13 de fevereiro de 2007

1º DE JANEIRO DE 1960 - COMISSÃO DE MELHORAMENTOS PROMOVE ASSEMBLEIA GERAL

No ano de 1960 também aconteceu
Junho, 16 - A Revolta de Mueda em Moçambique. Resultado cerca de 500 mortos.
Agosto, 14 - Morte de Jaime Cortesão
5 de Outubro - no 50º aniversário da Rotunda o Presidente Américo Tomás põe flores no túmulo de Manuel Arriaga no cemitério dos Prazeres.
Mário Soares é preso
...
De Belino Costa:
"Panfletos espalhados por toda a freguesia, colados nas montras dos cafés, nas portas das tabernas, aparecem a convidar a população para uma assembleia magna no Bustos Sonoro Cine ..."
Notícias de Bustos, 5.2.07, “1 DE JANEIRO DE 1960: ASSEMBLEIA POPULAR EM TEMPO DE DITADURA”.

Os panfletos eram a ' circular- convite' que foi redigida por Arsénio Mota, membro dinamizador e aglutinador de "um escasso grupo de ardorosos bairristas"[1] congrgados na Comissão de Melhoramentos.
Esta circular já continha as linhas programáticas a serem desenvolvidas em Bustos. Ainda hoje, uma ou outra realização está por cumprir.
[1] Arsénio Mota, Bustos - elementos paraa sua história, edição da Associação de Benefic~encia e Cultura de Bustos, 1983.
Eis a circular (com ligeira modificação na apresentação)
Comissão de Melhoramentos de Bustos
1ª Assembleia Geral (circular – convite)
….
"Conterrâneos bustoenses :
A nossa terra não é uma povoação qualquer. E nós, povo de Bustos, temos um princípio e um fim que é só nosso e apenas a nós compete realizar, para glória de nós mesmos.

Em 18 de Fevereiro de 1920 criou-se esta freguesia, quer dizer, há apenas trinta e nove anos. Quanto cresceu a nossa terra neste curto período de tempo! Cresceu tanto que se tornou depressa modelo de outras freguesias conhecidas, paradigma, exemplo de progresso a seguir. E isto honra a nossa capacidade de trabalho, glorifica a chama inapagável do nosso bairrismo!

Antigamente foi a Estação dos correios, a escola, o clube recreativo, a feira bi-mensal, a luz eléctrica, o clube desportivo; agora são os telefones automáticos e a nova Estação postal, a nova igreja, as indústrias, o comércio florescente, os modernos cafés», a piscina…

Mas se Bustos tem crescido, não se pode deixar de contemplar a necessidade orgânica de continuar, continuar sempre a crescer. As energias vitais de cada bustoense, do primeiro até ao último, são indispensáveis na tarefa comum da construção de uma Terra que nos mereça, como uma casa nossa. Todos são necessários, porque todos são bustoenses! Dormir à sombra dos louros já conquistados, quando podemos vir a merecer, a breve trecho, uma. «categoria» de Vila, é, pelo menos, uma renúncia criminosa.

Em Bustos tem-se falado, com insistência, de várias realizações e melhoramentos em perspectiva.

Lembramos aqui apenas estas:

1. Casa de Saúde
2. Colégio de Educação Secundária
3. A Igreja Nova
4. Agência Bancária
5. Agência de Viagens
6. Biblioteca Pública
7. Jornal semanal
8. Mercado semanal
9. Bair
[r]o de Casas Económicas
10. Aquisição do terreno da Feira para a Junta de Freguesia.

Quase todas estas realizações e melhoramentos estão dependentes apenas da iniciativa particular. E a Bustos sobram capitais e homens capacitados. Porque não estimular, então, a iniciativa particular, no sentido da concretização de todas (ou algumas) obras? Foi para responder a este quesito, que um grupo de conterrâneos de boa vontade e ideias arejadas se propôs organizar e pôr em funcionamento uma Comissão de Melhoramentos. E' para assistir à primeira Assembleia Geral que se convidam todos os bustoenses, sem excepção; por intermédio desta circular-convite.

A primeira Assembleia Geral. à qual deve assistir todo o povo da freguesia, terá lugar no próximo dia 1.° de Janeiro do vindouro 1960, às 4 horas da tarde, no Salão do Bustos Sonoro Cine.

Todos a assistir à sessão da Comissão de Melhoramentos, para o progresso da Nossa Terra!

A Comissão Organizadora

Dr. Jorge Micaelo
Dr. Assis Francisco Rei
Eng. Manuel Pato
Sr. Augusto Costa
Sr. Graciano Lusio
Sr. Arsénio Mota

...
(srg)

Sem comentários:

Enviar um comentário