6 de julho de 2006

A PÓVOA ESTÁ EM FESTA!


Nos próximos dias 9 e 10 a Póvoa festeja o seu Sr. dos Aflitos, que só pode ser o que está na capelinha construída em 1971 pelo Povo do lugar e não o sucedâneo existente no interior da nova capela (que conhecemos por “basílica”).
Versou assim o Povo na fachada da capelinha:
"Trabalho, amor e união
Esta capela é erguida
Símbolo de gratidão
Da gente da Póvoa unida.
Nas horas de aflição
Tantos ais e tantos gritos
Resemos uma oração
Ao Senhor dos Aflitos."
*
O Santo da devoção das gentes da Póvoa tem percorrido a sua via-sacra:
A capelinha originária do Sr. dos Aflitos encontra-se na Quinta Nova, mas foi a Póvoa quem recuperou a veneração pública do padroeiro.
Há uns 2 anos, a Sra. Junta promoveu a construção doutra capela bem no meio do novo largo.

Pois ficam sabendo que só ontem o terreno do Largo da Póvoa foi formalmente transmitido a favor da Sra. Câmara. Em 96 a Junta tratou da aquisição do terreno para alargamento e embelezamento do largo, terreno que foi logo pago com dinheiro das gentes da Póvoa e da Câmara.
Só que o Manuel dos Moras sofreu a bom sofrer para conseguir dar à luz a escritura de venda daquele espaço todo, não fosse o fisco lembrar-se de lhe cobrar imposto por dois bens (Largo da Póvoa e capela nova) que já estavam fora da sua posse.
Resta-nos esperar e desejar que a Junta se apresse a providenciar a doação a seu favor do terreno do largo, única forma da freguesia poder arrogar-se proprietária daquele espaço e das benfeitorias feitas.
A “basílica”, lá que existe, existe, mas não há documento algum que o comprove e, muito menos, que nos diga quem é o seu legítimo dono.
*
No entretanto, os festejos deste ano são abrilhantados pela prata da casa: Cantares Populares de Bustos e os agrupamentos musicais Central e Banda Mota.
E vivam as festas populares!
*
oscardebustos

Sem comentários:

Enviar um comentário