25 de junho de 2006

NINA DO POMPEU DEIXOU-NOS

Deveu-se a ela o célebre molho do frango de churrasco, essa invenção bustuense.
Tudo começou em princípios dos anos 50 até que em 1963 o amplo espaço da antiga mala-posta passou a acolher o famoso “Pompeu dos Frangos”. A Nina era a autora do famoso tempero, cujo segredo guardou ciosamente durante parte da sua vida.
Mais tarde e à frente do célebre restaurante da Malaposta, o filho Carlos herdou o segredo que a casa ainda mantém.
Nina Fabiano dos Santos faleceu aos 81 anos e com a sua morte é uma marcante geração de bustuenses que aos poucos se perde irremediavelmente.
Vai hoje a sepultar pelas 19 horas, que é tempo de ir para junto do seu e nosso Pompeu, ali no cemitério de Anadia.
Rapariguita, em meados dos anos 30, entrava em peças de teatro de que aprendeu a gostar quando começaram a ser representadas na serração do pai, o Ti Sebastião Fabiano.
No dia de Páscoa de 1947, inaugurou com o Pompeu o “Café Recreio”, como aqui lembrou o Altino em texto de 6 de Abril passado.
Ainda no café Recreio apura os seus dotes de cozinheira, tornando célebre o arroz de miúdos, afinal um aproveitamento das miudezas dos frangos caseiros que o Pompeu começou por assar no fogareiro para os amigos da “molhaca”.
O frango de churrasco e o arroz de miúdos cedo ganharam fama nacional: Amália Rodrigues, Shegundo Gallarza e outros vip´s de então eram visitas mais ou menos regulares, o que levou a família Pompeu a mudar-se para a espaçosa mala-posta, de que começaram por ser arrendatários.
A Nina foi uma figura incontornável do Pompeu dos Frangos; se deixou de cozinhar, passou a ser uma espécie de “polícia” da cozinha e guardiã do templo, em especial do molho do frango e da apurada técnica do arroz de miúdos.
Os anos não perdoam, a vida continua, mas Bustos perdeu mais um ícone da geração que mais terá marcado o pulsar da nossa terra.
*
oscardebustos

Sem comentários:

Enviar um comentário