26 de maio de 2006

‘BUSTOS EM CUECAS’ ALAMEDA – SE

Posted by Picasa
No tempo em que políticos “davam o litro” para que o seu torrão almejasse de benfeitorias que os seus concidadãos pudessem usufruir, a juventude de então levou à boca de cena a revista ‘Bustos em Cuecas’ que em vários quadros retratou o quotidiano local.

Porque a criação da “Avenida”, “Rua“ou “Alameda[1]”,” do Corgo à Rua 18 de Fevereiro (no centro de Bustos) actualmente inscrita no bloco de intenções das medidas a cumprir pelo novo-velho executivo freguês, traz à memória um episódio contado por alguém que acompanhou a revista e me transmitiu a sua versão:

"A Junta de Freguesia pretendia abrir uma avenida – realmente larga – entre o centro de Bustos e o Sobreiro.
A Revista “Bustos em Cuecas” leva ao palco um breve diálogo entre um rapazola de Bustos (A) e uma mocinha da Gândara (B) vestida com saia demasiado curta:

(o rapazola – A) – Tu vieste passear a Bustos?
(B) – Sim, quero ver uma avenida bonita … sem árvores!

(A) – Vem cá …

(a mocinha aproxima-se do interlocutor, estica a mão sobre o sobrolho, dobra-se ligeiramente de modo que os olhares são atraídos pela exibição de um ligeiro prenúncio das nádegas)

(B) – Apenas existem marmeleiros?!!
(A) – São apenas marmeleiros!?

(B) – Eu fui lá … e vi!
(Acto contínuo)

(A) – “isconde”, menina…. “isconde” …

(Uma clara alusão ao Visconde de Bustos, por ter recusado a venda do terreno onde hoje está implantada a casa Augusto Simões da Costa «Augusto Serafim».
Com este impedimento, a ligação do centro de Bustos ao Sobreiro ficou-se por um caminho agrícola estreito que mais tarde sofreu alargamentos e que hoje é a conhecida Rua Jacinto dos Louros.)

Cena recolhida de Florinda Barreiro «Rouxinol».
O Orfeão de Bustos já representou a Revista. A divulgação da letra e da música forneceria alguns dados que ajudariam a compreender a vida social de ontem.

.“Bustos em Cuecas”[2] foi um projecto colectivo que levou mais de um ano a preparar. Se um dia houver a tal alameda, avenida ou rua proponho que “Revista Bustos em Cuecas” esteja na sua toponímia.


Notas:

[1] Alameda – Por exemplo: “Passeio flanqueado por duas ou mais filas de árvores, presente nos parques e jardins de acesso a palácios. As árvores mais comuns nas alamedas são os álamos, as tílias, os castanheiros e os plátanos.” Lexicoteca, Círculo de Leitores, 1984

[2] “Bustos em Cuecas” já foi abordado nos blogues Bustos – do passado e do presente e Notícias de Bustos.
(sérgio micaelo ferreira)

Sem comentários:

Enviar um comentário