8 de agosto de 2006

DOSSIER BARREIROS - "um projecto de vanguarda com acompanhamento técnico ao mais alto nível", Presidente da Junta de Freguesia de Bustos

Manuel da Conceição Pereira (Presidente da J. Freguesia de Bustos)
Um projecto de vanguarda com acompanhamento técnico ao mais alto nível
O projecto ECO.VALOR vem potencializar e dinamizar a recuperação dos barreiros existentes.
É um projecto de vanguarda com acompanhamento técnico ao mais alto nível que vem possibilitar, por um lado, a utilização racional dos buracos situados a norte, com a deposição selectiva de resíduos inertes de materiais cerâmicos para posterior reutilização, e, por outro lado, ajudar a recuperar, duma forma concertada, a envolvente desta zona que, após a exploração das argilas, fica sempre degradada.
Não é um projecto isolado, dado que nesta zona já se previa, dentro do plano de recuperação paisagística, a utilização dos barreiros em causa para fins análogos e que não colidissem com a vontade das populações.
Neste sentido, a aceitação dum projecto integrado desta natureza vai possibilitar à população das freguesias de Bustos e da Palhaça verem rapidamente afastadas todas as possibilidades da utilização deste espaço para outros fins, que poderão ser no futuro altamente nocivos.
O conhecimento que tenho do projecto, o apoio dado ao mesmo pela Universidade de Aveiro, a logística que foi preconizada para o desvio dos veículos pesados do centro de Bustos e os acessos a zona industrial de Bustos e Palhaça, irão trazer de certeza grandes vantagens para esta região.
A Junta de Freguesia conta com a vontade das empresas exploradoras no sentido da anuência ao projecto e cedência para domínio público desta área após a sua recuperação.
A transparência que se deve dar a todo este projecto, terá de ter por imperativo o esclarecimento objectivo a todas as pessoas, sem proveitos político-partidários e que se ponha, acima de tudo, o interesse colectivo e bem estar social.
O Presidente da Junta e a Junta de Freguesia estão ao dispor de toda a população para proporcionar qualquer esclarecimento sobre todo este projecto.
O presidente da Junta que é pelo progresso geral e local, apoia este projecto e processo que será por nós controlado. A sua rápida implantação vai condicionar outros projectos que eventualmente possam estar equacionados para este local, e vem trazer uma melhoria de impacto ambiental a esta zona de escavações a céu aberto, em que todos estão de acordo de ser urgente a sua recuperação.
In OPINIÕES, jb temático "O futuro (seguro) dos Barreiros, pg.s 3, Jornal da Bairrada, 30.11.2000

Sem comentários:

Enviar um comentário