18 de outubro de 2005

A IGREJA. OBRAS PARA QUE TE QUERO ...

A igreja de São Lourenço de Bustos – que se encontra em estado de degradação – é um imóvel de referência na arquitectura monumental, só que ainda não mereceu o despacho para a realização de estudo credenciado que atestasse o «interesse público» do edifício.

Está a ocorrer a análise do orçamento de estado para 2006 e pelo que se (des)conhece se não está inscrita qualquer verba para a conservação deste templo.

Ora, se a classificação de «interesse público» estivesse averbada, a Comissão Fabriqueira e a própria Junta de Freguesia de Bustos poderiam ter exercido pressão para que os próximos orçamentos (geral do Estado e das Autarquias) cativassem verbas para as obras inadiáveis .

Também não se compreende que o projecto das recentes obras de “urbanização(?) – requalificação” da Praça Vermelha não tenha contemplado a conservação da igreja. O cerne da zona ficou de lado. Coisas da burocracia.

Segundo conversa breve, o Padre Arlindo Valente está actualmente a enfrentar dois combates: a restauração do edifício-igreja e a conclusão das obras sociais no gigantesco complexo.
A demolição da casa paroquial será uma realidade, logo que o complexo esteja concluído, disse.
O demolimento será o maior acontecimento na requalificação da zona envolvente da Igreja, restituirá grandeza ao monumento e firmará perenidade do P.e Arlindo Valente. Anseia-se que o Mural de XCosta na parede sul saia do esconderijo.

A igreja de Bustos ultrapassa a fronteira da confissão católica. Muitos cidadãos fora desta tribo contribuíram para a sua construção. Por certo, também haverá ajudas indiscriminadas para a sua restauração.

É tempo de se olhar para a igreja de São Lourenço de Bustos como sendo o principal e destacado monumento de Bustos. Do seu recheio ou decoração constam obras que pontificam nas Belas Artes, através dos seus autores.
Apesar da amputação, a zona envolvente que foi sujeita, a Igreja de São Lourenço de Bstos merece ser vista através da objectiva da Arte.

Sérgio Micaelo Ferreira, Rossio da Póvoa

1 comentário:

  1. Anónimo11:38

    O estacionammento pertence à igreja? Aqui está um bom serviço público.

    ResponderEliminar