26 de maio de 2006

UNIÃO DESPORTIVA DE BUSTOS CREDORA

Posted by Picasa
Em tempo de futebol, o Campo Dr. Manuel dos Santos Pato continua a ser o ponto de encontro por excelência. E, entre o cruzamento da conversa não raro é realçada a pujança da U. D. B. pela sua actividade junto das camadas jovens e, a talhe de foice, pergunta-se … “e os apoios financeiros?”
Hoje, com a árvore das patacas definhada com a prolongada secura do caudal monetário, e como o poder local não tem fonte de angariação substantivasde fundos, o €uro-apoio esgueira-se, o que obriga a perseguir uma gestão do clube que não entre em loucuras.

Meio século antes, o ‘Bustos’ respirava uma saúde financeira a tal ponto que chegou a emprestar dinheiro à sua Junta de Freguesia, conforme atesta a acta da sessão de 31.08.1956:

“Foi autorizado o tesoureiro a liquidar os seguintes pagamentos: … entregar à União Desportiva de Bustos a quantia de cinco mil escudos à conta dos dez mil contraídos de empréstimo … “
Esta operação bancária só poderia ter acontecido com um executivo com mistura alheia aos cânones políticos da época – Dr. Assis Rei e Manuel Joaquim dos Santos – e Manuel Simões Luzio .

Deste episódio também ressalta a cooperação existente entre aquelas duas entidades da freguesia.
Um facto a reter.

(sérgio micaelo ferreira)

Sem comentários:

Enviar um comentário