5 de novembro de 2005

ANTÓNIO VICENTE–TUNO–POETA–MÉDICO–CIDADÃO ILUSTRE

Troviscal, 11.11.1904
Aveiro, 5.02.1980
Repousa em Mira.
*
SilasOGranjo, após aturada e demorada pesquisa, desvenda mais um segredo escondido na arca dos silêncios cerzidos pela incúria com origem indeterminada, oferecendo ao leitor um documento onde atesta o estudante de medicina António Vicente ter sido membro da Tuna Académica da Universidade de Coimbra na década de 1920(?), onde tocava Bandolim.

António Vicente[1], tertuliano e poeta da “Plêiade Bairradina” era amigo do padre Acúrcio Correia da Silva, (foi médico-assistente dos “derradeiros momentos da vida do padre-poeta”), exerceu Medicina em Bustos aproximadamente durante 40 anos. Colaborou em periódicos regionais.

Tinha consultório e residência no Palacete do Visconde. Ainda se recorda a sua praxis de samaritano.

Tem cabimento, mais que justo, a recolha da sua escrita dispersa por jornais, já que a produção inédita acumulada durante anos não será possível detectar, “porque sua viúva, ao que parece, tudo decidiu destruir”[2].

António Vicente também foi perseguido pelo anterior regime. É Arsénio Mota que atesta: " O parentesco, no ambiente do regime de Salazar, não permitiu a sua aprovação em concursos que disputou para lugares do funcionalismo concelhio, apesar das altas classificações obtidas no seu curso e de ser pessoa reconhecidamente honrada."[3].

Quando chegará o momento de libertar António Vicente do escuro e pesado manto do esquecimento? …
[3] Arsénio Mota, Figuras das Letras e … (a foto que encima a deliciosa oferta de SilasOgranjo foi copiada deste livro)
Sérgio Micaelo Ferreira





1 comentário:

  1. Em 1947, o Dr. António Vicente foi proposto para Presidente da Concelhia da Oposição. O Dr. Carlos Pereira barafustou com a opção.

    ResponderEliminar