrupo de concidadãos que se bateram contra poderosos adversários locais para a criação da freguesia de Bustos.

Sendo 2007 o ano zero das comemorações do ‘Dia de Bustos’, o programa abrangerá outra(s) outras manifestação (ões) simbólica(s) em que os Bustuenses que ajudaram a engrandecer e que se sacrificaram pela sua terra não sejam esquecidos.

No entanto, aguarda-se que os discursos da sessão oficial na Sala da Assembleia de Freguesia tragam algum melhoramento (ou promessa) para o nosso terrunho.

“Abaixo os que pretendem destruir a história pré-colombiana de Bustos!”

“Viva o 18 de Fevereiro!”.
(participação pessoal de sérgio micaelo ferreira)

1 comentário:

  1. Anónimo22:28

    Concordo e subescrevo inteiramente a opinião do Sr. Sérgio Micaelo Ferreira. De facto o programa oficial da Junta de Freguesia para a comemoração do 18 de Fevereiro é vazio, não sendo reconhecida a dedicação e o esforço daqueles obreiros que permitiram a separação de Bustos da Mamarrosa. Jacinto Simões dos Louros foi um desses obreiros, a quem a comissão "ad hoc" decidiu prestar homenagem, acto que é de louvar.

    ResponderEliminar