15 de dezembro de 2005

O BARRILITO DO CÉU

Há dias visitei o Google Earth (http://earth.google.com/) onde podemos ver o planeta através de imagens de satélite. Dirigi-me para Portugal e fui à procura de Bustos. Ampliei a imagem e encontrei o nome de Aveiro e depois Oliveira do Bairro, Vagos, Sangalhos, Oiã. Não vi o nome de Bustos aparecer na imagem, nem o nome da Palhaça, nem o da Mamarrosa ou do Troviscal. Mas não desisti, segui a estrada de Oliveira do Bairro para Bustos, passei pela Póvoa do Forno, o Porto Clérigo (ou Crelgo ou Crelbo), Feiteira e vi aparecer a rotunda da Ti Maria, no Sobreiro.
Já estava em território conhecido e segui para o centro de Bustos. Um pouco adiante parei, entusiasmado com o que via e não me refiro ao “Submundo”. Ali, no cruzamento da Rua Jacinto dos Louros com a Rua do S. João via o edifício onde, de acordo com alguns, funciona o Centro Social do Sobreiro ou, segundo o falecido Sr. Manuel dos Santos (da Barroca), uma das “sedes” da Junta de Freguesia.

Como já se aperceberam estou a falar do famoso restaurante e snack-bar “Barrilito” que pertence ao amigo Agostinho Pires. É ali que se juntam “as pessoas mais distintas de Bustos” como eu próprio, o Amândio (Menino Jesus) Ferreira, o Mário Justiniano, o Humberto (Chico) Reis Pedreiras, o Mário Canão, os irmãos Mário e Carlos Canão, o Mário Grangeia (Chico da Carne), o Belino Costa, o Oscar Santos, o Sérgio Ferreira, o Virgilio e Diamantino Ribeiro, o António Sá, o António Romão (da Póvoa), o António Romão (da Azurveira), o Gil (da Cluna, aliás Coluna), o Ferreira, o Manuel Fabiano, o Mário Graça, o Jó Duarte, o Adélio e Mário Santos (da Barroca), o Mário Pires, o Alberto (Caçalho) entre muitos outros.

É no Barrilito que, ao fim da tarde, podemos falar um pouco com os amigos, comer um petisco e beber um copo de vinho tendo a simpática supervisão do Agostinho. Notem que só mencionei nomes de homens porque, na verdade, raras mulheres vi por lá. Lembrei-me disso quando recentemente estive em Jerusalém para participar numa reunião da Federação Europeia de Microbiologia (que inclui Israel). Em dado momento fui a um café na cidade velha frequentado por palestinianos. Estava acompanhado pela Presidente da Federação que me perguntou se não notava alguma coisa estranha.
Olhei em redor com toda a atenção. Os homens, alguns deles com roupas tradicionais, fumavam cachimbos de água e bebiam café turco ou chá, enfim nada de especial tendo em conta o local. Respondi que não via nada de estranho e ela espantou-se dizendo: “ Então não vês que tirando eu só há homens. É a tradição muçulmana, os cafés palestinianos são só frequentados por homens porque as mulheres ficam em casa.”
Confesso, fiquei um pouco envergonhado por não ter notado a ausência de mulheres no café, mas nada disse. E ainda menos referi a “tradição muçulmana” de Bustos, lembrando-me que alguns cafés da minha terra são quase exclusivamente frequentados por homens, pensando no Barrilito onde muito raramente entram mulheres, e quando entra uma logo alguém dá o alerta avisando os amigos para não dizerem palavrões.

Mas voltemos à nossa viagem vista do céu. Em volta do Barrilito descobri, por exemplo, a carrinha do Chico da Carne parada em frente da casa e descobri, estacionado ao lado do snack-bar, um automóvel branco. Parei ali, estava perante uma visão capaz de provocar o meu espanto. O carro branco só podia ser o Renault do Chico Pedreiras, o satélite espião tinha apanhado o Chico com a boca na botija…


Segui em frente pela Rua Jacinto dos Loiros e concluí que a imagem de satélite não era recente, o Largo da Igreja aínda não tinha sido transformado em Praça Vermelha. A foto deve ter sido tirada por volta do meio-dia, provavelmete no Verão porque as árvores têm folhas muito verdes. Não vi o carro vermelho do Sr. Manuel Luzio (que tratava constantemente de todos os assuntos da freguesia) estacionado ao lado da Junta, presumo que teria ido a casa almoçar, e não estava à espera de ver os automóveis dos outros membros da Junta que pouco lá vão. É também possível que a imagem tenha sido tirada a um sábado mas, seguramente, nunca ao domingo, pois o Barrilito está fechado ao domingo e assim o carro do Chico não teria sido fotografado.
É impressionante o que se pode ver nas imagens de satélite no Google Earth, é fantástico como podemos viajar pelos locais mais próximos ou mais recônditos do mundo. O que me deixou a pensar nas imagens dos satélites militares dos Estados Unidos. Esses observam tudo tão pormenorizadamente que até são capazes de dizer: “Coisa estranha, o Chico hoje não fez a barba!”

Milton Costa

6 comentários:

  1. Este texto do Milton é dum gozo impagável! Duma profundidade inimaginável, política (e de que maneira!), social e intimamente falando!
    É o mundo, é o concelho, é Bustos, em todos os seus explendores, grandezas e pequenas misérias!
    São os "eus", os "nós", os "eles".
    Os elos e os alos!
    Os afectos e os desafectos!
    Os amores e os desamores!
    As paixões e nenhuns ódios!

    Queremos o Barrilito classificado como património de interesse municipal!
    Exijamos do novo PC (Pres. da Câmara, quiz dizer) e da Vereadora Laura Pires (meio sangue bustuense) subsídios à exploração! E apoios materiais e imateriais às actividades culturais barrilísticas!
    Com inaugurações, discursos e outras manifestações de progresso e de cultura, sempre e também com a presença da Dra. Leontina, vereadora sem pasta (mas com pasta)!
    E desculpa lá, ó Milton, o teu primo Dr. Acílio Gala é meu convidado de honra e sempre são mais uns cobres.
    E o nosso PJ, o amigo Pereira, está institucionalmente convidado.
    Vais ter de engolir 2 sapos vivos, meu malandro!
    Nem que previamente tenhas de depositar um ramo de cravos vermelhos na campa do Álvaro Cunhal, em jeito de catarse!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:07

    Caro Oscar,
    Já visitei os túmulos de muitas pessoas. O último foi o de Dante Alighieri e da família Cabral em Belmonte (os antepassados de Pedro Álvares que foi ao Brazil em 1500). Até comprei vinho Kosher (aprovado para consumo judaico) da Adega Cooperativa da Covilha com rótulo "Terras de Belmote" que saboreàmos no Barrilito (não comemos pica pau de carne de porco nem camarões, nem lulas, nem polvo, nem cricos neesa ocasião).

    Também já visitei a campa de Catarina Eufémia, mas nunca vistei a campa de Salazar e não sei onde está sepultado Álvaro Cunhal.
    Talvez me possas dizer onde se encontram os restos mortais de Álvaro Cunhal para eu lá poder ir, um dia. Milton Costa

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:24

    Milton Da Costa, quando visitares a sepultura de Álvaro Cunhal, não te esqueças de trazer meia dúxia de garrrafas da Crimeia, para que seja possível distribuir pelos distintos tertúlios da Central, “O Barrilito”. Na falta desta “pomada”, podes substituir pelo branco-genuíno do Óscar Lenine Carter Dos Santos, colheita 2005 dC.
    A «sede» da Freguesia localizada no sítio da portagem para o S. João (do toledo, propriamente dito) acolhe bem mais distintos colaboradores. Além dos naturais naturalizados imigrantes emigrantes esqueceste os distintos membros da brigada de pesquisa de famosos girinos lá pelas bandas de Cacintoso. O Barrilito é um altar universal onde têm sido imolados alguns «ensopados» e onde o Chico Humberto repetiu o milagre das rosas, numa tarde de nevoeiro.
    (sérgio micaelo ferreira)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:21

    “Queremos o Barrilito classificado como património de interesse municipal![1]
    Exijamos do novo PC (Pres. da Câmara, quis dizer) e da Vereadora Laura Pires (meio sangue bustuense)[2] subsídios à exploração! E apoios materiais e imateriais às actividades culturais barrilísticas!”[ Óscar dixit.] ………………………
    ………………………………………………………………………………………………………………….
    O generalizado aplauso à opinião expressa por Óscar de Lenine y Carter Dos Santos com duas notas discordantes:………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
    [1] Eu, Sérgio da +, de Águeda, de Bustos e de santa maria de todo o mundo, sou o 1º e único subscritor do abaixo assinado da petição de repúdio à proposta subscrita por Oscar de Lenine y Carter de los Santos e exigir que ‘O Barrilito’ – o altar de imolações de «Ensopados» e de distintas emulações locais e sede oficiosa de tertúlias de povos do indefinido território da freguesia – fique sujeito á espada de Dâmocles do património enganosamente dito “de interesse municipal”.
    Três argumentos da contestação: 1) O Barrilito seria excluído do triângulo turístico de Bustos (Praça Vermelha, SUBMUNDO, Barrilito) - o que provocaria um forte decréscimo de visitantes-consumidores.
    2) O reservado para merendas com «má-língua» seria eliminado.
    3) E por último, seria impedida a fixação de placas com engenheiros, doutores ou bacharéis (tanto ao gosto de Jorge Amado e mais tarde mal copiado por “Terras de Bairos”). …
    [2] Óscar de Lenine y Carter Dos Santos tem algo contra as ligações familiares a Bustos de Leontina Novo e de Acácio Albuquerque,vereadores, primus inter pares, do colégio da Câmara Municipal?
    (sérgio micaelo ferreira)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo00:48

    Como vocês se divertem !!! E como eu me divirto com as vossas diatribes...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:07

    O Barrilito só é frequentado por distintos? E os disbrancos?

    ResponderEliminar