1 de junho de 2006

FERIADO MUNICIPAL - MOTIVAÇÂO OU ASCENSÃO?

Posted by Picasa
Apresenta-se uma compilação de excertos dos projectos da recente elevação a Cidade e a vilas do concelho de Oliveira do Bairro.
Pela 'chapa' da motivação, fica-s e a saber que houve necessidade de estimular “a aceleração do seu desenvolvimento sustentado”.

Vejamos:

OLIVEIRA DO BAIRRO. ELEVAÇÃO DE VILA A CIDADE
“Exposição de motivos”
“A elevação da vila de Oliveira do Bairro a cidade é mais um forte estímulo para a aceleração do crescimento sustentado, o que já se verifica, com as consequentes repercussões administrativas e financeiras.” (do PROJECTO DE LEI N.º 63/IX do CDS/PP)
****

(Elevação a Vilas, por ordem alfabética)

BUSTOS. ACESSO À CATEGORIA DE VILA
“Motivação”

“A elevação da povoação de Bustos a vila é mais um forte estímulo para a aceleração do seu desenvolvimento sustentado, com as consequentes repercussões na atracção de novos investimentos e melhoria da qualidade de vida.” (do PROJECTO DE LEI N.º 135/IX do CDS/PP)

*
MAMARROSA. ACESSO À CATEGORIA DE VILA
“Motivação”

“A elevação da povoação da Mamarrosa a vila é mais um forte estímulo para a aceleração do seu desenvolvimento sustentado, com as consequentes repercussões na atracção de novos investimentos e melhoria da qualidade de vida.” (do PROJECTO DE LEI N.º 134/IX do CDS/PP)
****
PALHAÇA. ACESSO À CATEGORIA DE VILA
“Motivação”


“A elevação da povoação da Palhaça a vila é mais um forte estímulo para a aceleração do seu desenvolvimento sustentado, com as consequentes repercussões na atracção de novos investimentos e melhoria da qualidade de vida. (do PROJECTO DE LEI N.º 137/IX do CDS/PP)

****

TROVISCAL. ACESSO À CATEGORIA DE VILA
“Motivação”

“A elevação da povoação do Troviscal a vila é mais um forte estímulo para aceleração do seu desenvolvimento sustentado, com as consequentes repercussões na atracção de novos investimentos e melhoria da qualidade de vida.” (do PROJECTO DE LEI N.º 136/IX, do CDS/PP)

****
****

Comentário:
A maioria ocasional e monopartidária da Assembleia Municipal passou uma esponja pelo Dia da Espiga/Ascensão/Municipal em que os Senhores do Município vestiram os adereços da era de quinhentos, abrilhantando a feira medieval e decidiram transferir a data do Município.

Apesar de Oliveira do Bairro ser um concelho pequeno, a composição do seu território agregou povoados que pouco tinham de comum e que até “pertenceram a suseranos” diferentes. Excluindo o exercício centrípeto do poder, Oliveira do Bairro não conseguiu desenvolver uma chama anímica que ligasse as diferentes freguesias. Daí uma das razões para explicar a dificuldade em encontrar no calendário um dia do seu município[1].

O Dia da Espiga/Ascensão foi um grande dia da Bairrada-genuína e da Igreja (até honras de dia santo e feriado eram acumuladas).
Actualmente, a tradição das romarias e das merendas, como se diz, “já não é o que era”, mas ainda há quem vá ao campo apanhar a espiga de trigo (para que nunca falte o pão – um pão também guardado juntamente com o ramo, que se conserva seco e rijo, sem apanhar bolor); o ramo de oliveira (do desejo de paz e da luz alumiar o espírito); as flores – papoilas da alegria, malmequeres do ouro e prata e o alecrim da força e da saúde, etc.

Antigamente, os trabalhos eram religiosamente suspensos entre as dez e as onze horas. Por agora ainda há nichos onde a tradição da “espiga” está tão arreigada que, as pessoas no seu local de emprego, não podendo interromper o serviço naquela hora,esgueiram-se durante durante um quarto de hora …celebrando na melhor das clandestinidades.

Actualmente, o ramo “Dia da Espiga” campestre é r€comp€nsado pelos embrulhos previamente enformados e postos à «di$po$ição» nos centros comerciais. A tradição alimenta o negócio, só que o seu volume de vendas está bem longe do impacto provocado pelo marketing do importado “Dia das Bruxas”. O que é nosso, não presta.

Se fosse eleitor no concelho de Oliveira do Bairro, assinaria a petição da reposição do Dia da Espiga/Ascensão no Feriado Municipal.
Por maior satisfação traga ao ego de alguns membros do partido proponente , este dia sempre congrega um apport bem mais sólido que o dia das elevações a cidade e vilas…

Entretanto, aprecio a intervenção do Prof. Eng. Manuel Silvestre ao apresentar a sugestão:
“Se a data vier a ser mudada proponho que se faça um evento que, ao mesmo tempo, proporcione o convívio entre as pessoas” (Litoral Centro, 31.05.2006).
É o mínimo que se pode desejar, já que a Bairrada está cada vez mais fraccionada pelo pequenos-grandes protagonismos. Até o leitão da Bairrada deixou de ser um símbolo da «região».

Já que o objectivo fundamental das promoções a vila é o de carrear “mais um forte estímulo para a aceleração do … desenvolvimento sustentado[2]…” das freguesias de Bustos, Mamarrosa, Palhaça e Troviscal, proponho que o dia 26 de Agosto seja dedicado ao “Dia da Motivação” , conforme consta dos projectos-lei.
::::::
[1] No projecto de elevação de Bustos a vila, por exemplo não consta a existência da biblioteca fixa Fundação Calouste Gulbenkian, a mais antiga do concelho que foi paulatinamente desactivada com ajuda dos executivos de Acílio Gala e Manuel Pereira. Hoje é Polo (adormecido) de Leitura sem ca(u)sa própria. No geral, Bustos tem sido uma colónia da sede do concelho.

[2] Extraído dos projectos do CDS/PP da elevação a vila.
...
sérgio micaelo ferreira

1 comentário:

  1. Anónimo16:20

    Já agora não vinha mal ao mundo que se conhecesse a fundamentação da proposta do PS de elevação de Oiã a vila: vamos nessa?

    ResponderEliminar