3 de janeiro de 2006

ARTE MOLECULAR NA GARFOS & LETRAS - PORTO


(Confronte "Investigador Nuno Micaelo «pinta» Arte … Molecular", in BUSTOS - do passado e do presente, 24.03.2005)
O investigador Nuno Micaêlo, estudante de doutoramento no Instituto de Tecnologia Química e Biológica de Oeiras, expõe no espaço Garfos e Letras, Porto (Rua Cândido dos Reis, 18) de 12 de Janeiro a 12 de Março, 2006, o seu projecto artístico de Ciência e Arte.
A exposição intitulada "Arte Molecular" pretende levar ao grande público uma perspectiva molecular da realidade da vida. Única do género a ser exposta em Portugal, o autor apresenta recriações digitais da estrutura das moléculas, obtidas no decurso de pesquisas científicas. As obras pretendem confrontar os cientistas com o seu próprio objecto de trabalho bem como promover o diálogo com a comunidade artística e o público em geral, distinto das actividades formais de divulgação de Ciência.
O visitante é convidado a uma reflexão única sobre a biologia de nós próprios e da vida que nos rodeia.
Nuno Micaelo, Licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro, concluiu os seus estudos de licenciatura como estudante ERASMUS no laboratório de expressão génica na Universidade de Aarhus, Dinamarca, em 2002.
Nesse mesmo ano inicia a sua carreira de investigação como bolseiro no grupo de Modelação de Proteínas do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), e em 2003 inicia a sua tese de Doutoramento sobre o estudo teórico e computacional das propriedades catalíticas das enzimas em meios não aquosos.
Para além da publicação em revistas científicas, participa em projectos de divulgação científica para o público em geral integrados em acções de divulgação de ciência, e desenvolve ilustrações artísticas para revistas, publicações e eventos.
Desde 2003 iniciou um projecto individual sobre o estudo e a exploração de novos métodos de representação molecular numa perspectiva plástica, desenvolvendo novas técnicas e abordagens de interpretação das estruturas moleculares das proteínas e ADN.
Expõe pela primeira vez a título individual para o grande público em Novembro de 2004 no Centro Cultural de Belém e possui uma exposição residente no ITQB. Galeria on-line: http://www.itqb.unl.pt/~micaelo/art/
Contactos:
Nuno Miguel da Silva Micaêlo
Instituto de Tecnologia Química e Biológica
Apartado 127
2781-901 Oeiras
Telefone: 214469613
Fax: 214411277
Galeria on-line: http://www.itqb.unl.pt/~micaelo/art/
...
Nota do editor:
Impõe-se "um treino à Barrilito" na Garfos & Livros.

1 comentário:

  1. Anónimo17:09

    "NUNO MICAÊLO E A 'ARTE MOLECULAR' NA GARFOS & LETRAS"
    1 Comment -Show Original Post

    Oscar de Bustos said...
    Cumpre relembrar aqui a informação do Sérgio Micaelo Ferreira, datada de 23/3/2005 (Bustos – do passado e do presente):
    O Nuno Micaelo é natural de Bustos e é filho da Lurdes e do Oscar Micaelo, que tiveram um simpático restaurante logo a seguir à rotunda da Ti Maria, à direita de quem vai para a Mamarrosa e local onde paravam outros mas também bons Colegas.
    Ali se comia robalo fresquinho (ora “quileiro”, ora dos “cabeçudos”), pescado pelo parente Oscar à bóia de correr nas noites frias dos pés de galinha na ponta do molhe sul da Barra.
    E eu que o diga, que também lá fui com ele uma ou duas vezes.
    Sim, eu já fui pescador semi-profissional de robalo!
    O Milton foi testemunha, ainda que dos tempos mais antigos da boca da barra, à pala do barquito capitaneado cá pelo ex-Mestre…

    4:50:17 AM

    (O pedido de desculpa a Óscar de Bustos por ter eliminado o comentário da «folha anterior». Contudo o comentário está anexo ao texto. Altino)

    ResponderEliminar