6 de dezembro de 2005

UNIÃO DESPORTIVA DE BUSTOS ESCAPA A PESADA MULTA


UNIÃO DESPORTIVA DE BUSTOS ESCAPA A PESADA MULTA


O último jogo do campeonato das “Escolas” disputado entre o ‘UDBustos’ e o Oliveira do Bairro (0 – 11) durou apenas meio-tempo e mereceu do "comentarista-repórter" uma coluna a desancar nos responsáveis do clube visitado encabeçada pelo expressivo e contundente título “Uma vergonha” publicado no Jornal da Bairrada de 30.11.2005.
Confrontada com a afirmação “de falta de respeito” pelo clube da sede do concelho, a Direcção do ‘Bustos’ diz não aceitar e é a primeira a lamentar que os seus atletas e a equipa técnica não tenham comparecido a tempo de iniciar o jogo à hora estabelecida pelo calendário de jogos.
Vamos aos antecedentes:
1) Na sexta-feira anterior ao jogo, o responsável pela equipa teve problemas do foro particular e não teve possibilidade de comunicar à Direcção a sua ausência, daí o desconhecimento do elenco directivo do que se estava a passar com a equipa dos «escolas».
2) Há a acrescentar a realização de “uma festividade desportiva no Colégio de Bustos”, que retirou alguns jogadores do universo dos convocáveis.
3) Havia quatro “atletas” constipados, segundo o Dr. Fernando Vieira.

Enfim, foi mesmo dia aziago.

No intervalo, o delegado do Bustos contactou os responsáveis do Oliveira do Bairro no balneário do visitantes a expor a hipótese de não haver segunda parte. Que foi prontamente aceite.
O "comentarista-repórter" autor de “Uma vergonha”, ao escrever “mas era bem melhor para os miúdos não terem jogado”, não percebeu que os preliminares do jogo tinham o objectivo de o ‘União Desportiva de Bustos’ escapar à pesada multa de 150,00€ (no caso de haver falta de comparência) … e os dinheiros não abundam pelas bandas do clube da ultra-periferia da sede do concelho.
Sou dos que pensa que o incidente ampliado pelas janelas da informação não irá prejudicar as relações entre os dois clubes.
Os «benjamins» do ‘UDB’ bem podem ser considerados os heróis do dia, pois ao entrarem em campo fugiram ao camartelo da multa e os seus nomes estão aqui, em primeira mão:
Luís Filipe Almeida,
Tiago Ferreira,
Gonçalo Mota,
Miguel Oliveira,
Gabriel Coelho,
Ruben Pato.


Do relatório do jogo, o senhor árbitro escreveu: “O jogo terminou ao intervalo devido à equipa do Bustos ficar com dois jogadores lesionados, ficando assim com quatro jogadores não podendo prosseguir o jogo segundo as leis do jogo”.
Que fica para a outra história do jogo.

E parabéns justos e desportivos aos «benjamins» do OBSC.
(Se o argumentista invertesse os papéis dos figurantes, os repórteres do desporto de Bustos não amachucariam a equipa adversária)

(Sérgio Micaelo Ferreira, adepto da União Desportiva de Bustos e da formação desportiva)

10 comentários:

  1. Anónimo12:52

    Será que os restantes 190 "benjamins" do UDB também estavam "constipados"? De facto há dias aziagos!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:40

    Segundo o que me apercebi pela notícia não foi o reporter do OBSC que amachucou a equipa da UDB, a organização da equipa da casa é que trocidou a equipa de Escolas A, pois, como o v/ artigo de 12.11.2005 indica, além dos 6 corajosos atletas que compareceram ao jogo e dos 4 constipados, ainda existem mais 190. Não foram convocados?
    Espero que os pais dos atletas deste escalão abram os olhos e vejam onde andam os seus filhos, estam crianças merecem mais respeito.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:35

    Caro adepto da União Desportiva de Bustos e da formação desportiva:
    percebe-se a dificuldade que teve, mais de uma semana depois, em trazer este assunto à baila. É, de facto, um valente sapo para engolir, mas terá de conseguir digeri-lo sem atirar areia para os olhos de quem vê mesmo com os olhos fechados.
    Os antecedentes referidos na sua categorizada prosa não justificam a imbecilidade praticada pelos homens que querem agora sair limpos desta garotice à custa da criançada que nada contribuiu para essa página negra do desporto local, e especificamente para o futebol de Bustos.
    Alguém de bom senso acredita que entre sexta-feira e domingo o responsável em questão não teve tempo suficiente para, sequer, fazer um telefonema a visar da sua impossibilidade?
    Alguém acredita que a nimação de uma festa de escola de sexta-feira à noite põe meia equipa de crianças de 10 / 11 anos de molho, ao ponto de estes ficarem impossibilitados de jogar à bola?
    Alguem entende como é que a "universidade" da UD Bustos fica impossibilitada de apresentar uma equipa em campo por causa de quatro miúdos constipados?
    Enfim, foi de facto, um dia aziago, mas para os responsáveis do clube e para os apoderados deste blogue que endeusam tudo e todos os que são da ultra-periferia (mais uma novidade para os paspalhos engolirem?) da sede do concelho(com excepção do Presidente da Junta, como é óbvio!).
    E ainda têm a lata de sacudir a água do capote justificando esse clamoroso falhanço com a invocação da "pesada multa de 150,00 euros" que pagariam por falta de comparência, caso a equipa não entrasse em campo.
    É que se tivessem cabeça para pensar, teriam entendido que o valor da multa não é nada comparado com o trauma que sofreram os miúdos que atiraram para dentro do campo para evitar o pagamento dessa multa; se calhar, só na lavagem do equipamento, na marcação do campo e nas sandes e sumos que no fim desse jogo (que terminou ao ao intervalo graças à boa vontade dos directores do OBSC) deram aos "heróis que salvaram a UD Bustos do pagamento dessa pesada multa" foram gastos mais de 150,00 euros! Não pensem em fazer alguma auscultação pelos bloguers do Notícias de Bustos, porque não deve haver quem falte para pagar 150,00 euros para não ter o azar de ver argumentos tão absurdos e argumentistas tão rascas!

    Façam um favor à comunidade: sintam-se envergonhados da vossa sem vergonhice!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:32

    o último anónimo escreve uma série de barbaridades onde revela os seus maus figados. Deve ser um "garoto" porque se tivesse filhos sabia pela própria experiência que as crianças adoecem sem aviso prévio e de um dia para o outro.
    O mais ridiculo é que invoca o bom senso aquele que não o tem.Já agora não quer explicar o que é isso da ultra-periferia??!!!
    Deixem-me rir.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:54

    Então o dotô e o seu fiel companheiro Oscar, estão tão calados. Também estarão doentes?

    ResponderEliminar
  6. Tem-me faltado tempo para o bloguinho. A UDB e a sua capacidade de gerir tantos jovens futebolistas merece opinião séria e fundamentada.
    Pessoalmente, desconheço o que se passou, mas nada justifica a solução encontrada pelos responsáveis do Clube. Teria sido bem mais digno não comparecer em campo, em vez da "chico-espertice" inventada para contornar a multa pela falta de comparência.
    Ao contrário do samba, que se toca até com uma caixinha de fósforos, o desporto da miudagem impõe melhor organização, espírito colectivo e muito desportivismo.
    Também não entendo o cultivo de ódios pessoais para com outros clubes, caso do Oliveira de Bairro Sport Club.
    Aflorei isso mesmo neste blogue, no meu texto de 19/7, "1º Torneio Internacional de Futebol foi chão que deu uvas".
    Andei com os miúdos das Escolas e depois dos Iniciados durante 4 agradáveis anos, pelo que conheço bem os méritos e deméritos da gestão "vieirista". E reconheço, como todos teremos de reconhecer, que a população local ignora o futebol da miudagem, o que é pena.
    E depois ainda se admiram ou escandalizam com as falhas e erros...
    Então e a vergonha das instalações, com a malta a atropelar-se nos dias de treino, de jogos ou de torneios?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:54

    Até que enfim, o reconhecimento que algo esteve mal. Essa é uma atitude nobre e só quando reconhecemos os erros os podemos emendar. Um grande bem-haja e transmita isso a quem de direito. Deve haver muito mais cuidado a lidar com os jovens, devemos pregar pelo exemplo, se realmente queremos formar gente de bem.

    ResponderEliminar
  8. Só mais uma achega: durante os tais 4 anos vi equipas visitantes perderem por 3-0 por falta de comparência.
    A UDB e em particular o seu Presidente Geral (há responsáveis pelos escalões jovens) têm feito trabalho de gigante, apesar da falta de condições e da dificuldade em manter equipas em todos os escalões. Sobretudo porque há miúdos e jovens divididos por outras actividades lúdicas, culturais e até religiosas (ali para os lados de Vagos a miudagem faltava de vez em quando por causa da catequese; ou então eram os pais a castigarem os miúdos onde mais lhes doía – a prática do desporto que dizem ser “rei”).
    Aceita-se a excepção, até porque não conheço qualquer outra falta de comparência da UDB durante estes últimos 5 anos; o que não se aceita é a aparente habilidade da solução encontrada.
    Agora grave, muito grave mesmo, é a falta de cumprimento da promessa muito antiga da Câmara (gestão Dr. Acílio Gala) em proporcionar instalações dignas a um clube com a dimensão da UDB (ver textos meus e do Milton neste blogue, pelo menos durante Junho e Julho passados).
    A UDB é o 2º maior clube do concelho mas as suas instalações são 3º mundistas.
    Será que é desta que vai?
    Será que o novo executivo vai cumprir a promessa de mais e melhor equilíbrio na distribuição dos dinheiros públicos?
    Estou em crer que sim, atento o perfil dos novos responsáveis e a esperança de que todos tenhamos aprendido a lição da facada nas costas dada ao “dótô” em consequência das eleições locais de 2001.
    Ou será que “quem com ferros mata, com ferros morre”?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:25

    ...jogo (que terminou ao ao intervalo graças à boa vontade dos directores do OBSC)do(anonymus)... da psico colonialista.Afinal, a parte do regulamento que impede a continuação do jogo com quatro jogadores serve apenas para entreter alguns curiosos … da colónia de Bustos.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20:41

    Esta foi à Brasileiro. Depois dos grandes êxitos do futebol infantil propalados mundo inteiro aí veio uma borrada do tamanho de um camião. Parabéns ò Dôtô.

    ResponderEliminar