13 de outubro de 2005

PETIÇÂO AO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE BUSTOS

PETIÇÂO

"Rossio da Póvoa", dia 13.Outubro.2005 (quinta-feira)

Ex.mo Senhor Presidente[1] da Junta de Freguesia de
Bustos

Considerando que
a) Arsénio Mota, escritor e bairrista, foi o promotor da criação da Biblioteca Fixa nº 26 da Fundação Calouste Gulbenkian nos idos anos de 1960, mais propriamente em 18/02/1961, o Dia da Freguesia de Bustos
b) Arsénio Mota publicou o seu primeiro livro de poesia – “O Canto Desconforme”, Coimbra, em 1955, pelo que o meio século de escrita publicada em livro é festejado e registado para memória futura numa compilação organizada pelo seu companheiro e amigo de lutas comuns, Serafim Ferreira.
c) A Junta de Freguesia de Bustos, a pessoa de V. Ex.ª, adquiriu à Editora Campo das Letras determinado número de exemplares - 100 - do referido livro de Homenagem a Arsénio Mota e que o peticionário aplaude (ii).
d) O senhor Presidente da Junta já iniciou a distribuição de exemplares por entidades particulares.
e) A “Biblioteca” de Bustos ainda não possui qualquer exemplar.

Perante os considerandos expressos, solicito
a V. Exª, senhor Presidente da Junta de Freguesia de Bustos, que se digne entregar ou mandar entregar um exemplar do referido livro na “Biblioteca” e no Colégio de Bustos (que é tão só o maior estabelecimento de ensino do concelho).

Pede deferimento.

Uma ressalva, para esclarecimento.
Não estou directamente interessado em consultar o exemplar solicitado, já que mão amiga de bem longe me fez chegar o livro pela via postal. (A verba atribuída à Freguesia de Bustos correspondente ao número dos seus recenseados, não foi minimamente beliscada com o exemplar que me foi enviado)

Sérgio Micaelo Ferreira


[1] Em tempo.
a) Os meus parabéns pela vitória eleitoral em Bustos.
b) Para melhor conhecer parte do curriculum de Arsénio Mota, envio o sítio onde pode consultá-lo: http://bustos.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_04.html%20de%2025.04.2005.
c) Acredito que a próxima Homenagem a Arsénio Mota em Bustos vai ser de arromba e marcará o arranque da actuação da nova junta de freguesia.
d) Quando estiver com o Senhor Presidente (cessante) da Câmara Municipal peça-lhe a placa da Biblioteca que um dia saiu de Bustos e foi para Oliveira do Bairro - [mas, por favor, diga-lhe de modo a que o Senhor Presidente da Câmara não fique irado].
(ii) Para evitar qualquer interpretação que pudesse induzir a existência de um pequeno laivo mercantilista na mente do Homenageado, foi produzida a alteração.

6 comentários:

  1. Anónimo11:38

    Lamento, mas tenho que corrigir Altino quando escreve nos seus considerandos:
    «c) A Junta de Freguesia de Bustos na pessoa de V. Ex.ª ter adquirido determinado número de exemplares do referido livro de homenagem a Arsénio Mota e que aplaudo.»
    Ora isto não é verdade (e o pior é que o pode parecer!). De facto, a Junta não adquiriu a mim os exemplares do livro. Eu não vendo livros, como Altino sabe! A Junta apoiou, sim, a edição então em projecto; em troca a Editora combinou entregar-lhe cem exemplares para ofertas em Bustos. É, portanto, a Editora que factura, vende e recebe. Eu nada tenho com isso, embora tenha intervindo como interlocutor no assunto.
    E é para mim imensamente triste ter de registar aqui este esclarecimento. -- Arsénio Mota

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:24

    Em relação ao abespinhado comentário do Sr. Arsénio Mota sobre a aquisição dos livros pela JFB, e sem ter a ver nada com isto, parece-me haver um elementar erro de leitura: nem se diz que os livros foram adquiridos "a Arsénio Mota" (a homenagem que o livro contém é que é a Arsénio Mota) nem o autor do texto é Altino.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:22

    Arsénio Mota responde: erro de leitura? Não. É só ler: «A Junta adquiriu uns tantos exemplares... a Arsénio Mota». Veja: adquiriu a quem? Depois, é Altino quem assina o texto em foco. Lamento tanta trapalhada, inútil e desgostante. E o anónimo declara-me «abespinhado». Pudera! Por menos afina ele!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:13

    O anónimo que afirma que o comentário de A.M. é 'abespinhado' ou é o 'owner' do blog ou é o autor do texto - pois afirma na sua inserção - "nem o autor do texto é Altino", o que faz adivinhar que esteja por dentro do processo de publicação de artigos no blog.
    Uma vez que é Altino quem colocou o artigo no blog, (pelo menos assim parece) a plateia agradece que comente afinal de quem é a autoria da petição.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:43

    Abiblioteca de Bustos já tem o livro? Eu queria consultá-lo. Arsénio Mota é um senhor da escrita e não pertence à ermida que foi derrubada, merece uma justa homenagem na sua terra.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:53

    O Livro já se encontra à venda nao mercado livreiro?

    ResponderEliminar