11 de setembro de 2006

COMISSÂO DE MELHORAMENTOS - HOUVE E FEZ

transcrição
SÍNTESE DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DE 1960

• APARECIMENTO DA COMISSÃO
Uma semana antes do 1. ° de Janeiro de 1960 apareceram, em profusão. pelas mesas dos cafés, pelas ruas, pelas paredes, prospectos convocando a população da freguesia para uma Assembleia Geral, a realizar, naquele dia 1.°, no Salão do Bustos Sonoro Cine. O povo acorreu em massa ao convite dum novel Organismo local – a Comissão de Melhoramentos, promotora da Assembleia Geral – povo desejoso de encarar uma renovação séria da vida local. E, efectivamente, aquele 1.° de Janeiro foi o primeiro passo dum entusiasta movimento, o dealbar de novas esperanças.

• A ASSEMBLEIA GERAL
O vasto Salão encheu-se literalmente de ouvintes atentos.
No palco estavam algumas figuras do comércio e da indústria bustuenses, rodeando os seis promotores do novel Organismo, que, revesando-se no uso da palavra, esclarecera os ouvintes dos motivos que os levaram à sua criação, dissertaram sobre os seus objectivos, esquematizando um plano de actividades a largo prazo e respondendo às dúvidas e objecções que cada pessoa formulou. No final, perguntaram ao povo se achava útil a existência da Comissão e se lhe davam inteiro apoio; a resposta foi um vibrante SIM!

• COMO FUNCIONA A COMISSÃO
A direcção desta Comissão de Melhoramentos é composta por aqueles seis membros primeiros, a saber: Jorge Micaelo, médico; Assis F. Rei, lic. em farm.; Manuel S. Pato, engenheiro; Augusto S. Costa, comerciante; Graciano Lusio, agricultor; Arsénio Mota, jorna1ista, e por Manuel Augusto dos Reis, proprietário; Hilário Costa, proprietário, além de outros, que se reunem mensalmente para estudar os múltiplos problemas do engrandecimento da nossa Terra. Existe um Conselho de Freguesia que reune, anualmente, para verificar a acção desenvolvida pela Comissão.

• OBJECTIVOS DA COMISSÃO
A Comissão de Melhoramentos, por seu esclarecido desígnio, não toma sobre os ombros a iniciativa de realizar nenhuma obra concreta, posto que aceita a possibilidade de algum, ou alguns dos seus membros, individualmente, virem a intervir como interessados nas diversas realizações em perspectiva. A sua acção é sobretudo de coordenação e estudo das possibilidades de capital e trabalho existentes em Bustos, ou que em Bustos queiram estabelecer-se; fomento da iniciativa privada e sua planificação, tendo sempre em vista, como ideia predominante, os superiores: interesses da localidade.

• AS CELEBRAÇÕES DO 18 DE FEVEREIRO
O primeiro acto público da Comissão foi, significativamente, a comemoração do 40.º aniversário da fundação da freguesia, que nunca, até então, fôra festejado. O dia18 de Fevereiro passado foi, assim, dia de festa para a população de Bustos: o comércio, a indústria e todo o povo associaram-se às comemorações, manifestando perfeita compreensão do ideal que servimos. Cremos que doravante o dia 18 de Fevereiro será, em cada ano, um dia de confraternizantes, luzidos festejos! Bustuense! Associa-te, em espírito, às comemorações das principais efemérides nossas!

• HOMENAGEM A DOIS ILUSTRES CONTERRÂNEOS
As comemorações do aniversário notabilizaram-se pela homenagem, justa mas tardia, que, por iniciativa da Comissão, Bustos dedicou a dois fervorosos propugnadores do progresso local: Jacinto Simões dos Louros, a quem se deve a fundação da freguesia civil, e Dr. Manuel dos Santos Pato, a quem se deve a fundação da freguesia paroquial. Foram descerradas duas lápidas alusivas à homenagem, no átrio de Bustos Sonoro Cine, onde todos têm agora, diante da vista, provas de que a nossa Terra sabe galardoar quantos por ela se sacrificam!

Podemos enviar contra pedido e por empréstimo, gravações magnetofónicas da Assembleia Geral e da Homenagem

Sem comentários:

Enviar um comentário