5 de outubro de 2006

5 DE OUTUBRO: DO POVO E PARA O POVO

Em Bustos, na sequência da normalização democrática, perdeu-se a tradição de lançar foguetes no dia 5 de Outubro. Mas em Lisboa a festa comemorativa mereceu bem os ideais republicanos. Depois de no dia 4 ter promovido uma homenagem a Humberto Delgado, o Sr. Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, abriu hoje as portas do Palácio de Belém a todo o povo de Lisboa na recepção mais democrática e participada do seu mandato. Os salões do palácio, os jardins, assim como o gabinete de trabalho do Presidente neste dia comemorativo da proclamação da República não tiveram a presença de Reis, Presidentes, Primeiros-ministros ou Diplomatas, pertenceram ao povo simples e anónimo.

Também o Museu da República, meritória iniciativa do Presidente Jorge Sampaio, franqueou as suas portas a todos os interessados. E não deixou de ser curioso verificar que, de acordo com o boletim da Escola Técnica Elementar Serpa Pinto, em Faro, o aluno Aníbal Cavaco Silva no que diz respeito ao comportamento teve a classificação de Bom a todas as disciplinas, excepção feita a Religião e Moral e Canto Coral…

BC

1 comentário:

  1. Anónimo10:49

    Foi o Presidente Jorge Sampaio que iniciou a prática de abrir as portas do palácio presidencial no dia 5 de Outubro, prática agora seguida por Cavaco Silva.

    ResponderEliminar