24 de abril de 2006

ESTADO NOVO - MEMÓRIA & ESQUECIMENTO


fotos sérgio m. ferreira
Posted by Picasa

Baixas das Forças Armadas em Angola.
CORTAR TUDO. Não há baixa nenhumas
.
(30.12.71 Tenente Teixeira)

Extraído de Jorge Ribeiro, Marcas da Guerra Colonial, (Uma guerra difícil de apagar) , Campo das Letras, Porto, 1999

*
O horror da guerra
por Luís Reis Torgal (*)
1968-1969. Era então um jovem alferes miliciano, oficial de transmissões do Comando de Agrupamento 2952, inicialmente estacionado em Mansoa, Guiné.
Poucos dias depois de chegar, em Janeiro, as tropas do PAIGC, a que então chamávamos «terroristas», atacaram o destacamento de Jugudul, na outra margem do rio. O «inimigo» deixou ali um morto, a quem os nossos soldados cortaram os testículos e penduraram no arame farpado. O troféu de guerra foi profusamente fotografado. Perante este espectáculo, pouco edificante, o padre Mário Oliveira, capelão do batalhão (mais tarde o famoso «padre da Lixa», preso pela PIDE/DGS), na missa das 6 horas da tarde, fez uma prática contra este acto selvático, que foi mal interpretada por alguns oficiais do quadro, entendendo que a sua acção estava a desmoralizar as «nossas tropas».
Talvez não seja um exemplo de crime de guerra, mas sim de desrespeito pela morte de um adversário, que decerto lutava por um ideal.(1) (…)
##

(1) excerto recolhido em Jorge Ribeiro, Marcas da Guerra Colonial, Campo das Letras, Porto, 1999

(*) Historiador professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


[Nota: Reis Torgal irá evocar Arlindo Vicente, 'Um Lutador pela Democracia', na sessão em 25 de Abril, 16H00, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.]

Sem comentários:

Enviar um comentário