12 de setembro de 2006

COMISSÂO DE MELHORAMENTOS - SATISFEITA

.
UMA ASPIRAÇÃO SATISFEITA PELOS C.T.T. (1)

– A partir do próximo dia 1.° de Dezembro terão os bustuenses uma antiga aspiração satisfeita pela administração dos C. T. T.. Trata-se da aplicação dum horário mais moderno para a retirada da correspondência do receptáculo postal, que agora se fazia até às 17,15 horas e que, mediante as providências tomadas, passará a fazer-se até às 20 horas de cada dia.

Na realidade, não fazia sentido nem estava bem que, numa localidade onde a distribuição domiciliária da correspondência termina pelas 15 horas, a saída das malas se efectuasse tão prontamente. Os comerciantes e industriais de Bustos mais importantes iam, quase diariamente, levar suas cartas aos comboios (a Aveiro ou O. do Bairro) o que representava despesas e perdas de tempo supérfluas.

Em atenção a uma exposição feita pela Comissão de Melhoramentos local, que a administração dos C.T.T. aprovou, o público passará a beneficiar do pretendido alargamento a partir do próximo dia 1.º de Dezembro.


INAUGURAÇÃO DUMA SALA DE LEITURA
– Vai inaugurar-se brevemente nesta localidade uma acolhedora sala de leitura, arranjada e mobilada a expensas da Comissão de Melhoramentos, que vem preencher uma lacuna no campo da divulgação dos hábitos de leitura e da difusão cultural. A acção de tal sala de leitura (mais tarde talvez venha a transformar-se em Biblioteca) promete ser intensa e extensa, no âmbito da freguesia. Premedita-se a realização de ciclos de palestras, exposições, sessões de leitura, etc.

É pena que esta sala não pudesse inaugurar-se contando com mais valioso património bibliográfico, que faria dela, pelo menos, uma verdadeira Biblioteca, posto que em formação. Mas aqueles que o poderiam determinar, não quiseram... Aproveitou-se a boa vontade da benemérita Fundação Gulbenkian, que se dispôs a dotar a sala com uma Biblioteca Fixa.
...
(27-11-1960)
(in Jornal Independência de Águeda, 3-12.1960 - pelo correspondente de Bustos, Arsénio Mota)
...
comentário:
(1) Bustos, situado na periferia, sofreu vicissitudes para ter comunicações que colmatassem algumas das necessidades locais. Já no post-24 A, a SOBUSTOS teve de reinvindicar a manutenção do horário alargado de funcionamento da estação dos correios.
Hoje, os CTT continuam alheios à instalação do serviço de internet, além de não se preocuparem em vistoriar o estado de conservação do edifício. Ou será que os CTT estão a pensar em fechar a estação e entregar o serviço à Junta de Freguesia, em nome do lucro?
sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário