13 de julho de 2005

A “TRAIÇÃO” DO “AMIGO PEREIRA”

“NA HORA DA VERDADE ELE FOI EMBORA”
Li a notícia publicada no Jornal da Bairrada de 7 de Julho sobre a intervenção do Presidente da União Desportiva de Bustos (UDB), Fernando Vieira, na última Assembleia Municipal onde este manifestou a sua desilusão com a atitude do Presidente da Câmara, do Vice-Presidente da Câmara e do Presidente da Junta Bustos em relação à UDB. Não fiquei surpreendido com a notícia porque o Presidente da UDB tinha dito sensivelmente o mesmo no dia anterior, na Assembleia de Freguesia de Bustos, onde pediu ao Presidente da Assembleia, José Manuel Domingues, que encetasse esforços no sentido de pedir à Câmara uma verba adicional para a construção do novo Campo de Futebol da UDB. Na mesma altura Fernando Vieira também pediu ao Presidente da Junta, a quem chamou de “amigo Pereira”, que renunciasse à sua recandidatura à Junta de Freguesia de Bustos se a Câmara não disponibilizasse tal verba.
Em resposta o Presidente da Assembleia de Freguesia prometeu escrever à Câmara e pediu ao Presidente da Junta que se pronunciasse sobre aquilo que ele pretendia fazer. O Presidente da Junta corou, olhou para uns papéis e não dissse uma palavra. O Presidente da Assembleia de Bustos, não sendo um político profissional, cometeu um enorme erro ao perguntar ao “amigo Pereira” o que pretendia fazer sobre o problema de falta de verbas para a construção do novo campo de futebol. Sem querer desferiu um duro golpe na credibilidade do Presidente da Junta, que nunca se manifestou publicamente contra qualquer decisão da Câmara, mesmo que retirasse verbas ou obras a Bustos.

Fernando Vieira vendeu a alma ao Diabo e perdeu; este homem nunca pertenceu ao partido da Câmara e da Junta (pertencia a outro partido), admite que aceitou candidatar-se à Assembleia Municipal para que o Campo de Futebol da UDB fosse construído. Descobriu agora que o Presidente da Câmara faz promessas hoje que esquece amanhã.
Neste caso considero que Fernando Vieira e a UDB têm toda a razão em estarem ofendidos. Penso, no entanto, que a Câmara não vai abandonar o “amigo Pereira” na sua senda pelo poder (a Freguesia agora e a Câmara daqui a quatro anos). Antes das eleições, provavelmente, a Câmara ainda vai dar verbas adicionais para a construção do campo de futebol, mas mesmo que o faça não irá recuperar a credibilidade e dignidade neste caso.

O Presidente da UDB até chamou traidores ao Presidente e Vice-Presidente da Cãmara. Eu, que nunca cheguei a dizer directamente uma coisa dessas no meu texto sobre o Plano de Pormenor, fui julgado com a acusação de ter difamado (ou desonrado) o Presidente da Junta de Bustos.
Referindo-se ao Presidente da Junta, Fernando Vieira disse: “Na hora da verdade ele foi embora”. Ele não foi embora porque, verdadeiramente, ele nunca esteve com o povo de Bustos. As pessoas percebem é que ele continua a tentar subir na sua escalada pelo poder (os tais “...voos mais altos” de que falou em Assembleia Municipal o Advogado dele e deputado desta Assembleia, Jorge Mendonça). Aos olhos de muitas pessoas essa é a única razão que explica ele nunca ter votado na Assembleia Municipal contra a Câmara quando se tratava de defender Bustos.
Dizem que eu impedi que o “amigo Pereira” fosse candidato à Câmara em Outubro próximo, pelo que lhe terão oferecido como “prémio” o terceiro lugar nas listas das últimas eleições Legislativas. O resultado foi a derrota do seu Partido, em Bustos e no concelho.

Na entrevista ao Jornal da Bairrada, Fernando Vieira também diz: “Quando ele (o amigo Pereira) se sentiu ferido na sua integridade, nós estivemos lá a dar-lhe apoio e agora como paga, recebemos o desprezo”. Fernando Vieira refere-se ao meu texto sobre o Plano de Pormenor do Sobreiro e à revolta do povo do Sobreiro contra tal Plano. Infelizmente o Jornal da Bairrada censurou o resultado do julgamento em que o Juiz disse que ficou “essencialmento provado” o que eu tinha escrito. Ou seja, ficou provado que o “amigo Pereira” esteve envolvido na elaboração do Plano desde 1997, assim como ficou provado que foi um dos grandes beneficiados com esse Plano. Na altura o “amigo Pereira” era o potencial candidato à Câmara e não interessava ao jornal divulgar a notícia. Agora, o mesmo jornal, divulgou a sentença do patrão da “Só Argilas”, que foi condenado por ter difamado o Vereador Fernando Silva, porque lhe interessava defender a Câmara.

Fiquei magoado por saber que o Presidente da UDB e, se calhar, os outros membros dos corpos directivos do futebol de Bustos, apoiaram o “amigo Pereira” e pensaram que eu era culpado de mentir e difamar. Espero que tenham aprendido que eu não minto.
Há traidores à solta, mas eu não sou um deles. Acho vergonhoso que tenham faltado à promessa de construir à UDB um novo campo, sobretudo sabendo-se o enorme peso que teve o apoio político do Presidente do nosso Clube.
Será que Fernando Vieira e a UDB foram também traídos durante o lançamento da “primeira pedra” do novo campo de Futebol? Onde estão gravados os nomes do Presidente da Direcção e/ou o do Presidente da Assembleia da UDB? Será que é proíbido lembrar pessoas de Bustos?

Um cidadão de Bustos perguntou-me há tempos porque é que eu escrevia textos a criticar o “amigo Pereira”. Disse-lhe que eu não critico, digo a verdade, e perguntei-lhe se ele alguma vez esteve sentado no banco dos réus durante sete sessões dum julgamento por ser acusado de praticar um crime que não cometeu. Ele disse que não. Perguntei-lhe a seguir o que faria ele se estivesse no meu lugar. Ele respondeu-me, mas eu não devo divulgar essa resposta. Não sou vingativo ou pelo menos não sou tanto quanto o “amigo Pereira” que me levou a Tribunal por dizer a verdade. Se eu fosse vingativo tinha-o metido em Tribunal por falsas declarações perante o Juiz. Se fosse como ele já tinha feito uma denúncia ao Ministério Público por falsas declarações. É que o “amigo Pereira” mentiu o suficiente para eu ter sido aconselhado por vários Advogados e outros, a denunciá-lo. O “amigo Pereira” deve saber que este tipo de crime (a falsidade de depoimento), dá uma pena de prisão até 3 anos e é por isso mesmo que só cai no esquecimento da lei ao fim de cinco (5) anos...

Eu pertenço ao povo de Bustos, gosto da minha aldeia, gosto da UDB (fui Presidente da Assembleia Geral nos anos difíceis, acompanhado pelo meu amigo Óscar Aires, numa altura em que poucos queriam dar a cara) e admiro a dignidade e o trabalho dos actuais membros directivos da UDB.
Gostava que pessoas com honra e dignidade continuassem, como antigamente, a trabalhar por uma Aldeia que merece ser amada e defendida, pelo grande respeito que nos merecem os nossos antepassados, que fizeram de Bustos uma terra diferente das outras.
Não chamo traidor a ninguém, mas desafio o actual Presidente da Junta de Bustos a meter-me novamente em Tribunal, por qualquer coisa que eu tenha escrito que não seja verdade. Como disse Jesus de Nazaré, “a verdade libertar-vos-á”. Pois a verdade libertou-me e irá sempre libertar-me.
Finalmente, prometo que não irei falar do meu julgamento nos próximos textos. Há outras coisas para dizer tão mais interessantes quanto esta deslealdade para com a UDB e que mostram claramente a falta de dignidade de algumas pessoas. Há coisas que têm de ser ditas, a bem da Verdade e da Justiça. Quero também sublinhar que mencionei pessoas mas não referi partidos políticos.

Milton Simões da Costa

13 comentários:

  1. O Milton tem toda a razão e está para nascer o 1º Bustuense que aceite a postura destes políticos que prometem, prometem, mas não cumprem. E olhem que também neste caso estou municiado de papéles e (ex)citações, a comprovar tudo e ainda mais alguma coisita...
    Estás enganado Milton: a promessa bem concreta do novo campo já vem de há 8 anos! Está escrito, não está, ó Srs. Presidentes?
    Mais: quando o Dr. Gala saltou da bancada da AM do PSD para cabeça de lista para a Câmara pelo CDS (eleições de 17/12/1989), esteve no campo do Sobreiro, já então a dizer que aquele campo era uma vergonha.
    Ó Sr. Presidente: olhe que o campo ainda é o mesmo!
    Já agora: o Sr. quer que lhe diga porque é que o novo complexo desportivo de Oiã avançou 1º que o do Bustos?
    E vá sabendo que, quanto a futebol jovem, o Oliveira do Bairro SC,a UD de Bustos e o Oianense (por esta ordem de grandeza) são os clubes com mais praticantes nas camadas jovens. Com a diferença de que o Oliveira do Bairro SC e a UDB têm atletas de melhor gabarito, a bem dizer. Ainda que o que mais conte é a garotada viver com paixão o futebol de 7. E que paixão a de todos, às vezes com prantos à mistura, que aquilo é só heróis, suor e arreganho.
    Ou pensa que heróis foram só os civis das tais "comunidades multiculturais prósperas e fraternas" do seu monumento aos nossos mortos da Guerra colonial??

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:34

    Este processo cheira mesmo mal. Primeiro, o maior subsidio foi dado ao Oiã para arranjar candidatos do CDS à Junta de Freguesia de Oiã e um lugar ao Vice-Presidente da Câmara, que aparentemente quer transitar para Vice da Junta, com carta de condução ou sem ela. O segundo subsídio ao Oliveira do Bairro foi atribuído como resultado da pressão e ameaças que os seus dirigentes fizeram sobre o Sr. Presidente da Câmara e para assegurar o nome do Engº. Vitor Sampaio no elenco à Câmara da Vereadora Leontina que de outra maneira seria ainda mais pobrezinho.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:37

    O Presidente da Junta de Bustos ficou “estupefacto” (JB), quando ouvir o Dr. Fernando Vieira a reclamar o apoio da Câmara ao projecto afiançado pelo lançamento da 1ª pedra do complexo(?) desportivo da União. Até dá impressão que o mesmo presidente não ouvira antes a intervenção do Dr. F. Vieira na sessão da Assembleia de Freguesia.
    Afinal há mais gente a ficar “estupefacto” por ver que o poder tem de ser exercido por moucos por conveniência.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:30

    Exmo. Sr. Milton Costa. Não o conheço pessoalmente, mas o senhor neste concelho, já é um símbolo de resistência à pandilha centrista que tudo tem devorado à sua volta nestes 16 anos. A sua batalha pela verdade é a prova de que ainda há gente neste concelho que luta por causas. Gostaria que participasse com textos no blog concelhio Autárquicas2005.tk pois seria enriquecedor para o mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:32

    milton simões da costa!!!talvez o maior traidor de bustos pois, ao escrever tal notícia nega a bustos todo o desenvolvimento k esta feguesia tem sofrido depois de o engenheiro pereira ter assumido a junto, talvez uma mão na consciencian lhe faça bem!!!pense bem no k escreve...bustos precisa de actos ñde alguem que queira negar o seu desenvolvimento

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:36

    É absolutamente deprimente a cruzada totalmente pessoal e nada política em que têm investido alguns "salvadores" da Pátria Bustuense. Na verdade, tem de ter-se por absolutamente legítima a iniciativa de procurar convencer a massa anónima que o Engº Pereira não merece ser reeleito porque o exercício do seu mandato terá frustrado as piores expectativas; mas a legimidade de tal argumentação sempre terá de estabelecer o paralelo entre o "estado" da freguesia antes e depois do exercício desse mandato. E, por favor, não voltem a cuspir na sopa erguendo a "bandeira" das alegadas vantagens decorrentes do Plano de Pormenor de Bustos (PPB); se quiserem insistir nessa verborreia, não se esqueçam de esclarecer os incautos que podem acreditar nas vossas alarvices, que a deliberação da Câmara Municipal de 23/06/1998, de ampliação dos limites desse PPB (passando a englobar o terreno do Engº Pereira) e bem assim os respectivos encargos, foi tomada por unanimidade: e para que não haja dúvidas, convém dizer que nessa deliberação tomaram parte
    o Presidente Dr. Acílio Gala e os Vereadores Prof. Vitor Oliveira, Engº Fernando Silva, Horácio Carlos, Engº Albino Martinho e Dr. Mário Rui Mota (insigne Bustuense já falecido), tendo faltado à reunião o Engº Dias Cardoso. E para quem quer Bustos no poder, ao menos que seja respeitada a memória de quem tão dignamente representou a vila (ou aldeia, como vocês preferem que continue a ser considerada!)e freguesia no executivo municipal e que concretamente nessa reunião, nada opôs a tal decisão colegial.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:00

    Quando se diz alguma coisa, e se sustenta o que se diz com factos e documentos, está bem; quando se largam patranhas só para achincalhar, está mal.
    Está por isso de parabens o "comentador" que indicou a deliberação unânime da Câmara para o alargamento do plano de pormenor de Bustos. É que não pode imputar-se a uns uma responsabilidade que também é de outros, e se algo não está bem, não há que pôr pimenta no rabo de uns e pó de talco no rabo de outros.
    A não ser que a acta da câmara esteja falsificada: com tanta ânsia de queimar o Presidente da Câmara, ainda vai haver descaramento para se dizer mais esse disparate.
    Só uma dúvida: se a intenção era viabilizar uma vantagem para o Presidente da Junta, como é que o executivo votou por unanimidade? Os vereadores da oposição andavam a dormir? E era assim que queriam ter sido eleitos para governar o município? Façam o favor de se explicar, para que se entenda qual foi o vosso papel no meio disto tudo!!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18:08

    É assim mesmo! bater forte e feio em quem tem obra feita para apresentar, ainda que alguma coisa não esteja bem feita, é uma tarefa menor; mais difícil é deixar a toca e dizer o que é que deveria ser feito, como, e com que meios.
    Também já era altura de aparecer quem desse umas descascadelas nestes parasitas da contra-informação.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:15

    Se era isto que os mentores do blog pretendiam, o objectivo começa a ser atingido: comentários sobre factos e sem devaneios sobre a honorabilidade de quem quer que seja. Assim, sim! Parabens.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:44

    O executivo pronuncia-se sobre os planos de pormenor numa perspectiva técnica e política(desenvolvimento do conselho).Não faz uma análise exaustiva (pidesca)do cadastro.Essa é oportuna na discussão pública dos planos.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo09:22

    Com conSelhos tão lapidares, nem o executivo do município do conCelho de Oliveira do Bairro conta.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo09:27

    Com que então são as discussões públicas que actuam como contraladores pidescos?
    Assim, que se lixe o controle popular!
    E os membros do Executivo autárquico são eleitos para desenvolver o CONCELHO ou a desenvolver CONSELHOS sobre o concelho?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo22:50

    Espero que tenha percebido o conteúdo do comentário. Esse era o objectivo.Quanto ao Concelho, vamos valorizá-lo com conselhos aos eleitores para votarem esclarecidos e conscientemente.
    É exactamente isso.No executivo é pidesco, na discussão pública, é salutar, democrático e necessário.

    ResponderEliminar