5 de janeiro de 2006

2005: PERSONALIDADES DO ANO

E entre nós, vila pequenina, qual foi a personalidade que mais marcou o “nosso” ano de 2005?
Não foi o Pároco que continuou ausente da nossa vida cívica, limitando-se em especiais momentos a enviar mensagens. Já entre os líderes políticos ou associativos o nome do Presidente da UDB, Fernando Vieira, torna-se incontornável. Impôs-se com a sua luta pela construção do Parque Desportivo. Personificou a ruptura política do ano fazendo intervenções públicas contundentes e publicando nos jornais múltiplos artigos de opinião. O nosso médico e dirigente desportivo foi a personalidade política mais marcante de 2005. (Há até quem pense que a ele se deve a derrota do CDS.)

Alargando a busca ao conjunto da nossa comunidade outro nome se impõe: Milton Costa.

"Vamos falar com cuidado

Pois há gente que não gosta

E vejam o que aconteceu

Ao Dr. Milton Costa"

"Que por falar as verdades

E por levar a melhor

Teve sérias dificuldades

Com o plano pormenor"

Assim versejava a Cegada de Bustos no passado Carnaval. O Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, o microbiólogo tinha-se transformado em quadra popular. Alcançara o doutoramento na universidade da cidadania, era celebrado como exemplo. Não se calara antes do Tribunal lhe reconhecer o direito a ser livre e ter opinião, não se calou ao longo de todo o ano.
Escreveu e espalhou manifestos, organizou o Fórum, foi um dos principais impulsionadores da homenagem a Carlos Luzio e da edição do livro “Pescador de Sonhos”, esteve sempre activo e presente. Foi a voz crítica, destemida e solitária que mais agitou a nossa pacata existência.

BC

6 comentários:

  1. Então não é verdade, verdadinha, o que o BC escreveu?
    E viva o noticiasdebustos das lutas cívicas, culturais e recreativas!
    E vivam as cegadas do Ti Alves Barbeiro, essa maior fortuna que deixou ao filho Carlos, que também é Barbeiro!
    E vivam os dois Homens do ano, que ainda tem lutas para vencer!
    *
    À atenção da S.ra Vereadora da Cultura, que foi para isso que o Povo a botou em 4º lugar...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:23

    Dois valores, um medico outro cientista, que mais queremos...
    Uma idea: Para o Forum 2006 devemos reconhecer os Bustuenses que mais contribuiram para o engrandecimento da terra em 2005. E dai para diante todos os anos...
    Elio da Povoa & California.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:52

    Não comentei este texto do Belino Costa, porque não estive em Portugal e não podia ver o "Notícias de Bustos".
    Não penso que eu seja qualquer personalidade de Bustos e cada vez mais tenho a impressão que Bustos está nas mãos de políticos que pensam principalmente em eleições futuras. Mais tarde falarei disto.
    Quero dizer neste comentário que o Sérgio Ferreira teve um papel fundamental na homenagem ao Carlos Luzio e na publicação do livro "O Pescador de Sonhos". O Sérgio escolheu os poemas, passou os poemas para computador e esteve envolvido com a tipografia que imprimiu o livro. É justo lembrar isto, porque o Belino não teve conhecimento de todos os detalhes da homenagem ao "Carlitos".
    Milton Costa

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:33

    A publicação de “Pescador de Sonhos”, de Carlos Luzio, não se resume ao conteúdo inserto no comentário anterior do Milton Costa.
    À distância de algumas viagens lunares, recordo-me que a ideia da publicação de alguma poesia do Carlos partiu do Milton, durante uma das sessões de bula-bula ali para os lados da Caneira. [O Carlos Luzio era um dos nossos confrades da tertúlia].
    A primeira filtragem de foi feita por Armor Pires Mota que a seguir seriam “encaminhados” para apreciação de Acílio Gala e publicação, se o executivo assim o entendesse. Entretanto surge o julgamento no tribunal da queixa do Presidente da Junta de Freguesia de Bustos (Pereira) contra Milton Costa. São conhecidos os entrementes. E o ‘grupo do bula-bula’ decidiu publicar o livro, ainda sem título. Entendeu-se que a publicação deveria incluir uma análise feita por alguém com formação em teoria literária. Contactada a Michele Mota, aceitou de bom grado, trocou impressões com o Carlos; seleccionou os poemas, modelou uma estrutura para a sua diversidade e adoptou um título unificador: “Pescador de Sonhos”.... “só não queria dar nas vistas, sérgio!”, respondia a Michele quando lhe pedia um bocadinho do currículum. O João Oliveira produziu uma ilustração para a capa “talvez um dia…”. A Milita Aires, o Milton, o Óscar e o je ajudaram a completar o livro e a publicá-lo.
    Houve mais colaboração mas motivos fora do âmbito da edição não foram acoplados no livro. Outras oportunidades surgirão.
    Um bem-haja para ao Belino e Milton (Costa) por trazer o Carlos Luzio ao nosso convívio. No próximo bula-bula irá fazer parte da ordem de trabalhos.
    Uma pergunta. O Carlos Luzio já foi homenageado no Barrilito?
    Nota 1): A 2 de Outubro, o Carlos foi homenageado por Familiares e Amigos. Decorria o momento de campanha eleitoral para as autarquias. A propaganda partidária ficou à porta da entrada. O Óscar, que era candidato, remeteu-se ao silêncio, nem sequer teve direito a ocupar lugar na mesa de apresentação do livro. Nessa sessão foi dita poesia do Carlos Luzio em português e em espanhol-venezuelano. Alguém na assistência descobriu que Bustos tem um número gordo de “criollos”. Gente que transporta ambiente latino americano, traz outro folclore, outros costumes, merece uma atenção especial.
    Nota 2) O Carlos Luzio – que faleceu no Dia do Turismo, a que se dedicou com todo o ânimo - deixou um acervo de poemas, fotos, filmes ,… Pelo andar da carruagem, o espólio irá perder-se ou irá adormecer em alguma casa museu. Quando chegará o momento de dar vida ao seu espólio?
    (Sérgio Micaelo Ferreira)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo01:13

    As personalidades do ano estão bem entregues. A - Milton Costa também é o detentor do "record" sdo cidadão de Bustos que mais milhas de viajou de avião. Houve ocasiões que vinha a Bustos trocar a mala da roupa. B - O Dr. Fernando Vieira merece ficar com o calhau e placa a assinalar o virtual complexo desportivo do UDB. A '1ª' pedra deve figurar numa alpendre de exposições da propaganda.
    ...
    Na publicação do livro Pescador de Sonhos faltou dizer que teve o apoio da Família. Jágora, Bustos ainda não homenageou Manuel Luzio. Haverá homenagem no dia 18 de Fevereiro?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo09:35

    Parte III E a secção ‘Otra Orilla, Un Mismo Sueño’ dos poemas escritos em espanhol-venezuelano, quem os tratou? A opção da sequência dos poemas, revisão, esclarecimentos, a criação do título e contactos com amigos do Carlos Luzio teve o empenho de V… R…. Meiles, telefonemas, reuniões na Tertúlia Piri-Piri II emprestaram o suporte para a publicação dos poemas escritos na segunda língua do Autor. V… R… tem o seu nome escondido. Daqui envio o meu bem-haja pelo apoio concedido desinteressadamente e em condições adversas. O Carlos teria sido o primeiro a exigir a inclusão do nome V… R… na ficha técnica. Isto dos louros serem entregues só a um, dá origem a flagrantes injustiças. Tento fugir das miragens soezas.[A atmosfera que envolveu a homenagem ao Carlos Luzio em 2 de Outubro, talvez vá merecer uma retrospectiva, a ver vamos ...] Anónimo Sérgio Micaelo Ferreira

    ResponderEliminar