18 de setembro de 2005

NOTíCIAS DO BRASIL

Por vezes chegam-nos mensagens em busca de informações. Foi assim que no passado mês de Agosto, através de um comentário, nos chegou o seguinte pedido:

“Sou de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, no Brasil. Meu nome é Éder Simões. Cheguei ao seu blog através do Google, em busca de informações sobre Oliveira do Bairro, Bustos, Azurveira, o endereço que meu avô colocava em suas cartas para a família, aí em Portugal. Seu nome era Manuel Simões Loureiro. Ele veio para cá no final do século XIX e nunca mais voltou a Portugal. Uma de suas irmãs foi casada com um senhor cujo sobrenome era Rito Novo. Estou em busca de informações sobre pessoas da família que ainda morem aí na região. Poderia me dar alguma indicação? Algum endereço de blog de Azurveira? Ficaria muito agradecido por qualquer ajuda que me pudesse prestar.”

Recentemente Éder Simões enviou-nos mais pormenores sobre os familiares bustuenses:

“Meu avô nasceu em 1880 e veio para o Brasil, segundo me disse, com 16 anos, ou seja, em 1896, em companhia de um primo, de que nunca tive qualquer notícia. A razão de sua vinda foi exactamente a orfandade em que ficou com a morte do pai, e a miséria em que certamente passou a viver sua mãe e as duas irmãs. Através da Internet, pedindo os registros de Simões Loureiro no Google, vi que por volta de 1900 um certo João Simões Loureiro emigrou de Azurveira para os Estados Unidos. É possível que o grupo familiar fosse maior e que tenha se dispersado pelo mundo por força da emigração. A padroeira da localidade é Nossa Senhora dos Emigrantes, não é isto?... Como já lhe disse, uma das irmãs de meu avô se casou com Manuel Rito-Novo. Sei que este Manuel serviu no Exército Português em Angola, durante a I Guerra Mundial. Depois disto, veio ao Brasil, ficando hospedado em casa demeu avô, em Rio Acima, aqui perto, durante algum tempo. Essa família Rito-Novo ainda existe por aí? Penso ir a Portugal em algum momento. Se for, irei visitar Bustos e Azurveira em busca de mais informações. Mas gostaria de receber outras novidades antes disto, se por acaso lhe chegarem às mãos.”

Entre os nossos leitores haverá alguém que possa ajudar Éder Simões a localizar os seus antepassados?
Quem tiver informações pode divulgá-las nos comentários ou enviar um e-mail (bustos@sapo.pt) que será devidamente reencaminhado para o Brasil.

Entretanto podemos conhecer um pouco de Éder Simões que, assinando como Tristão, dinamiza um blog (http://sarapalha.blogspot.com/) que merece uma visita atenta. O Éder Tristão não só divulga o que há de melhor na literatura brasileira e portuguesa como escreve, e muito bem, como se comprova no texto que publicamos mais abaixo.

b.c

Sem comentários:

Enviar um comentário