19 de janeiro de 2006

CADEIA NO AZULEJO ... E TODOS FICAM BEM


Deve ser reconhecido que falta (?) um projecto que transforme o centro da “vila” em cidade de Oliveira do Bairro. Os técnicos da especialidade vão ter de usar muita imaginação para conseguir obter a roupagem de centro de cidade. Eu acredito que conseguirão. Dái a necessidade de demolir o edifício da cadeia.
Acílio Gala, na Carta Aberta dirigida ao seu sucessor e publicada no Jornal da Bairrada, de 22.12.2005, escrevera a certo passo: “Eu, como ex-Presidente da Câmara deste concelho e defensor da preservação do nosso parco património, não podia ficar indiferente”.
A propósito desta afirmação, recordo que a primeira casa da Junta de Freguesia de Bustos, construída trinta anos depois dos povos bustuenses terem conseguido conquistar o alvará da desanexação da Mamarrosa, foi demolida no “reinado” de Acílio Gala e teve a mão de um Presidente de Junta de Freguesia da mesma cor política.
Pode dizer que o edifício estava a degradar-se, que era uma construção em adobe e que de um momento para o outro ruía. [O edifício da Biblioteca Municipal foi demolido e reconstruído].
Em Bustos-Sobreiro, desapareceu a hipótese de se reconstituir, in situ, quadros do Cortejo dos Reis onde o Rei Herodes (Adelino Pardal) pontificava na varanda da Sala das Sessões.
Já não vai ser possível “reviver” o mecanismo da votação nas eleições do tempo de Salazar/Caetano, em que da tal varanda da Sala das Sessões, o “arauto” fazia a chamada dos eleitores, afim de exercerem o direito de “votar”.
Já não vai ser possível reconstituir a primeira reunião da comissão Administrativa post-25 de Abril.
Já não vai ser possível, “reviver” as acesas sessões de Assembleia de Freguesia para discutir o alargamento/deslocalização do cemitério.
Na verdade, Acílio Gala ficou indiferente à demolição do edifício da “Sala das Sessões” da Junta da Freguesia de Bustos.
Também durante vários anos do seu “reinado” ficou indiferente ao tal edifício “histórico da Cadeia”. Nem uma placa informativa mereceu. Aliás, o edifício da cadeia nem pertence ao roteiro histórico de Oliveira do Bairro.
Não terá mais valor a arcada da “janela” manuelina incrustada na parede frontal do edifício situado nas barbas do futuro ex-edifício da Cadeia?
Para Acílio Gala ficar satisfeito, bastará seguir a cartilha usada pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Bustos, Manuel Pereira, quando demoliu o edifício da Sala de Sessões. Aplica uns painéis de azulejo com a imagem do edifício da cadeia, e, para ter mais força, adiciona uma placa comemorativa”Retalhos Históricos”. Este "retalhos" está implantado no sítio da primeira "Sala das Sessões" fica próximo do SubMundo à entrada da Feira.

Acerca do tal Arquivo Municipal. Deve ser feito um edifício de raiz e que tenha implantação em local condigno.

-*-
A falsa polémica da demolição/manutenção do edifício que chegou a albergar a Cadeia vem mostrar que o CDS/PP de Oliveira do Bairro ainda não fez a digestão da derrota sofrida nas últimas eleições autárquicas?

(Sérgio Micaelo Ferreira)

6 comentários:

  1. Anónimo11:57

    É absolutamente deprimente colar a defesa do património cultural concelhio ao resultado eleitoral;
    e já agora: em que parte do respectivo programa eleitoral é que os ganhadores defenderam / preconizaram / sugeriram / alvitraram / propuseram / prometeram / falaram / escreveram / disseram / insinuaram / etc. etc. etc. que se ganhassem as eleições o edifício ia ser demolido? Defender a intenção de concretizar a demolição, com a vitória de um programa eleitoral omisso acerca deste assunto, não será exercer o poder sob a fórumula sagrada de uma ditadura convalidadada pelo voto de quem nem sonhou que isso viria a acontecer?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:21

    Este anónimo sempre-o-mesmo é incorrigível! Forte motivo terá ele em esconder a cara e teimar e tornar a teimar nas suas ideias. Custa-lhe sentir-se desamparado? E nunca mais engole o resultado das eleições? Caramba!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:50

    Senhor Pancrácio:
    Sabe, por acaso, em quem votei?
    Ou sequer se votei?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Altino pelo texto.
    É bem verdade que o CDS pós derrota eleitoral mais parece a cassete do Carlos Carvalhas.
    Até ao dia da humilhante derrota, o panorama era só virtudes, obras lindas, finanças de sonho.
    A partir do dia seguinte, são só desgraças, incompetências e má gestão.
    Só não acredita quem não assistiu à última sessão da Assembleia Municipal.
    Que grande favor estão a fazer aos novos Senhores.
    Ah, já me esquecia: os meus padrinhos também agradecem o folar, que eles já sonham com a Páscoa...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:23

    A frase "Não terá mais valor a arcada da “janela” manuelina incrustada na parede frontal do edifício situado nas barbas do futuro ex-edifício da Cadeia?" contém uma dúvida na datação. A «arcada» parece não ser manuelina". (sérgio micaelo ferreira)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17:50

    ....alguem me sabe dizer se o paí nel de azulejos é "Manuelimo", representaçôes figurativas manuelinas? desconheço, sera posterior!...

    ResponderEliminar