27 de outubro de 2005

PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITOU CONCELHO

Durante a manhã de hoje e após ter inaugurado a Escola Básica e Integrada de Oiã, o Dr. Jorge Sampaio deslocou-se ao Troviscal, onde começou por inaugurar o Pólo de Leitura, local aproveitado para a entrega do prémio “Arca dos Contos” à Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. De seguida, ainda em terras troviscalenses, inaugurou o controverso Museu de Etnomúsica da Bairrada.
Seriam umas 13 horas quando pudemos assistir ao descerramento do Monumento ao Universalismo Português, ali na envolvente sul dos paços concelhios, obra última do dr. Acílio Gala e verdadeiro espelho da sua vontade, querer e postura, erguida “contra ventos e marés”, como ele próprio afirmou.

A grande surpresa do momento esteve na presença de D. Ximenes Belo, Bispo de Dili, a quem coube a honra da monumental benção, surpresa que muito agradou ao Presidente de todos os portugueses, como este fez questão de anunciar no seu discurso no salão nobre dos Paços do Concelho de todos nós.

O 1º discurso coube ao Dr. Acílio Gala, que enalteceu o enriquecimento trazido para as áreas da educação e da cultura com as obras inauguradas. O discurso agradou, pareceu-me, se calhar porque a hora era de tudo menos de afiar as espadas.
A presença na 1ª fila de Mário João Oliveira, recém eleito Presidente da Câmara e que amanhã é empossado, foi especialmente realçada pelo Dr. Jorge Sampaio, cuja intervenção se centrou na causa da educação.
A antecedê-lo, usou da palavra o prof. Ariano Moreira, um mestre incontestado do direito internacional público. Registo o início da sua intervenção escrita: “Ninguém escolhe a Nação em que lhe acontece nascer, mas é um acto de liberdade decidir ficar”.
Foi interessante ouvi-lo dissertar sobre geo-política. O teor da sua intervenção merece destaque e pode ser consultado
aqui.
*
Oscar de Bustos

5 comentários:

  1. Anónimo23:24

    Parabéns por mais este trabalho de reportagem-comentário para o «teu» Notícias de Bustos. O Presidente da Câmara, Acílio Gala" termina o seu mandato com pompa. Muito bem. Sai pela porta grande. Até com a inauguração de mais um pólo de leitura em terras dos sul concelhio, que por acaso é no Troviscal. A Biblioteca Fixa nº 26 (de Bustos) foi esquecida mais uma vez. Chama-lhe Pólo de não sei quê. Mas retomando as cerimónias de hoje ... Uma bela junção de personalidades. O Presidente Sampaio trouxe as solidariedes fraternas em liberdade; Adriano Moreira, um ilustre pensador que melhor conheceu e estudou a problemática de África portuguesa da tardia-autodeterminação. E D. Belo, um dos estrategas da independência das esquecidas e remotas terras do sol nascente da meia ilha de Timor. Três vértices do universalismo protuguês, que faz atirar para a penumbra o universalismo da conquista, exploração, escravatura e da ocupação. (srg)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo08:41

    Para quem contestou tanto este monumento em assembleia municipal como foi o caso dos parlamentares do PSD e PS foi curioso ver que estes partidos estiveram bem representados na inauguração. A isto costuma-se chamar falta de espinha dorsal. Mudam-se as moscas mas a M é a mesma.

    ResponderEliminar
  3. As discordâncias são legítimas, sobretudo quando o monumento nasce duma imposição pessoal, sem escutar opiniões e ponderar equilíbrios. Da minha parte, a discordância teve que ver com o facto do Dr. Acílio Gala ter aproveitado para atropelar a pretenção do monumento aos antigos combatentes das ex-colónias, exigência bem mais antiga.
    O ex-Presidente não só deturpou a pretensão antiga do monumento aos ex-combatentes, como, em simultâneo, avançou com o "seu" monumento ao universalismo, assim fazendo tábua rasa dos insistentes pedidos da oposição (e eu que o diga).
    A discordãncia não está na obra feita, mas na forma como nasceu.
    E discordar não significa hostilizar, ignorar, ou "torpedear", como o Dr. Gala tantas vezes fez ao longo dos seus mandatos.
    Acabou um ciclo de mandatos com muitos e alguns grandes méritos, mas em que o autismo e a teimosia cega foram a regra.
    Nem o PS nem o PSD podem virar as costas ao trabalho deixado.
    Agora, importa é saber o que as actuais oposições (CDS e PS) farão às "obras" do partido no poder.
    Como importa saber a postura do actual executivo e dos seus deputados na Assembleia Municipal.
    Cumprir-se-á a democracia representativa?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:54

    O anónimo ressaiviado contra-ataca.
    Tanta raiva, tanto desespero, tanta frustação! ´
    Ó homem tome Prosac! Vá ao médico.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:50

    Quero lembrar ao Sérgio que o Acílio Gala saíu por uma porta muito pequena durante a última Assembleia Municipal em que disse coisas nunca podia ter dito e que muitos ouviram. Foi concerteza o momento mais baixo do ex-Presidente da Câmara. Todo a gente em Oliveira do Bairro deve já saber o que ele disse. Eu, por decoro, não vou transcrever aqui as suas palavras. Lembremos também que existe um grave problema em relação ao André Granjo que alguns anónimos das "Notícias de Bustos" tentam deturpar. Vamos esperar, provavelmente muito tempo, pela resolução judicial do problema que vai trazer muitas surpresas sobre o funcionamente da Câmara de Acílio Gala. O meu primo Gala, saiu portanto por uma porta pequena e aínda bem que saíu. Espero só que o próximo Presidente da Câmara tenha uma atitude muito diferente (estou convicto que sim) e que escute aquilo que os munícipes dizem.
    Milton Costa

    ResponderEliminar