11 de maio de 2006

U.D.B COM RELVA SINTÉTICA

Cinco anos depois, a União Desportiva de Bustos está de regresso ao principal escalão de futebol da AFA. A subida não era o real objectivo do clube, mas num plantel composto por jovens, jovens de grande qualidade e de muita humildade, souberam encarnar na perfeição as ideias do seu treinador.

Em cinco anos, Quim Tavares (na foto), ao serviço do Bustos, conseguiu quatro subidas, dois títulos de campeão e um quarto lugar. Grande parte do mérito é dele."Não esperava".

O presidente do clube, Fernando Vieira, no início de época, traçou um objectivo que era ficar entre o sexto e o oitavo lugar". Por seu turno, Quim Tavares disse que nada lhe foi exigido, que ia tentar fazero melhor possível e, com um plantel jovem e outros valores que coabitam nas camadas jovens, perspectivou, na altura, que, dentro de dois a três anos, o Bustos podia ir muito longe. Os planos do treinador foram antecipados, com a subida a concretizar-se muito mais cedo do previsto."O objectivo inicial nunca foi este. Arranjámos um plantel formado por jovens com qualidade, tendo como meta realizar um campeonato sossegado, a meio databela", frisou Quim Tavares.

O treinador de sucesso do Bustos adiantaria que "aconteceu, muito por forçade um grupo de miúdos de excelente qualidade, que fizeram da sua humildade umdos seus pontos fortes, jovens com escola, formados no Oliveira do Bairro, equando assim é, é fácil para o treinador". Quim Tavares voltou a reforçar que "não esperava, mas o grupo soube sempre aceitar os métodos de trabalho e as coisas ao domingo funcionavam". Segundo relato do técnico do Bustos, a equipa iniciou bem o campeonato, mas depois do jogo em Paredes do Bairro desapareceu um pouco, muito por forçada lesão de três/quatro jogadores imprescindíveis. O Bustos chegou a estar a 9 pontos do Calvão, então segundo classificado, mas, com o regresso dos tais jogadores, o clube bairradino encetou uma recuperação notável, com sete vitórias e um empate. Com o final do campeonato e com as coisas a caminharem para a subida, ninguém dentro do clube a rejeitou. Milagreiro? Instigámos Quim Tavares. "Nem pensar nisso. Sói dizer-se que santos da terra não fazem milagres, mas aqui, comigo, tem funcionado. Mas o mérito é dos jogadores, que com o seu espírito ganhador, acreditaram que era possível dar mais esta alegria à massa associativa".

Obras vão avançar

Fernando Vieira, em declarações a Bairrada Desportiva, reconheceu o grande trabalho de Quim Tavares, o grande obreiro da subida, e que a direcção não teve nada a ver com a mesma, reconhecendo ainda que o campeonato foi muito difícil, que foi necessário trabalhar muito e sofrer para que o clube tenha património. E foi no património que o presidente do Bustos incidiu a sua conversa. António Mota, vereador do desporto da Câmara Municipal, assistiu ao jogo com a CRAC, que deu a subida e participou na festa, na nova sede do clube. Fernando Vieira garantiu-nos que as obras vão avançar, conforme promessa da autarquia. Não no novo campo, mas sim no Dr. Santos Pato, com a colocação de relvado sintético. O presidente do Bustos também não deixou passar em claro o importante donativo dado por Mário Reis Pedreiras, presidente da Assembleia de Freguesia e da Assembleia-Geral do Bustos, para a nova sede do clube."Não recebemos um tostão da Câmara Municipal. A nova sede só foi possível graças ao trabalho e suor das pessoas de Bustos, do donativo de Mário Reis Pedreiras".

Manuel Zappa

in Jornal da Bairrada

3 comentários:

  1. Parabéns à UDB, ainda por cima por via dum treinador da casa.
    Entretanto, tudo parece indicar que a nova Câmara deixou cair a construção do antes anunciado novo parque desportivo, não sendo conhecidas alternativas, apesar do investimento feito na aquisição de terrenos.
    O velho campo está a receber muros novos e irá avançar o arrelvamento sintético.
    O espaço, esse, contiuna o mesmo e é mais que exíguo, se tivermos em conta que são mais de 100 os praticantes nos vários escalões do futebol amador.
    Há associações com muito menos "praticantes" e bem melhor instaladas.
    O atropelo nos 3 miseráveis baneários e no único campo é constante, seja em dias de treino, seja de jogos.
    Bustos continua a viver das sempre adiadas promessas dos políticos.
    Tudo se resume, digo eu, a falta de coragem e de peso político.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:55

    Haja calma, que daqui a três e meio volta a haver eleições!

    ResponderEliminar
  3. OSKRd’BUSTOS, Por acaso esqueceste que tem sido através do bairrismo e da bolsa dos bustuenses e dos amigos que têm sido feitas algumas obras ou beneficiações do equipamento social? A bancada onde de vez em quando te sentas foi feita com o contributo da população, por exemplo. Actualmente o Campo Dr. Santos Pato vai ter uma intervenção mais profunda que ultrapassa a cercadura. Aconselho que faças uma visita de trabalho à futura sede da UDB, mesmo ao lado do badalado e apreciado SUBMUNDO. Aí o Dr. Fernando Vieira poderá fazer uma exposição acerca da actividade do teu clube… Apontas o número redondo da centena de praticantes. Para estar bem mais próximo da realidade, a contagem dos atletas jovens ultrapassa os 230. A próxima época já está a ser delineada e a direcção vai oferecer mais e melhor serviços. É apenas um lamiré. …
    Sobre o tal estádio. A cena do lançamento da primeira pedra do estádio quando ainda não havia o terreno necessário foi tão só uma “artimanha” do teatro partidário. Até breve.
    sérgio micaelo ferreira

    ResponderEliminar