2 de agosto de 2006

HÁ MAIS “BUSTOS”

Porque temos o nome que nos deram? De onde proveio o topónimo que nomeia a nossa terra? São simples curiosidades, é certo, mas interessam-nos e podem chegar a trazer-nos surpresas!
Eu já dei umas quantas voltas em torno de «Bustos», procurando esclarecer a origem possível do topónimo, sem dúvida antiga, mas sem poder atinar, de fonte limpa, em qualquer espécie de conclusão. Creio que nem os mestres mais credenciados poderão ir mais longe. E por aqui teremos de nos ficar.
Adverti então, no que escrevi a propósito, que o nome da nossa terra também é apelido pessoal, e muito antigo, em Espanha. Verifica-se, no entanto, que não aparece em Portugal ninguém com o apelido de «Bustos» (embora haja alguns «Bairrada»), topónimo que por outro lado designa diversas localidades portuguesas inclusive sob a forma derivada de «Bustelo». Então ocorre perguntar: nenhuma pessoa apelidada de «Bustos» terá vindo da Espanha para deixar descendência em Portugal?
Esta interrogação envolve estranheza, pois encontramos aquele apelido a abundar na identificação de pessoas espalhadas pela Espanha, da Galiza até não sei onde, e por toda a América Latina. Dali passou para os Estados Unidos, em especial para a Califórnia (vizinha do México), onde por exemplo existe uma «Bustos Media», cadeia de rádios de expressão castelhana com sede em Sacramento e que recebeu este nome do apelido do respectivo fundador.
No «Fórum de Bustos 2006» causou surpresa a descoberta de uma «Municipalidade de Bustos», assim tal qual, nas Filipinas. A divulgação surgiu na sequência da antevisão, avançada pelo Dr. Jorge Nelson Micaelo, de um dia a nossa Vila passar a Cidade. Foi então proposta uma geminação - futurista! – de Bustos com Bustos filipino…
Evidentemente, a origem do topónimo que nomeia o município filipino (situado na margem da baía de Manila e próximo da capital do mesmo nome) terá por certo a ver com o apelido de alguém, o provável fundador, que o topónimo passou a evocar. Com efeito, parece-me razoável admiti-lo. Espanhóis emigraram para a Holanda e este país teve colónias e influência no Sueste Asiático, nomeadamente na Indonésia…

Arsénio Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário