5 de outubro de 2005

DUAS ESTÓRIAS POPULARES


Isso resulta?!


Quando o padre António Henrique Vidal se empenhava na construção da nova igreja de Bustos foi à Califórnia, Estados Unidos, colectar donativos dos conterrâneos emigrados e vizinhos. Um dos visitados foi Alcides Freitas, em Carmichael. Aconteceu que, uns dias depois, tornaram ambos a encontrar-se, por acaso, no aeroporto de San Francisco. E Alcides, vendo no terminal um outro bustuense, Pedro Martins, filho do Catroxo, do Sobreiro, apontou-o ao sacerdote.
- Ele é muito rico. Tem uma ilha só dele, com mais de dez quilómetros de extensão, e milhares e milhares de cabeças de gado!
O padre Vidal olhou. Vestia como o cowboy que era, chapéu largo, jaqueta e botas a condizer. Imediatamente se aproximou do homem, apresentou-se e pediu o donativo para a obra. Justificou: todos os domingos diria uma missa por alma dos pais de Pedro Martins e de todos os seus parentes falecidos.
Polido, irrepreensível, e até com a expectativa de quem encontra algo prometedor, como antegozando já a maravilha, indagou do padre:
- E isso resulta?!
- Claro que sim - respondeu, convicto, o padre Vidal. - Vou rezar!
À expectativa juntou-se então uma esperança. E o homem respondeu, sério e polido:
- Então você vá e reze e depois, se resultar, diga-me que eu mando-lhe logo um cheque!

Alcides recordou a peripécia recentemente, entre amigos, para os convencer de que até um cowboy nascido no Sobreiro podia ensinar diplomacia aos diplomatas!


Vacas diferentes


Naquele tempo havia muitas vacas por aqui. Os donos levavam-nas pela soga ao toiro na altura certa e a reprodução acontecia. As cópulas eram rápidas, vacas e donos pouco tardavam para se completar o serviço. Mas naquele dia o casal de noivos teve necessidade de esperar. E as vacas foram chegando ao toiro, uma, duas… até oito. Então a rapariga não se conteve, virou-se para o rapaz:
- Eu não te dizia?!
O rapaz fez uma cara interrogativa. Não entendia.
- Viste? Oito vezes!
A rapariga voltou-se para o Catroxo, dono da casa:
- O seu toiro faz isto todos os dias?
- Pois faz – confirmou o homem.
- Estás a ver?! - festejou a rapariga, triunfante.
- Espera aí! – interveio o noivo. – Isso não é tudo! Diga-me lá, ti Catroxo, o toiro cobre uma única vaca?
- Oh, não! Cobre vacas diferentes…
- Estás a ver?! – defendeu-se o rapaz, aliviado.

Arsénio Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário