20 de fevereiro de 2007

18 DE FEVEREIRO: MANTEIGA SEM SAL


No passado dia 18 de Fevereiro comemorou-se o 87º aniversário da Junta de Freguesia de Bustos. O programa oficial cumpriu uma vez mais a tradição de, no Dia de Bustos, a Junta de Freguesia promover uns festejos sem sal nem sabor.
O programa arrancou as 8:00 horas com uma salva de 21 tiros seguindo-se uma missa solene, uma romagem ao cemitério com deposição de flores aos mortos e, para cessar as comemorações oficiais, uma sessão solene no salão nobre da Junta de Freguesia de Bustos, nada esclarecedora sobre o que foi o dia 18 de Fevereiro de 1920. Do programa não constou a narração dos feitos dos obreiros que permitiram que a data fosse agora assinalada, não constou uma homenagem aos bustuenses que, arriscando o bem-estar pessoal, lutaram afincadamente pela separação da Mamarrosa.

O “Notícias de Bustos”, numa feliz iniciativa, promoveu uma homenagem a Jacinto dos Louros, pelo que um grupo de bustuenses se deslocou ao cemitério de Ílhavo para depositar uma coroa de flores no túmulo do primeiro presidente da Junta de Freguesia de Bustos. Estiveram igualmente presentes alguns dos familiares daquele que dedicou os melhores anos da sua vida lutando pelo progresso e afirmação da terra onde nasceu. Na ocasião também foram recordados todos os outros bustuenses que tiveram um papel importante, dignificando e levando mais além o nome de Bustos por esse mundo fora.
Como os familiares de Jacinto dos Louros tiveram o gosto de vir a Bustos acompanhar as comemorações do 18 de Fevereiro, foi muito positivo que a filha mais velha de Jacinto dos Louros tivesse sido convidada a participar na sessão solene, onde também estiveram presentes o Presidente da Câmara e da Assembleia Municipal, o presidente do Orfeão, o pároco, assim como os presidentes da Junta e Assembleia de Freguesia.
Espero e faço votos que, no futuro, a Junta de Freguesia organize uma comemoração mais rica, dinâmica e, de preferência, envolvendo as forças vivas da nossa terra. Algo tem de mudar para que Bustos cresça e recupere o orgulho perdido.


Alberto Martins

4 comentários:

  1. Anónimo23:04

    Concordo com a iniciativa de levar uma coroa de flores a primeiro presidente da Junta de Freguesia de Bustos...

    Mas não deve ter estado na sessão oficial, pois foi homenageado Jacinto dos Louros, com a presença da sua filha, na sessão solene, e agradeceu e enalteceu a atitude da autarquia ...

    Não teria sido melhor abrir a iniciativa do blog de Bustos a todos os que quisessem participar?...

    Fazer duas homenagens dividem-se os esforços e não temos uma só homenagem condigna...

    Continuamos, cada um a puxar para seu lado.

    Aposto que em 1920 todos (quase todos) puxavam para o mesmo lado...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:14

    Caro anónimo das 23:04

    Ainda bem que concorda com a homenagem a Jacinto dos Louros, que foi de facto uma das pessoas que lutou pela separação de Bustos da Mamarrosa, e que teve um papel fundamental. Foi um, entre muitos Bustoenses, que lutaram por este fim e que já não recebia uma homenagem desde o seu falecimento.
    Estive presente na sessão oficial, e do programa oficial não constava a dita homenagem, a família deslocou-se ás comemoraçoes oficiais da Junta de Freguesia após a Homenagem do "Notícias de Bustos", no cemitério de Ilhavo. De facto, a D. Candida Guerra foi convidada a participar na sessão solene e agradeceu uma homenagem que foi promovida não pela Junta mas pelo "Notícias de Bustos".Quanto ao blog não abrir a iniciativa aos que quisessem participar, creio que o artigo " Dia de Bustos/2007 Não Oficial Honrra a Memória", presente numa postagem anterior era esclarecedor." 10H00 Romagem ao cemitério de Ilhavo, em preito de Homenagem a Jacinto dos Louros".Parece-me a mim que se o anónimo em questão tem a possibilidade de usufruir deste espaço que o "Notícias de Bustos"promove e tornada pública a homenagem neste mesmo Blog também poderia ter comparecido, ou não sabe onde fica o cemitério de Ilhavo? Se não sabia também poderia nesse mesmo comentário ter colocado essa questão que certamente alguém o poderia esclarecer... Creio ter ficado esclarecido que não houve duas homenagens, mas sim uma homenagem promovida pelo "Notícias de Bustos". Se considerar o convite da Junta para a D. Candida Guerra participar na sessão solene uma homenagem,aplauda a iniciativa de Junta pois a última da hora abraçou uma iniciativa do "Notícias de Bustos", que atribuiu algum significado aos seus festejos. De facto, temos todos que puxar para o mesmo lado, espero sinceramente que no próximo 18 de Fevereiro o programa oficial da Junta seja mais dinamico para que cative mais pessoas, e desta forma puxem todos para o mesmo lado.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:23

    O alerta de Alberto Martins pode ser convença o sr. Presidente da Junta de Freguesia a ter um pouco de atenção para com as instituições que compõem o arco-íris da sociedade local.
    Se não tivesse acontecido a intervenção do Notícias de Bustos, repetia-se a sensaboria dos anos anteriores. Alberto Martins, por acaso testemunhou no cemitério de Ílhavo a firme vontade da Família Jacinto dos Louros se deslocar, em peso, às cerimónias de Bustos. A D. Cândida Guerra, em representação da Família Jacinto Simões dos Louros, deu uma lição de cidadania. A peça produzida por D. Cândida Guerra merece ser reproduzida em papel.
    O ‘18 de Fevereiro: [foi] Manteiga sem sal’ Ou não será consequência da eucaliptização do sr. eng.-técnico Manuel Pereira à volta das relações sócio-institucionais de Bustos?
    18 de Fevereiro de 1920 é a data do registo de nascimento da freguesia.
    18 de Fevereiro de 1961 é a data do registo de nascimento Biblioteca Fixa nº 26. Foi esquecida. Arsénio Mota também.
    18 de Fevereiro de 1981 é a data do registo de nascimento da ‘ABC’. Foi esquecida.
    18 de Fevereiro de 1983 é a data do registo de nascimento do Orfeão de Bustos. Abrilhantou a sua e nossa Festa.
    A UDB esteve ausente.
    O Piri-Piri voltou ao 18 de Fevereiro. A estrela de Jacinto dos Louros esteva lá. Connosco. Apontou o futuro.

    Duas notas: 1) P.f. passe pela Casa da Freguesia e, segrede ao ouvido que as bandeiras uma vez içadas, têm de ser arreadas ao crepúsculo da tarde, ou à hora que for superiormente determinada. É um pequeno gesto de respeito.
    2) Enquanto vai longe o Dia deBustos 2008, Vamos pensar no Fórum (almoço) de Bustos. Aguardam-se novidades. A Dina e a Dorinda já estão a trabalhar.

    sérgio micaelo ferreira

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:11

    Bem eu gstei do programa oficial da junta, já que nunca nos ofrece nada de jeito ao menos tinhamos porto e Espumante bem como uns rissois e bolinhos de bacalhau...

    ResponderEliminar