1 de agosto de 2006

POMPEU SIMÕES AIRES. TOPONÍMIA DE BUSTOS EM FALTA

.
Em 9.10.1985 os CTT reconstituíram – com rigor histórico – o chamado ‘correio a cavalo’ no percurso Ponte Pedra – Aveiro. Numa sala do Restaurante ‘Pompeu dos Frangos’, (antiga Mala-Posta) funcionou a estação de correio, tendo sido posto à venda diverso material alusivo à XIV Exposição Filatélica Nacional. A correspondência aí recolhida foi transportada até Aveiro por «carteiro» montado em cavalo, estando equipados a rigor.
As terras de Oliveira do Bairro foram transpostas num ápice galopado até Aveiro.
A televisão recolheu imagens do evento ocorrido no «Pompeu», que devem constar em arquivo da memória da RTP e que poderiam constar em arquivo local ...
O Pompeu, ‘dos Frangos’, apesar da Fama o querer tratar por tu, manteve as raízes do seu chão sempre adubadas pelo convívio natural, franco e baerto, estivesse em que salão estivesse.
A qualidade de vida para o Pompeu não era palavra de discurso de circunstância ou de «banha de cobra». Quando preparou o parque de estacionamento do restaurante teve a preocupação de mandar adornar o espaço com vegetação. [ainda hoje aquela área é um exemplo vivo de qualidade de vida].

A memória das diligências e da mala-posta foi preservada e refrescada com os painéis de azulejo da Fábrica do Outeiro de Águeda (alguns assinados pelo Mestre Breda). E só o Pompeu sabe as voltas que teve de dar para conseguir reproduzir o cenário da época. Em «meia dúzia» de gravuras está a síntese da ligação terrestre entre Lisboa e Porto.
...
E quando Bustos batia à porta do Pompeu a solicitar ajuda?
Estava sempre disponível.
O Pompeu foi um Embaixador de Bustos por excelência e nunca desvirtuou o nome da sua terra.
O Pompeu tem direito e merece ter nome de praça, busto ou rua.
Senhores “manda-chuva” ou seus promitentes, o Pompeu Simões Aires nasceu em Bustos e deu lonjura a Bustos, por bons motivos.
No meu pv, tentar fazer esquecer o Pompeu é a forma mais comezinha de o perseguir. Só que o Pompeu não deixará de continuar a ser uma das prestigiadas Figuras de Bustos.

sérgio micaelo ferreira,
rossio da póvoa

2 comentários:

  1. Anónimo01:27

    Relembrando o Pompeu dos Frangos: Uma vez ele ia com a esposa numa motorizada ela sentada com a pernas de lado, ao longe tava a Policia de mota grande Harley chamavan-lhes o feijao verde eo Pompeu afroxou e parou junto a Policia, e perguntou o agente: Como e que voce sabia que eu ou vou multar? Claro eu sei que transguerdi respondeu o Pompeu. O agente disse: Pois paga e nao bufa.... O senhor guarda ta enganado eu pagooooo e bufooooo. Isto aconteceu em 1950's. Mas ha mais..... Uma vez o Pompeu disse aos amigos Eu eide vos preparar uma refeicao de coves com carneiro, todos fizeram fantoxe olha agora coves com carneiro, oh meu amigo e fez mesmo aquilo era de comer bem, o inesquecivel Pompeu disse: O mar devia ser cultivado todo a coves e a cada pe um carneiro a comer nelas.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:02

    O Pompeu foi um grande homem mas tudo possivel porque a esposa foi uma grande mulher!

    ResponderEliminar