8 de dezembro de 2006

BUSTOS EM MARÉ-CHEIA (III – ABC EM GRANDES MUDANÇAS)

“Seja o que for.
A muralha está construída.
O campo está remodelado.
A formação está em vias de receber mais apoio camarário.
A Tenda está no Terraço.


O resto é paisagem”


In, [BUSTOS EM MARÉ-CHEIA
(I – UDB em dia de inaugurações)
- 7.12.2006]



"O RESTO É PAISAGEM"As assembleias-gerais da SOBUSTOS (29.11.) e da ABC (30.11) aprovaram, por unanimidade, os respectivos planos de actividade e o orçamento para 2007.

As ordens de trabalho decorreram mais animadas do que o habitual, tendo Chico (Humberto) sido o grande protagonista pela confusão criada no discurso das sessões. Intervinha quando não podia e barafustava quando a palavra lhe era indevidamente coarctada.

O clímax foi atingido na sessão da ‘ABC’ quando o Chico sai da mesa, passa para a plateia, vai até ao ‘Quim’ e volta depois dos bons préstimos do Milton Costa, para abancar na assistência «para poder intervir». Peripécias passadas sob o olhar desatento de ‘Luís de Camões’, postado mesmo acima da mesa da direcção.
...
ABC/2007

BIBBLIOTECA FORA – CENTRO DE DIA NO PALACETE

João Oliveira expõe o plano de actividades.
‘A estrutura do Palacete está bem consolidada’ e que neste edifício “nada funciona, excepto a Biblioteca”. Equipamento que “estamos a suportar os custos”, lembrou.

O Palacete irá receber o ‘Centro de Dia’, de uma área próxima dos setenta metros quadrados actuais vai passar a usufruir de um espaço com duzentos. A ABC já conta com alguma colaboração na elaboração de projectos, mas é necessário financiamento para executar obras de conservação, adaptação e beneficiação.

BUSTOS COM PÓLO DE CULTURA & BIBLIOTECA (a novidade política)
João Oliveira anunciou “a biblioteca vai sair daqui”[1]. Mas a grande novidade da noite foi a “informação que tem” de ser criado em Bustos um Pólo de Cultura onde ficará a Biblioteca. [Vai ser lindo assistir à luta entre o PSD e o CDS pela paternidade da obra].

Foi a oportunidade do sr. Romão (também membro do CDS na Assembleia de Freguesia) perguntar: ... se “a biblioteca vai para Oliveira do Bairro?[2]. Pergunta de político que veio a entornar o caldo e despoletou a reacção do Chico (membro do PS) que “não devia misturar o «ABC» com política?!”.

O Edifício Novo também será alvo de intervenção, nomeadamente no “alargamento da cozinha”, instalações sanitárias e “remodelação da escada de acesso à Creche”.

FALTA RELAÇÃO SIMBIÓTICA «ABC- CÂMARA»
Para a consecução das obras são esperados apoios institucionais. Só que falta a relação simbiótica “ABC-Câmara” semelhante à da “UDB-Câmara” para acontecera o mesmo que no 'UDB'. Em todo o caso fica o apelo para que se mobilize a população à volta do projecto ABC.

A propósito, João Oliveira atirou para a reflexão: Hoje, «não é possível juntar dez por cento da população” [de Bustos] à volta de um projecto comum. “O que se está a passar?”
Progressivamente as pessoas afastaram-se da instituição.
Estão longínquos os tempos em que a ABC “juntava milhares de pessoas”, Milton Costa.

O incremento do número de sócios deverá ser uma das preocupações de todos e não apenas do executivo.
O absentismo é outra preocupação da direcção. Para “zelar por maior assiduidade na relação Técnica/Serviços” será intensificada a formação de pessoal.

Atendendo à frequente mudança dos corpos dirigentes e à fixação prolongada do “serviço técnico”, João Oliveira entende que deveria haver um ‘gestor’ pago que seria o elo de ligação entre as duas entidades. Defende que traria mais eficácia à gestão.

Milton Costa reagiu, afirmando que era membro directivo de uma associação mundial com quarenta mil sócios e que não recebia dinheiro por desempenhar a sua função e por isso tinha de se deslocar várias vezes à Holanda.
É a velha questão de em Portugal não se entender a prestação de serviço à comunidade.

Houve mais umas altercações envolvendo a mesa. Parece que são resquícios dos (des)encontros partidários de outro palco.
Não posso passar em vão sobre um caso de cariz estritamente laboral que esteve em cena. Não havia necessidade.

Do decorrer da sessão ficou claro que a ABC necessita de fortes apoios.
...
Os finalmentes aconteceram n"O Quim” à volta da mesa. Juntaram os actores das tricas, tudo em boa harmonia.
Como de costume.
sérgio micaelo ferreira

EM TEMPO
No texto está “João Oliveira entende que deveria haver um ‘gestor’ pago ...”, em vez de ‘gestor’, deveria estar "João Oliveira entende que deveria haver um ‘membro da direcção’ pago ...". O pedido de desculpas a Milton Costa a João Oliveira e aos leitores. (em 18.12.2006)
_____
Notas:

[1] O Pólo de Leitura irá ser instalado em sítio muito próximo da Igreja, na avenida São Lourenço. (segundo informação nem oficial, nem oficiosa)

[2] A biblioteca não vai para Oliveira do Bairro. Entretanto talvez seja um lamiré para que as primeiras edições da Biblioteca Fixa e os títulos mais representativos do acervo acumulado desapareçam de Bustos. Quem sabe lá?
...
É a paisagem do far-west do concelho.

1 comentário:

  1. Anónimo21:52

    Quero desde ja deixar bem explicita e vincada a minha opinião no que diz respeito a tornarem o palacete de Bustos num centro de dia.. uma perfeita aberração quererem transformar um dos poucos elementos restantes do património histórico de Bustos, tal acto so tem algo ke se lhe compare quando foi derrubada a capela de São Lourenço... é por estes motivos e por muitos outros que bustos vai perdendo crédito. Alterar o edifício quer no exterior quer no interior é um ataque ao bom senso, um disparate completo. Proponho que se exclua a parte da Cultura do nome da organização..(A.B.C) Porque alterar a feição arquitéctonica deste edifício, que não tem paralelo no concelho de Oliveira do Bairro demonstra uma completa falta de CULTURA.Numa altura em que se debate tanto o marasmo por que Bustos esta a ultrapassar e o facto de se tornar cada vez mais uma ultraperiferia do concelho de Oliveira do Bairro aproveito por dizer que com estas actitudes está no bom caminho. Alberto Martins, Aluno do Curso de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

    ResponderEliminar