10 de maio de 2006

BROA FRESCA *

Broa fresca

O patrão entrou em casa ao fim do dia com o grupo dos jornaleiros e, como eles, de enxada ao ombro. Foi logo solicitado pela filha que, assomando à porta da cozinha, lhe pediu para ir tirar a primeira bola da fornada. O homem admirou-se. era a única filha que lhe coubera em sorte entre os seus três rapazes e a mãe estava na cama, doente, há duas semanas. Não sabia que podiam ter broa fresca.
Pegou na pá, espreitou a fornalha cheia de grandes broas de côdeas a tostar e tirou a mais pequena. O cheiro do pão quente fazia crescer água na boca.
– Quem te ajudou a fazer a fornada?!
– Eu sozinha, pai! Só fui pedir umas orientações à mãe – respondeu a cachopa.
O pai olhou para ela, medindo-lhe com uma surpresa quase incrédula o corpito de menina adolescente que não atingia ainda os catorze anos, e exclamou:
– Não! Como pudeste tu?!...
Impando de legítimo orgulho, a cachopa contou:
– Estávamos sem broa há pelo menos uma semana e o moleiro veio hoje entregar a farinha. As duas fornadas que a Rosário fez foram para os porcos no dia seguinte. Resolvi-me a experimentar…
– Pois é. No dia seguinte o pão tinha fio, estava tão húmido que não se podia comer. E a tua mãe de cama, metida no quarto…
– O fermento não prestava. Mas, pai, coma da minha fornada, porque é a primeira pessoa a prová-la. Diga-me, está boa?
– Uma especialidade! Só falta aqui um naco de chouriço. Mas… como pudeste tu?!
– A mãe ensinou-me as palavras que ela costuma dizer em voz baixa quando faz a cruz por cima da massa amassada, batendo-lhe com a palma da mão em cutelo…
O pai mastigava, com expressão deliciada, o bocado fumegante que suspendia na ponta dos dedos, e remirava a filha com espanto. Estava a vê-la, ainda uma garota, abraçada a um saco com trinta quilos de farinha, e descarregá-lo na masseira enquanto a água fervia no panelão, a aquecer o forno com mais de uma dúzia de molhos de vides e a lidar a pulso a grande massa , pesada como chumbo, até a deixar bem batida junto com o fermento, e em seguida agasalhar a massa com mantas até ficar lêveda…
– Mas pelo menos alguém te ajudou a meter as broas no forno…
– Não, pai, ninguém me ajudou, acredite. Preparei-as uma a uma na escudela, coloquei-as no pau, nesta posição, em cima deste banco virado de pernas par o ar, e depois levei-as ao forno.
– E a bola está mesmo boa – considerou ele rendido à evidência. – Oxalá esta fornada não ganhe fio como as outras!
O prejuízo era grande mas falta do pão, naquela casa, afligia ainda mais. Estava-se no período da Segunda Grande Guerra, no tempo do racionamento.
– Eu espero que não – arriscou a filha. – Arranjei uma levedura melhor, a mãe disse-me para ir pedi-la emprestada à ti Adozinda. Mas, pai, não coma mais bola! Lembre-se da ceia, pode chamar o pessoal.
– E também fizeste a ceia, rapariga?!
O homem retirou da filha, a custo, o olhar admirativo, e saiu da cozinha. No pátio, de peito levantado por uma onda de satisfação e orgulho que o comovia até ao tutano, anunciou a toda a gente:
– Eh, pessoal, vamos comer! Temos broa fresca e comida que nos fez a minha filha, uma cachopa de hoje em diante mulher feita de corpo inteiro!

*(Arsénio Mota, Bustos do Passado, edição da Junta de Freguesia de Bustos, 2000)
...
...
Nota)
Através do texto ‘Num pedaço de pão’ aqui publicada em 2.05.2006, Belino Costa faz ressurgir à tona da memória os saberes do fabrico e sabores do antigo pão caseiro. Já que o apetite continua perfumado pela fragrância espalhada pela quentura do forno, NB publica - com a devida vénia – “Broa fresca” – um registo de incontestável matriz etnográfica, a espevitar a chama da esperança de uma casa bairradino-gandareza, em museu-vivo.
(sérgio)

1 comentário:

  1. Anónimo20:39

    Mesmo aqui tao longe na California, ainda me da o cheiro da broa quente feita pela minha mae, ha ja tantos anos, na nossa aldeia de Bustos. A ti Maria do Evaristo ja tem 84 anos de idade, mas ainda aqui continua a mesma tradicao. Mesmo que lhe tenha comprado uma amassadora mecanica, insiste em misturar a mao, mantendo a mesma antiga tradicao de benzer a massa igualmente como o Belino o escreveu. E o pao continua a ser uma delicia, procurado sempre por amigos americanos.

    ResponderEliminar