4 de outubro de 2006

Manuel Ferreira dos Santos Pato (Neo Pato) – TÍTULO DE ENG.º TROUXE FESTA A BUSTOS

Em Bustos, o Eng.º Manuel Ferreira dos Santos Pato envergou a camisola dos Canecas (Azuis de Bustos) e do 'União'. Em 2004, os campeões de 1948-49 foram homenageados pela direccção da U.D.B. presidida pelo Dr. Fernando Vieira. Neo Pato manteve animada
como era seu timbre.
...
A festa de formatura só foi possível graças à pressão exercida por uma comissão de amigos junto da Família.
[srg]
Eis dois registos da festa:
ENGENHEIRO DOUTOR MANUEL DOS SANTOS PATO

No dia 2 do corrente mês[1], de regresso à sua aldeia – Barreira de Bustos e já doutorado[2], o Engenheiro Manuel dos Santos Pato, filho do nosso velho amigo Doutor Manuel dos Santos Pato, recebeu as saudações dos seus conterrâneos e numerosos amigos, numa manifestação sincera e respeitosa que coroou os seus triunfos universitários. Foi um momento solene a homenagem prestada ao jovem e simpático Engenheiro, homenagem que se reflectiu, e muito bem, nos corações de seus bondosos Pais, que franquearam a sua Casa a todos que com eles quiseram partilhar da alegria motivada pelo magnífico êxito alcançado pelo Filho Querido.
Houve discursos e neles sobressaíram, de verbo ad verbum, os srs, Doutor Jorge Micaelo, Doutor António Vicente, nosso ilustre amigo, e o sr. Vitorino Reis[3]. Agradecendo, com extrema sensibilidade, o homenageado, as palavras que em seu abono acabavam de ser proferidas, e que também amavelmente englobavam Seu Pai, Sua Mãe, Sua Esposa e mais Família.
E, intermediariamente, a Filarmónica da Mamarrosa com os seus acordes animava a numerosíssima assistência; no ar pairava uma grandiosa inspiração festiva e estra1ejavam, contentes, os foguetes; enquanto que, em todas as ruas, todos os caminhos e várias portadas, em cartazes coloridos e emoldurados com rosas, se davam as boas-vindas ao novo diplomado, se lhe dirigiam afectuosos Cumprimentos, se soltavam em seu louvor fervorosas Ovações; e nisto tudo era a alma do Povo, que falava; era a «Alma Popular» concentrada em todos esses dizeres, em todas essas harmonias, em todas essas considerações de bairrismo e estima.
«O Nauta» não esteve presente. Mas o fluído da velha amizade e leal camaradagem que nos une ao velho Doutor Manuel dos Santos Pato, incutiu em nós o dever de dar à luz da publicidade as linhas que aí ficam, e de à respeitável Família em Festa enviarmos SINCEROS PARABÉNS!
(O Nauta, 1952)


Dia 3 – NOVO ENGENHEIRO

Depois do jantar que ontem teve lugar em casa do meu irmão[4], pois foi lá que se reuniram os convidados dos noivos[5], teve lugar a festa de recepção ao engenheiro Pato. Uma fila de auto móveis foi esperá-lo à Palhaça, onde se combinou o encontro. Na passagem pelas ruas do percurso, encontrei-as bem ornamentadas e grande quantidade de povo já preparado para assistir à recepção, o que me convence que o povo é amigo de festas. Na Palhaça, tivemos que esperar quase uma hora, dando lugar a que o tempo fosse pouco para a cerimónia. Enfim, lá chega o nosso homem e todos os carros vão de abalada até ao Sobreiro, onde grande fogo se faz ouvir e onde uma massa compacta de povo, com banda de música, nos esperava. Aí houve uma paragem e depois seguimos para a Barreira, onde teve lugar a recepção.
Da varanda de sua casa falaram diversas pessoas, incluindo eu próprio. Não tinha feito qualquer discurso, pois não contava falar. No entanto, sublinhei de relance, alguns aspectos da vida do engenheiro, e foquei a figura veneranda de seu pai, a quem Bustos tanto deve e admira. No final dos discursos, foi servido um copo de água a alguns convidados e organizadores da festa. Ao povo foi-lhe oferecido a adega, o que muitos aproveitaram. E já bem de noite terminou esta festa de homenagem ao novo engenheiro.
(Vitorino Reis Pedreiras, Memórias de Outros Tempos (excerto), 1995)


[1] Mês de Agosto, 1952. O evento teve lugar ao domingo, logo seria o dia 3. [nota srg]
[2] À data, Manuel Ferreira dos Santos Pato (Neo Pato) tinha concluído a Licenciatura em Engenharia Civil na prestigiada Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. [nota de srg]
[3] De nome completo: Vitorino Reis Pedreiras
[4] Manuel Reis Pedreiras
[5]Benilde R.Pedreiras e Teófilo Mota

1 comentário:

  1. Livro de curso do Eng. Manuel dos Santos Pato em: http://monsieurdalmeida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar