12 de janeiro de 2007

António Martins Libório à mesa - O Piri-Piri reabre

A foto de António Libório (20.06.1925 * 19.09.1963)
foi cedida pela Viúva, Rosa dos Santos Mota.
E Milita Aires cedeu a dos colaboradores do Piri-Piri.
os nossos agradecimentos


O CAFÉ RECREIO FECHA E O PIRI-PIRI ABRE
O Café Recreio (06.04.47 – 18.11.63) foi o primeiro café de Bustos, onde os amigos da munhaca – Heitor Carvalho, Pompeu Aires, Dr. Assis Rei, Eng.º Santos Pato, Américo Madeira, Ti´Maria, etc, etc – inscreveram o frango de churrasco na gastronomia. Mesmo após a deslocalização do Pompeu Aires para a Malaposta, Bustos continuava a ser procurado pelas suas merendas.
Aos conhecimentos de culinária adquiridos na república e nos laboratórios de farmácia, o Dr. Assis Rei acumulava o facto de ser um “relações públicas” por excelência, Isso foi o suficiente para constituir uma sociedade de restauração com as irmãs Audete Rei e Cremilde Aires e António Martins Libório, recentemente regressado do Brasil. Surge então o Restaurante Piri-Piri no lugar onde existia uma Taberna-mercearia de Albano Tavares da Silva (pai de Audete e de Cremilde). O Alvará da licença sanitária (25.03.65) ainda vinha em nome da antiga firma.
A Cremilde era a cozinheira, o marido Manuel Aires (das bicicletas) era o responsável pelo churrasco, e o Libório cumpria o serviço de mesa.
E que serviço...



ANTÓNIO MARTINS LIBÓRIO, UMA EXCELÊNCIA À MESA
O António Martins Libório permanecera 15 anos no Brasil e fora empregado de mesa no Hotel Botafogo (Rio de Janeiro). Ainda hoje é recordado o rigor, a eficiência, a presteza com que cumpria a suas tarefas. A Milita fez reviver a decoração dos arranjos de mesa com fruta. ... E em serviço, trajava a rigor: casaca branca e calça preta sempre vincada.
Trabalhou cerca de sete meses que teve de interromper por ter sido vítima de doença pulmonar. Falecia com 38 anos.

Uma figura a merecer partilhar a vitrina do NB.
...
O PIRI-PIRI REABRE COM NOVA GERÊNCIA
A partir de Sábado, o PIRI-PIRI vai reabrir com nova gerência constituída por um casal que trabalhava n’O ADAMASTOR (Aveiro). Por informação recolhida o restaurante vai dedicar-se fundamentalmente à cozinha de peixe, marisco e caldeirada de enguias.
Bom êxito.

O centro de Bustos passará a dispor de dois restaurantes
. O QUIM café/restaurante – com a chanfana à Ti’Maria e os grelhados, entre outros deliciosos pratos;
. O PIRI-PIRI – dedicado a frutos do mar e da ria.
Bom apetite.

sérgio micaelo ferreira
Os outros restaurantes e os cafés também vão merecer ser conhecidos, ...

1 comentário:

  1. Assim como quem não quer a coisa, o Guardião dos Sabores Altino volta a atacar.
    Urge retomar os Sabores e alertar o Milton, que anda (como eu) arredio destas lides. A vida não se resume à fauna microbiológica e muitos menos aos códigos civis e penais.
    Já tinha pensado nas enguias, esguio bicharoco que também ganhou raízes em Bustos. Basta lembrar os tempos em que elas subiam o rio Boco até à vala do Sardo e valas menores.
    Ainda hoje são pescadas à sartela e galricho por gente de Bustos.
    Foi petisco regularmente comido às nossas mesas e a minha mãe que o diga.
    Era prato obrigatório aos fins de semana para a equipa do Manuel Serafim, Hilário Costa, Domingos, Manuel Joaquim, Xico, Adélio e outros.
    Vamos a elas, antes que a idade nos atraiçoe...
    Cá por mim, estou pronto a comê-las, espinhas incluídas!

    ResponderEliminar