20 de outubro de 2006

ESPERANÇA: OLD FRIENDS


















Que bom ter o relógio adiantado!...
A gente assim, por saber
que tem sempre tempo a mais,
não se rala nem se apressa.

O meu sorriso de troça,
Amigos!,
quando vejo o meu relógio
com três quartos de hora a mais!...

Tic-Tac...Tic-tac...
(Lá pensa ele
que é já o fim dos meus dias.)

Tic-tac...
(Como eu rio, cá p'ra dentro,
de esta coisa divertida:
ele a julgar que é já o resto
e eu a saber que tenho sempre mais
três quartos de hora de vida.)

[Sebastião da Gama (1924/1952): Serra-Mãe]

*
oscardebustos

[Pós-Nota: o poema quer lembrar os amigos de infância. Mas lembra, sobretudo, uma pequena história de quando teria 8 anos: a minha mãe apanhou-me a adiantar uma hora o grande relógio de sala. Perguntando-me a razão, respondi-lhe muito sério que queria que um funeral desse dia passase mais depressa; uma hora antes, portanto...]

4 comentários:

  1. Anónimo10:33

    Quem são eles? Podes identificar?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:17

    foto tirada em 1964, no cabanal do Oscar. De cima para baixo e esquerda para a direita: Adelio Reis, Caldeira, Feliciano Luzio, Franklin Pinto, Carlos Aires, Hoss, Oscar e Fernando Rei

    ResponderEliminar
  3. Boa, Franklim!
    O malandreco do Oscar estava mesmo à espera da tua resposta, já que a foto (e outras) me foram enviadas por ti, aí da California, via mail (o jeito que dá o progresso...)

    ResponderEliminar
  4. Os CABANAIS eram os castelos dos sonhos da nossa infância e 1ª juventude!

    Onde estais,
    ó cabanais,
    que vos não vejo?

    Escondidos,
    envergonhados,
    dos novos tempos?

    Ou esquecidos,
    que os tempos fogem
    e não voltam
    ao tempo
    dos nossos tempos?

    ResponderEliminar